FreeBASIC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
FreeBASIC
Paradigma programação procedural/orientação a objetos
Surgido em 2004
Estilo de tipagem: forte
Dialetos: BASIC
Influenciada por QuickBASIC,C
Licença: GNU General Public License
Página oficial http://www.freebasic.net

FreeBASIC é um compilador BASIC distribuído como software livre através da licença (GPL). O compilador foi desenvolvido para ser sintaticamente similar ao QuickBASIC, sem deixar de suportar novos recursos como ponteiros, tipos de dados não sinalizados, inline-assembly, um pré-processador, namespaces, métodos em tipos de dados definidos pelo usuário (TYPE's), entre outros.

Ele compila para DOS, Microsoft Windows e Linux, e está sendo portado para outras plataformas.

No momento, bibliotecas como GTK+, GSL, SDL, Allegro, Lua e OpenGL podem ser usadas diretamente, isto é, sem bibliotecas de auxílio, só com os cabeçalhos originais em "C" traduzidos. O suporte às novas bibliotecas é aumentado a cada nova versão lançada. Também inclui um conjunto completo dos cabeçalhos da API do Windows.

Recursos[editar | editar código-fonte]

O compilador, e suas mais de 90.000 linhas de código, é, e continua sendo, auto-compilado - FreeBASIC é totalmente escrito em FreeBASIC.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]