Santa Rita Durão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Frei Santa Rita Durão)
Santa Rita Durão
Santa Rita Durão
Nascimento 1722
Cata Preta (atualmente Mariana,  Minas Gerais), Brasil
Morte 24 de janeiro de 1784 (62 anos)
Lisboa, Portugal
Nacionalidade luso-brasileiro
Ocupação Orador e poeta
Magnum opus Caramuru

Frei José de Santa Rita Durão (Cata Preta, 1722 – Lisboa, 24 de janeiro de 1784) foi um religioso agostiniano do Brasil colonial, orador e poeta que fez a sua carreira e escreveu a sua obra em Portugal e no Brasil colonial. É considerado um dos precursores do indianismo no Brasil. Seu poema épico Caramuru[1] é a primeira obra narrativa escrita a ter, como tema, o habitante nativo do Brasil; foi escrita ao estilo de Luís de Camões, imitando um poeta clássico assim como faziam os outros neoclássicos (árcades).

Vida[editar | editar código-fonte]

Nascido em Minas Gerais, estudou no Colégio dos Jesuítas no Rio de Janeiro até os dez anos, partindo no ano seguinte para a Europa, onde se tornaria padre agostiniano. Doutorou-se em Filosofia e Teologia pela Universidade de Coimbra e, em seguida, lá ocupou uma cátedra de Teologia.

Durante o governo de Pombal, foi perseguido e abandonou Portugal. Trabalhou em Roma como bibliotecário durante mais de vinte anos até a queda de seu grande inimigo, retornando então ao país luso. Esteve ainda na Espanha e na França. Voltando a Portugal com a "viradeira" (queda de Pombal e restauração da cultura passadista), a sua principal atividade passou a ser a redação de Caramuru, publicado em 1781.

Morreu em Portugal, em 24 de janeiro de 1784.

Obra[editar | editar código-fonte]

Quase a única obra restante escrita por Durão é seu poema épico de dez cantos, Caramuru, influenciado pelo modelo camoniano. Formado por decassílabos rimados e incluindo informação erudita sobre a flora e a fauna brasileiras e os Índios do país, apresentando as cinco partes da epopéia tradicional (proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo). Este poema é um tributo do autor à sua terra natal. Segundo a tradição, a reação da crítica e do público ao seu poema foi tão fria que Santa Rita Durão destruiu o restante de sua obra poética.

Lista de obras[editar | editar código-fonte]

  • Pro annua studiorum instauratione oratio (1778)
  • Caramuru (1781)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Santa Rita Durão é o patrono da cadeira n.º 11 da Academia Mineira de Letras.
  • Santa Rita Durão é uma rua localizada em Salvador que abriga, no seu início, a Igreja da Boa Viagem.
  • Santa Rita Durão é uma rua localizada em Belo Horizonte no Bairro Funcionários, região de Savassi.

Referências

  1. «Caramuru - Frei José Santa Rita Durão». www.culturatura.com.br. Consultado em 24 de novembro de 2022