Frete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:

Frete é a quantidade a ser paga por um contratante, por uma prestação de serviço de transporte seja através dos meios rodoviários, marítimos, ferroviários ou aéreos. Algumas pessoas confundem frete com carreto mas são diferentes, pois enquanto o frete é o transporte de bens de um município para outro ou de um estado ou país para outro, isto é, ultrapassando os limites geográficos do local de origem, o carreto é o mesmo transporte de bens, independente do tamanho ou tipo do veículo transportador, porém restringindo-se à área urbana das cidades(mesmo município).

Modalidades[editar | editar código-fonte]

  • O CIF (Cost, Insurance and Freight) - Custo, seguro e frete - o fornecedor se responsabiliza pelo frete, cabendo a este fornecer uma guia para que o comprador possa resgatar o produto perante o courrier. Este custo consta no orçamento do fornecedor.
  • FOB (Free On Board) o fornecedor se responsabiliza (contratualmente) pela mercadoria até a hora em que ela é entregue, na data e hora, ao courrier escolhido pelo comprador. Este preço não faz parte do orçamento do fornecedor, deverá ser calculado pelo comprador de acordo com o serviço de frete que escolheu.