Free!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Free!
Gênero Esportes
Anime
Direção Hiroko Utsumi
Estúdio Kyoto Animation
Animation Do
Exibição original 4 de Julho de 2013 – 26 de Setembro de 2013
Emissoras de TV JapãoTokyo MX, TVA, ABC, BS11, AT-X
Nº de episódios 12
Light Novel
High Speed!
Autor Kōji Ōji
Ilustrador Futoshi Nishiya
Editora Kyoto Animation
Data de publicação 8 de Julho de 2013
Volumes 1
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Free!, também conhecido como Free! - Iwatobi Swim Club é uma série de anime dirigida por Hiroko Utsumi e produzida pela Kyoto Animation e Animation Do. A série é baseada na light novel escrita por Kōji Ōji, High Speed! (ハイ☆スピード!, Hai Supīdo!?, lit. Alta Velocidade!), que recebeu menção honrosa na segunda premiação da Kyoto Animation em 2011 e depois foi publicado em Julho de 2013. O anime foi transmitido no Japão entre 4 de Julho e 26 de Setembro de 2013, já tendo sido anunciada uma segunda temporada.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Free! começa com quatro meninos —Haruka, Makoto, Nagisa and Rin— antes de sua graduação da 6ª série. O grupo havia participado de um torneio de natação e venceram, mas tiveram de se separar. Anos depois, Haruka, Makoto e Nagisa se reúnem novamente no ensino médio. Rin, que estava na Austrália, aparece desafiando Haruka para uma corrida e vence. Depois disso, Nagisa convence os outros dois a criarem um clube de natação. Haruka, Makoto, Nagisa e, mais tarde, Rei, formam o clube de natação do colégio Iwatobi e trabalham juntos para fazê-lo um sucesso. Rin percebe que sua vitória contra Haruka não significou nada, já que seu rival havia parado de nadar competitivamente e não estava no auge da sua forma física. Ele diz não poder "seguir em frente" até competir com Haruka no mesmo nível. Os membros do clube entram numa competição de natação contra Rin.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Haruka Nanase (七瀬 遙, Nanase Haruka?) - Haruka é um aluno do 2° ano do ensino médio que ama nadar e estar na água. Ele é uma pessoa quieta, de poucas expressões faciais, e tem dificuldade em comunicar seus sentimentos. Seu estilo de natação cativa a muitos e ele tem uma forte fixação por nado livre.[2] Seu amor pela água é tão forte que ele comumente se despe até ficar só de roupa de banho ao ver água e até considera encontrar uma cachoeira como um encontro romântico. Ele costuma ser confundido com garotas por causa de seu nome feminino, então é geralmente chamado de Haru. Após a 7ª série, ele parou de nadar competitivamente por ter machucado os sentimentos de Rin ao derrotá-lo em uma corrida, mas Haruka recuperou sua paixão depois de nadar novamente com Rin.

Makoto Tachibana (橘 真琴, Tachibana Makoto?) - Makoto é o melhor amigo de Haruka e está na mesma classe que ele. Diferente do amigo, Makoto é extrovertido e geralmente fala por ele. Ele é gentil e atencioso com os outros, mas se assusta facilmente.[2] Ele desenvolveu Talassofobia devido a um incidente traumático com um pescador a quem ele admirava e que se afogou durante um tufão. Ele é o capitão do clube de natação. Seu estilo é o nado de costas.

Nagisa Hazuki (葉月 渚, Hazuki Nagisa?) - Nagisa é um aluno do primeiro ano que estuda na mesma escola que os outros. É muito animado e não tem medo de falar o que pensa. Ele admira o nado de Haruka desde o fundamental e entra na mesma escola que ele na esperança de nadarem juntos novamente.[2] É ele quem tem a ideia de começar um clube de natação na escola Iwatobi, e vira o tesoureiro. Tem uma estranha fascinação pelo pinguim mascote do clube, Iwatobi-chan. Seu estilo é o nado de peito.

Rei Ryūgazaki (竜ヶ崎 怜, Ryūgazaki Rei?) - Rei é colega de classe de Nagisa. Ele é bonito e inteligente,[2] mas, por algum motivo, facilmente manipulado por Nagisa.[3] Ele é atraído fortemente por qualquer coisa bela, tangível ou intangível, e fará tudo o que puder para evitar coisas que ele considera "não belas". Rei era do clube de atletismo e recusou várias vezes entrar para o de natação, por não achar que era algo belo. Após ver o belo nado livre de Haruka, ele finalmente aceita. No começo, ele não consegue nadar, mas aprende com a ajuda de seus colegas de equipe. De todos os estilos de natação, Rei só consegue fazer o nado borboleta.

Rin Matsuoka (松岡 凛, Matsuoka Rin?) - Rin é o rival de Haruka e seu antigo colega de equipe. Ele voltou ao Japão depois de estudar por um tempo na Austrália e surpreende seus antigos amigos com sua mudança de personalidade,[2] causada por ter sido derrotado por Haruka em uma corrida na 7ª série. Ele estuda no colégio Samezuka, mas inicialmente não entrou para a equipe de natação. Apesar de sua auto-proclamada rivalidade com o clube de natação Iwatobi, ele se preocupa com os integrantes, particularmente com Haruka. Ele adotou o sonho de seu falecido pai de se tornar um nadador olímpico, mas depois decide seguir seu próprio sonho após competir nas regionais com Haruka, Makoto e Nagisa. Rin é melhor em nado borboleta, mas escolheu focar no nado livre para derrotar Haruka.

Gō Matsuoka (松岡 江, Matsuoka Gō?) - Gō é a irmã mais nova de Rin. Ela está no primeiro ano da escola Iwatobi. Ela prefere ser chamada pela forma de leitura mais típica do seu nome, Kō, porque Gō é um nome masculino, mas com o tempo ela desiste, principalmente porque Nagisa insiste em chamá-la por Gō. Ela entra para o clube de natação como gerente, na esperança de ajudar Rin a voltar ao normal. É muito organizada e determinada, até usando caligrafia para criar um calendário de mais de 60 páginas para aumentar a pressão no treinamento. Ela tem um fetiche por músculos e costuma ficar vermelha quando os admira.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.