Freio de boca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O freio de boca do canhão de 105 mm de um carro blindado AMX 10 RC.
Hamulec wylotowy akcyjny.svg

Freio de boca. Termo que designa o dispositivo colocado na "boca" (muzzle) do cano de um canhão ou qualquer arma de fogo para deflectir o fluxo de gases para trás, de forma a reduzir o recuo provocado pelo tiro. É um dispositivo que pode fazer parte integrante do cano da arma ou ser amovível. Hoje em dia os freios-de-boca das armas são praticamente todos amovíveis, não fazendo parte integrante do cano ou tubo-canhão. Devendo no entanto utilizar-se sempre montado no respetivo cano para executar o tiro, uma vez que, este tipo de dispositivos atenuam o recuo da arma durante o tiro em percentagens bastante elevadas, normalmente compreendidas entre os 10 e os 40%. O freio-de-boca produz também um efeito contrário á tendência natural que uma arma tem de se elevar durante o tiro, principalmente se este for tiro rápido de rajada por exemplo.

Cada freio-de-boca possui características diferentes que foram pensadas e ensaiadas pelo fabricante ou modificante da arma com determinados objetivos, como seja por exemplo reduzir o recuo em determinada percentagem e/ou compensar em elevação o desvio provocado pelo tiro. Pelo facto de compensar o recuo da arma, pode também chamar-se compensador de recuo ao freio-de-boca.

No caso de uma arma ligeira, o dispositivo passa a chamar-se "tapa-chamas" ou "oculta-chamas" tradução de "fash-hider"ou "flash supressor", pelo fato de que numa arma ligeira o objetivo principal do dispositivo é diminuir o mais possível o "fogacho" (clarão) à boca do cano, especialmente mais importante durante o tiro noturno, havendo apenas a preocupação também com o recúo quando estamos perante armas que apesar de ligeiras utilizam projeteis muito poderosos como por exemplo o .50 (12.7mm) hoje em dia muito usado pelos atiradores "Sniper" militares.

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.