Frederico Luís de Mecklemburgo-Schwerin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frederico Luís
Grão-duque hereditário de Mecklemburgo-Schwerin
Governo
Consorte Helena Pavlovna da Rússia
Carolina Luísa de Saxe-Weimar-Eisenach
Augusta de Hesse-Homburg
Vida
Nascimento 13 de Junho de 1778
Ludwigslust, Alemanha
Morte 29 de Novembro de 1819 (16 anos)
Ludwigslust, Alemanha
Filhos Paulo Frederico I de Mecklemburgo-Schwerin
Maria Luísa de Mecklemburgo-Schwerin
Alberto de Mecklemburgo-Schwerin
Helena de Mecklemburgo-Schwerin
Magno de Mecklemburgo-Schwerin
Pai Frederico Francisco I de Mecklemburgo-Schwerin
Mãe Luísa de Saxe-Gota-Altemburgo

Frederico Luís de Mecklemburgo-Schwerin (13 de junho de 1778 - 29 de novembro de 1819) foi um príncipe do Ducado de Mecklemburgo-Schwerin, um dos estados da Confederação Alemã. Era filho do grão-duque Frederico Francisco I de Mecklemburgo-Schwerin e da princesa Luísa de Saxe-Gota-Altemburgo.

Família[editar | editar código-fonte]

Frederico Luís era o filho mais velho do grão-duque Frederico Francisco I de Mecklemburgo-Schwerin e da sua esposa, a princesa Luísa de Saxe-Gota-Altemburgo. Os seus avós paternos eram o duque Luís de Mecklemburgo-Schwerin e a princesa Carlota Sofia de Saxe-Coburgo-Saalfeld. Os seus avós maternos eram o príncipe João Augusto de Saxe-Gota-Altemburgo e a condessa Luísa Reuss de Schleiz.

Entre os seus irmãos encontrava-se a duquesa Luísa Carlota de Mecklemburgo-Schwerin, avó materna do príncipe-consorte Alberto do Reino Unido e a duquesa Carlota Frederica de Mecklemburgo-Schwerin, esposa do rei Cristiano VIII da Dinamarca.[1]

Casamentos e descendência[editar | editar código-fonte]

Frederico Luís casou-se pela primeira vez no Palácio de Gatchina, na Rússia, no dia 12 de outubro de 1799 com a grã-duquesa Helena Pavlovna da Rússia, filha do czar Paulo I da Rússia. Tiveram dois filhos:

Helena morreu subitamente, no dia 24 de setembro de 1803 de doença.

Sete anos depois, no dia 1 de Julho de 1810, Frederico Luís casou-se com a princesa Carolina Luísa de Saxe-Weimar-Eisenach, filha do duque Carlos Augusto de Saxe-Weimar-Eisenach e da princesa Luísa de Hesse-Darmstadt. Tiveram três filhos:

  1. Alberto de Mecklemburgo-Schwerin (11 de fevereiro de 1812 - 18 de outubro de 1834), morreu aos 22 anos de idade; sem descendência.
  2. Helena de Mecklemburgo-Schwerin (24 de janeiro de 1814 - 18 de maio de 1858), casada com o príncipe Fernando Filipe, duque de Orleães, filho mais velho do rei Luís Filipe I de França; com descendência.
  3. Magno de Mecklemburgo-Schwerin (3 de maio de 1815 - 25 de abril de 1816), morreu aos 11 meses de idade.

Carolina morreu em 1816 e Frederico Luís casou-se pela terceira vez no dia 3 de abril de 1818 com a princesa Augusta de Hesse-Homburg. Não teve filhos deste casamento. Frederico morreu pouco mais de sete meses depois, aos quarente e um anos de idade.

Referências

  1. C. Arnold McNaughton, The Book of Kings: A Royal Genealogy, in 3 volumes (London, U.K.: Garnstone Press, 1973), volume 1, pág. 251