From the Bottom of My Broken Heart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"From The Bottom Of My Broken Heart"
Single de Britney Spears
do álbum ...Baby One More Time
Lado B "Thinkin' About You"
Lançamento 15 de dezembro de 1999
Formato(s) CD single, 12"
Gravação 1997
Gênero(s) Teen pop
Duração 5:10
Gravadora(s) Jive
Composição Eric Foster White
Produção Eric Foster White
Cronologia de singles de Britney Spears
Último
Último
"Born to Make You Happy"
(1999)
"Oops!...I Did it Again"
(2000)
Próximo
Próximo

"From The Bottom Of My Broken Heart" (em português: Do Fundo Do Meu Coração Partido) é uma canção da artista americana Britney Spears. A canção foi escrita e produzida por Eric Foster White para o álbum de estreia da cantora, ...Baby One More Time (1999). A canção foi lançada em 15 de dezembro de 1999 pela Jive Records, como o quinto e último single do álbum. A sentimental balada de teen pop, fala de uma mulher recordando seu primeiro amor e desejando que o mesmo não tenha acabado, onde suas verdadeiras emoções são reveladas "do fundo do [seu] coração partido."

"From the Bottom of My Broken Heart" recebeu opiniões diversificadas dos críticos da música, com algumas chamando-o de um sucesso e competente como single, mas normal como uma canção que se refere apenas a beijar e nada mais. A canção alcançou um sucesso moderado, atingindo a posição de número catorze, nos Estados Unidos na Billboard Hot 100, e atingindo o top quarenta na Austrália e na Nova Zelândia. A canção foi certificada como disco de Platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) em 28 de março de 2000 vendendo mais de 1.000.000 unidades físicas do single.

O videoclipe da canção, dirigido por Gregory Dark, foi lançado em 17 de dezembro de 1999. Ele mostra Spears quardando seus pertences, se preparando para morar em outro lugar. Ela está chateada porque ela sabe que vai perder seu primeiro amor. Na época que foi lançado, observou-se que o vídeo da canção mostra Spears sobre a via rápida para a vida adulta. Spears performou a canção no 42º Grammy Awards, como um medley com "...Baby One More Time", e em outras três turnês, …Baby One More Time Tour, Crazy 2k Tour e Oops!... I Did It Again World Tour.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

"From the Bottom of My Broken Heart" foi escrita e produzida Eric Foster White, para o primeiro álbum de estúdio de Spears, ...Baby One More Time (1999). Spears gravou seus vocais para a canção em 1997 no 4MW East Studios em Nova Jersey e na Battery Studios na Cidade de Nova Iorque. Dan Petty tocou a guitarra, enquanto o baixo foi tocado por Andy Hess. A canção foi mais tarde, mixada por White e Chris Trevett, enquanto os vocais de apoio foram fornecidos por Spears, Angie Simmons, Don Philip e Andrew Fromm.[1] Foi lançado em 15 de dezembro de 1999 como o quinto e último single de ...Baby One More Time.[2]

Composição[editar | editar código-fonte]

"From the Bottom of My Broken Heart"
Uma amostra de 26 segundos do refrão da canção, que apresenta Spears cantando sobre seu primeiro amor verdadeiro.

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.

"From the Bottom of My Broken Heart" é uma balada sentimental de teen pop que dura cinco minutos e dez segundos.[3] [4] A canção é composta em uma tonalidade de sol maior e está situado em um compasso do tempo comum, com um lento andamento de 76 batidas por minuto. Os vocais de Spears variam de G3 para C5.[5] A letra da canção fala sobre a perda de um primeiro amor e como romper pode ser difícil, onde Spears declara, "Never look back', we said/How was I to know I'd miss you so?/Loneliness up ahead, emptyness behind/Where do I go?"[5]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Opinião da crítica[editar | editar código-fonte]

"From the Bottom of My Broken Heart" recebeu opiniões diversificadas dos críticos da música. Amanda Murray Sputnikmusic considerou a canção copetente, mas não um single extraordinário.[6] Kyle Anderson da MTV disse que a canção "é outra balada com uma enorme referência à beijos, mas nada mais."[7] Caryn Ganz da Rolling Stone chamou "From the Bottom of My Broken Heart" de "mais um hit" de ...Baby One More Time, junto com "Sometimes" e "(You Drive Me) Crazy".[8] A canção foi a faixa favorita do Allmusic na revisão do álbum por Stephen Thomas Erlewine.[9]

Performane comercial[editar | editar código-fonte]

"From the Bottom of My Broken Heart" estreou na posição de número cinquenta e dois no Hot 100 da Billboard.[10] Na semana seguinte, a canção atingiu posição de número catorze, com uma venda de setenta e oito mil unidades físicas do single.[10] A canção também chegou na posição de número dois no Hot 100 Singles Sales, e a de número vinte e quatro no Top 40 Tracks,[10] número dezessete na Pop Songs, e a de número cinquenta e três na Radio Songs.[11] Em 28 de março de 2000, "From the Bottom of My Broken Heart" foi certificado como disco de Platina pela Recording Industry Association of America (RIAA).[12] No final do ano de 2000, a canção ficou posicionada na posição de número setenta e sete na parada anual da Billboard.[13] Na Austrália, "From the Bottom of My Broken Heart" atingiu a posição de número trinta e sete, e a de número vinte e três na Nova Zelândia.[14] Através de importações, "From the Bottom of My Broken Heart" conseguiu atingir uma posição de número cento e setenta e quatro Reino Unido.[15]

