Frederico IV da Suábia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Pormenor de uma representação manuscrita que represnta Frederico IV.

Frederico IV de Hohenstaufen (1145–1167) foi Duque da Suábia, sucedendo ao seu primo, o Imperador Frederico I (Frederico III como Duque da Suábia),em 1152.

Ele era filho de Conrado III da Germânia e da sua segunda esposa, Gertrude de Sulzbach, e era o herdeiro legítimo da coroa Imperial. Contudo, no seu leito de morte, Conrado aconselhou alegadamente às duas pessoas presentes (o bispo de Bamberg e Frederico Barba-Roxa, o seu sobrinho) que se elegesse, em detrimento de Frederico IV, o seu sobrinho ali presente. E foi o que aconteceu. Conrado passou a Frederico Barba-Roxa, e não a Frederico IV, a insígnia Imperial.

Frederico Barba-Roxa não perdeu tempo em conseguir com que os clérigos da Baviera o apoiassem. Então, teve o arcebispo de Colónia de convocar uma Reichstag apressada. Ali estavam eleitores do Sacro Império: Henrique I, Arcebispo de Mainz, um aliado do Papa) acabou por reconhecer a eleição de Frederico Barba-Roxa, em vez do seu primo (com seis anos nessa altura), Frederico IV, que acabou por ser eleito Duque da Suábia, título que manteve até à morte.

Frederico IV participou em muitas campanhas de Frederico Barba-Roxa em Itália. Ele faleceu de uma doença contraída após a ocupação de Roma em 1167. Assim, Barba-Roxa teve de eleger como Duque da Suábia o seu filho (com três anos), Frederico V.

Casamento[editar | editar código-fonte]

Frederico IV casou-se com Gertrude da Baviera. Ela era filha de Henrique, o Leão e da sua primeira esposa, Clemência de Zähringen. Eles não tiveram descendência conhecida.

Gertrude sobreviveu a Frederico e casou ainda com Canuto VI da Dinamarca. Ela faleceu sem descendência.

Precedido por
Frederico III Barba-Roxa
Duque da Suábia
1152–1167
Sucedido por
Frederico V