Freguesia (Jacarepaguá)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Freguesia de Jacarepaguá)
Ir para: navegação, pesquisa
Freguesia
—  Bairro do Brasil  —
Vista panorâmica do bairro a partir da Igreja Nossa Senhora da Pena.
Vista panorâmica do bairro a partir da Igreja Nossa Senhora da Pena.
Distrito Barra e Jacarepaguá[1]
Município Rio de Janeiro
Criado em 23 de julho de 1981[2]
Área
 - Total 1.039,61 hectares
População
 - Total 70,511 (em 2 010)
 - IDH 0,898 (2000)[3]
Domicílios 26.741 (em 2010)
Limites Jacarepaguá, Anil, Gardênia Azul,
Cidade de Deus, Pechincha, Tanque,
e Água Santa
Subprefeitura Barra e Jacarepaguá[1]
Fonte: Não disponível

Freguesia é um bairro nobre da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Faz divisa com Tanque à norte; Pechincha à oeste; Cidade de Deus, Gardênia Azul, e Jacarepaguá à sudoeste; Anil à sul, e com a Floresta da Tijuca à leste, sendo oficialmente parte de Água Santa já na Zona Norte. Em 2000 seu índice de qualidade de vida era de 0,898, o 30º melhor do Rio de Janeiro dentre 126 bairros avaliados, sendo considerado alto.[4]

Abaixo-assinado[editar | editar código-fonte]

Abaixo-assinado para construção de um túnel ligando Jacarepaguá à Grande Tijuca:

http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR73682

Abaixo-assinado solicitando melhorias para a Praça Professora Camisão e Largo da Freguesia.

http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR73681


História[editar | editar código-fonte]

Foi a primeira freguesia da região da Baixada de Jacarepaguá e assim, a primeira na então zona rural da cidade (atual Zona Oeste, tendo sido fundada em 1661. Seu nome atual vem da antiga denominação, Freguesia de Nossa Senhora da Loreto e Santo Antônio de Jacarepagua.[5] Possui uma área de 1.039,61 hectares e, em 2000, sua população estimada era de 54.010 habitantes, em 2010 passou para 70.511 habitantes.[6]

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Constituído bairro independente em 1981[7] (até então, fazia parte do bairro de Jacarepaguá), hoje é um bairro com comércio desenvolvido, possuindo diversas galerias comerciais: Freguesia Center, Main Street, UNIcenter, Upside Araguaia, West Trade Center e Passarela de Jacarepaguá. e dois shoppings centers, o Quality Shopping que conta com alguns cursos,lojas, playground e teatro; e o Rioshopping com mais opções de lazer como boate, cinema e kartódromo. Representa o segundo polo econômico de Jacarepaguá (perdendo apenas para a Taquara). Possui também diversos mercados: Assaí, Mundial, Prezunic, Vianense, Armazém Urbano, Hortifruti Freguesia, Frutas da Freguesia e Freguesia Frutas & Cia.

Serviços públicos[editar | editar código-fonte]

No Rioshopping há um Juizado Especial Cível, Detran e uma Subseção da OAB. No campus da Universidade Estácio de Sá há também um Núcleo de primeiro atendimento da Defensoria Pública.

Padrão imobiliário[editar | editar código-fonte]

É o um dos bairros que mais recebe lançamentos imobiliários no Rio de Janeiro, entre 2005 e 2010 o bairro recebeu 3.000 novos apartamentos residenciais,[8] na sua maioria de alto padrão, e com dois e três quartos, apenas 2% dos seus imóveis são conjugados. Seus edifícios são concentrados principalmente nas ruas adjacentes ao largo do bairro, que são mais largas e próximas as saídas do bairro, como Araguaia, Joaquim Pinheiro, Três Rios e Bananal; também há um "eufórico" lançamento de lojas comerciais, na sua maioria na Estrada dos Três Rios.[9] Mesmo assim, conserva suas diversas casas amplas e confortáveis com jardins e piscina, principalmente nos condomínios afastados das áreas comerciais e verticalizadas, já mais próximas à floresta da Tijuca. Ao longo da Estrada do Pau-Ferro, Rua Geminiano Góis, Estrada do Bananal, Estrada do Quitite e Estrada da Uruçanga,[10] destacam-se condomínios Paraíso, Suíça Carioca, II Suíça, Eldorado, Capim Melado, Vilarejo, Pedras Douradas, Vale do Pau-Ferro, Vale Real, Franz Post, Bosque do Sabiá, Colina das Acácias, Colina Verde e Vivendas da Serra.

