Frederico IV da Suábia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Pormenor de uma representação manuscrita que represnta Frederico IV.

Frederico IV de Hohenstaufen (1145–1167) foi Duque da Suábia, sucedendo ao seu primo, o Imperador Frederico I (Frederico III como Duque da Suábia),em 1152.

Ele era filho de Conrado III da Germânia e da sua segunda esposa, Gertrude de Sulzbach, e era o herdeiro legítimo da coroa Imperial. Contudo, no seu leito de morte, Conrado aconselhou alegadamente às duas pessoas presentes (o bispo de Bamberg e Frederico Barba-Roxa, o seu sobrinho) que se elegesse, em detrimento de Frederico IV, o seu sobrinho ali presente. E foi o que aconteceu. Conrado passou a Frederico Barba-Roxa, e não a Frederico IV, a insígnia Imperial.

Frederico Barba-Roxa não perdeu tempo em conseguir com que os clérigos da Baviera o apoiassem. Então, teve o arcebispo de Colónia de convocar uma Reichstag apressada. Ali estavam eleitores do Sacro Império: Henrique I, Arcebispo de Mainz, um aliado do Papa) acabou por reconhecer a eleição de Frederico Barba-Roxa, em vez do seu primo (com seis anos nessa altura), Frederico IV, que acabou por ser eleito Duque da Suábia, título que manteve até à morte.

Frederico IV participou em muitas campanhas de Frederico Barba-Roxa em Itália. Ele faleceu de uma doença contraída após a ocupação de Roma em 1167. Assim, Barba-Roxa teve de eleger como Duque da Suábia o seu filho (com três anos), Frederico V.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Frederico IV casou-se com Gertrude da Baviera. Ela era filha de Henrique, o Leão e da sua primeira esposa, Clemência de Zähringen. Eles não tiveram descendência conhecida.

Gertrude sobreviveu a Frederico e casou ainda com Canuto VI da Dinamarca. Ela faleceu sem descendência.

Precedido por:
Frederico III
Hohenstaufen family arms.svg
Duque da Suábia

1152 -1167
Sucedido por:
Frederico V