Frederico Francisco I de Mecklemburgo-Schwerin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frederico Francisco I
Grão-duque de Mecklemburgo-Schwerin
Friedrich franz 1.jpg
Frederico Francisco de Mecklenburg-Schwerin por R.Suhrlande
Governo
Consorte Luísa de Saxe-Gota-Altemburgo
Vida
Nascimento 10 de Dezembro de 1756
Schwerin, Alemanha
Morte 1 de Fevereiro de 1837 (80 anos)
Ludwigslust, Alemanha
Filhos Frederico Luís de Mecklemburgo-Schwerin
Luísa Carlota de Mecklemburgo-Schwerin
Gustavo Guilherme de Mecklemburgo-Schwerin
Carlos de Mecklemburgo-Schwerin
Carlota Frederica de Mecklemburgo-Schwerin
Adolfo de Mecklemburgo-Schwerin
Pai Luís de Mecklemburgo-Schwerin
Mãe Carlota Sofia de Saxe-Coburgo-Saalfeld

Frederico Francisco I (10 de Dezembro de 1756 - 1 de Fevereiro de 1837) governou o estado alemão de Mecklemburgo-Schwerin, primeiro como duque (1785-1815) e depois como grão-duque (1815-1837).

Família[editar | editar código-fonte]

Frederico Francisco era o filho mais velho do duque Luís de Mecklemburgo-Schwerin e da duquesa Carlota Sofia de Saxe-Coburgo-Saalfeld. A sua única irmã era a duquesa Sofia Frederica de Mecklemburgo-Schwerin, casada com o príncipe-herdeiro Frederico da Dinamarca e Noruega. Os seus avós paternos eram o duque Carlos Luís II de Mecklemburgo-Schwerin e a duquesa Gustava Carolina de Mecklemburgo-Schwerin. Os seus avós maternos eram o duque Francisco Josias de Saxe-Coburgo-Saalfeld e a princesa Ana Sofia de Schwarzburg-Rudolstadt.[1]

Sucessão e reinado[editar | editar código-fonte]

Após a morte do seu avô em 1756, foi o tio de Frederico, o duque Frederico II de Mecklemburgo-Schwerin, que sucedeu ao ducado, mas uma vez que este se manteve solteiro e sem filhos, nomeou o seu irmão para herdeiro. Contudo o pai de Frederico morreu antes do seu irmão e, por isso, após a morte do tio em 1785 foi Frederico Francisco que o sucedeu.

Após as Guerras Napoleónicas, Frederico Francisco foi elevado ao estatuto de grão-duque pelo Congresso de Viena.[2] Juntamente com o seu primo de Mecklemburgo-Strelitz, é conhecido como um dos governantes alemães mais reaccionários de sempre. Após a sua morte em 1837, foi sucedido pelo seu neto, o grão-duque Paulo Frederico I de Mecklemburgo-Schwerin.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

No dia 1 de Junho de 1775, Frederico Francisco casou-se com a princesa Luísa de Saxe-Gota-Altemburgo em Gota. Tiveram seis filhos:

Referências

  1. C. Arnold McNaughton, The Book of Kings: A Royal Genealogy, in 3 volumes (London, U.K.: Garnstone Press, 1973), volume 1, pág. 413.
  2. Haydn, Joseph (1855). History of the Wars of the French Revolution. Bangs. pp. 555.