Localização[editar | editar código-fonte]

É um centro imobiliário valorizado na região, considerado o único bairro nobre da Zona Oeste, que não é vizinho à Barra da Tijuca, devido a seus imóveis de alto padrão e à proximidade da Auto-estrada Grajaú-Jacarepaguá (acesso à Grande Tijuca e Zona Central) e à "Linha Amarela" (acesso à Barra da Tijuca, Ilha do Governador e Subúrbio), que conferem ao bairro uma privilegiada localização.

Metro quadrado caro de Jacarepaguá[editar | editar código-fonte]

Um levantamento realizado pelo Centro de Pesquisa e Análise da Informação (Cepai), do Sindicato da Habitação do Rio (Secovi-Rio) em 2011, aponta considerável variação de preços dentro da XVI região. Em Jacarepaguá, o valor do metro quadrado é 26,64% mais alto na Freguesia que a média dos demais bairros (Anil, Curicica, Pechincha, Praça Seca, Tanque, Taquara e Vila Valqueire); o que foi reafirmado por uma reportagem de 2012 do jornal Extra[11] .

Educação[editar | editar código-fonte]

Colégios: Instituto Nossa Senhora da Piedade, Intellectus, Ponto de Ensino, Bahiense, Luiz de Camões(http://www.camoes-pinochio.g12.br/), Nossa Senhora da Piedade II, Colégio e Curso ícaro, Primus, Garriga, Santa Mônica, etc.

Campi universitário: Cândido Mendes, Estácio de Sá, Faculdade Signorelli, Gama Filho, Universidade Silva & Souza, e Faculdades Integradas de Jacarepaguá.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Ao redor do Largo da Freguesia existem diversas clínicas e consultórios, além do bairro contar com um hospital da Rede D'or, o Rios D'or,[12] situado na Estrada dos Três Rios, e o Hospital e Maternidade AMIU. Próximo a essa estrada se encontra o Hospital Federal Cardoso Fontes[13] localizado na Avenida Menezes Cortes.

Segurança[editar | editar código-fonte]

É um bairro tranquilo, onde pode-se andar pelas ruas a qualquer hora do dia, é mal policiado além disso o policiamento dos arredores foi reforçado em consequência da instalação da UPP na Cidade de Deus. Existe apenas uma pequena comunidade no final da Rua Tirol, onde não há confrontos armados como em outros locais do Rio de Janeiro.

Gastronomia[editar | editar código-fonte]

Possui diversos bares e restaurantes fortemente frequentados pelos moradores do bairro, sendo um emergente bairro boêmio da cidade. Há um projeto em tramitação de transformar o trecho das ruas Araguaia, Xingu, Ituverava e o Largo do Anil (limite do bairro) em um pólo gastronômico, de acordo com reportagem do jornal o globo.[14] Nesse trecho existem 25 restaurantes catalogados, como Baixo Araguaia, Bartekim, Espaço Carioca, Taboca Rio, Espetto Carioca, Manoel & Juaquim e Revolution Pub.[15]

Turismo[editar | editar código-fonte]

Parque municipal[editar | editar código-fonte]

Possui uma reserva ecológica, o Bosque da Freguesia, local tranquilo e arborizado ótimo para fazer caminhadas junto à natureza.[16]

Cartão postal[editar | editar código-fonte]

A Igreja Nossa Senhora da Penna é o ponto mais famoso do bairro, que fica no topo do Morro da Pena (Pedra do Galo), a 160 metros de altura, possui uma bela vista. Construída entre 1633 e 1642.

Principais vias[editar | editar código-fonte]

  • Avenida Geremário Dantas
  • Avenida Carlos Lacerda (Linha Amarela)
  • Estrada dos Três Rios
  • Estrada do Pau-Ferro
  • Estrada do Bananal
  • Estrada do Gabinal
  • Estrada de Jacarepaguá
  • Rua Araguaia
  • Rua Tirol
  • Rua Geminiano Góis
  • Rua Comandante Rubens Silva


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]