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe para "From the Bottom of My Broken Heart" foi dirigido por Gregory Dark e produzido por FM Rocks Production Company.[16] O video estreou no Total Request Live da MTV em 17 de dezembro de 1999.[17] Em uma entrevista para a Entertainment Weekly, Dark revelou que ele foi contratado para suavizar a imagem de Spears na época de colegial travessa em "...Baby One More Time".[18] Ele disse:

"Eles queriam recriar um pouco sua imagem. [...] Eles queriam um vídeo com mais história orientada e sem dança, sério e emocional. [...] Eu brincava com ela para que ela pudesse relaxar e se sentir confortável nas gravações, o que Britney Spears é totalmente ao contrário naquele momento."[18]

O vídeo mostra Spears guardando seus pertences em uma mala, enquanto ela se prepara para ir embora de casa. Ela está triste porque ela sabe que vai perder seu primeiro amor. O vídeo intercala cenas do passado do casal, incluindo uma em que os dois sobem para um moinho de vento, onde Spears cant a canção. Antes do final do vídeo, Spears está esperando no ponto de ônibus e, ao mesmo tempo, seu primeiro amor está correndo rapidamente para vê-la uma última vez. No entanto, no momento em que ele finalmente chega, Spears já havia deixado o seu namorado para trás e pegou seu ônibus, com destino desconhecido.[19] Alec Hanley Bemis da LA Weekly observou que o videoclipe "mostra [Spears] em uma passagem rápida para a vida adulta."[19]

Performances ao vivo[editar | editar código-fonte]

"From The Bottom Of My Broken Heart" foi performada pela primeira vez na primeira turnê de Spears, ...Baby One More Time Tour.[20] Depois do seu lançamento como single, Spears performou a canção em um medley com "...Baby One More Time" no 42º Grammy Awards. Spears estava vestindo uma gola e uma saia cheia de tule no início da apresentação, enquanto os dançarinos a cercava com enormes leques. Depois de cantar a versão com menos tempo da canção, ela levou alguns segundos para se trocar e vestir um macacão vermelho (com recortes laterais) e surgiu por trás do palco para performar "...Baby One More Time".[21] Spears também performou a canção em sua turnê de 2000, Crazy 2k Tour, onde os dançarinos escolheram um garoto da platéia e o convidou para subir no palco,[22] enquanto Spears dedicava a performance de "From the Bottom of My Broken Heart" para o garoto.[23] No mesmo ano, a canção foi performada na Oops!... I Did It Again World Tour. Vestindo jeans e uma blusa laranja brilhante,[24] ela tocou uma versão acústica da música com o guitarrista Skip.[25]

Faixas e formatos[editar | editar código-fonte]

Créditos[editar | editar código-fonte]

A seguir, pessoas que contribuíram para "From the Bottom of My Broken Heart":[1]

Desempenho e certificações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b (1999) Notas de lançamento para ...Baby One More Time por Britney Spears [encarte]. Jive Records.
  2. Johnson, Tine (08-12-1999). Britney Spears To Announce Tour With LFO. MTV. MTV Networks. Página visitada em 04-02-2011.
  3. From the Bottom of My Broken Heart by Britney Spears. Yahoo! Music. Página visitada em 04-03-2011.
  4. Ryan, Chris (29-08-2009). Vintage Video: Britney Spears Flashback. MTV. MTV Networks. Página visitada em 25-12-2010.
  5. a b Britney Spears From The Bottom Of My Broken Heart – Digital Sheet Music. Music Notes. Universal Music Publishing Group. Página visitada em 15-11-2010.
  6. Murray, Amanda (23-03-2006). Britney Spears - ...Baby One More Time (staff review). Sputnikmusic. Página visitada em 25-12-2010.
  7. Anderson, Kyle (03-03-2010). Britney Spears Goes Back To Her Schoolgirl Days For The First Installment Of 'Popology'. MTV. MTV Networks. Página visitada em 04-03-2011.
  8. Ganz, Caryn. Britney Spears: Biography. Rolling Stone. Jann Wenner. Página visitada em 04-03-2011.
  9. Erlewine, Stephen Thomas (12-01-1999). Allmusic Guide: Baby One More Time - Album Review. Allmusic. Página visitada em 04-03-2011.
  10. a b c (2000) "Hot 100 Spotlight". Billboard 112 (9): 108 pp.. Prometheus Global Media. ISSN 0006-2510.
  11. Britney Spears - From The Bottom Of My Broken Heart - Info & Chart History. Billboard. Prometheus Global Media. Página visitada em 04-03-2011.
  12. a b RIAA certification searchable database - "Britney Spears". Recording Industry Association of America (28-03-2000). Página visitada em 12-11-2010.
  13. a b

    Você deve especificar url = ao usar a
    Predefinição:Citar web. Parâmetros disponíveis:

    {{citar web
    |url =             |ano =
    |titulo =          |mes =
    |acessodata =      |formato =
    |acessodiames =    |obra =
    |acessomesdia =    |publicado =
    |acessoano =       |paginas =
    |autor =           |lingua =
    |ultimo =          |doi =
    |primeiro =        |arquivourl =
    |autorlink =       |arquivodata =
    |coautores =       |citacao =
    |data =
    }}
    
    . Billboard. Prometheus Global Media. Página visitada em 31-08-2010. Cópia arquivada em 31-12-2000.
  14. Australian-charts.com – Britney Spears – From the Bottom of My Broken Heart. ARIA Top 50 Singles. Hung Medien. Página visitada em 15-11-2010.
  15. a b UK Chart History - Searchable Database. The Official Charts Company. Zobbel (11-03-2000). Página visitada em 24-04-2011.
  16. Greatest Hits: My Prerogative (DVD). Zomba/Jive Label Group. Acessado em 04-02-2011. Evento ocorre em 160 minutes.
  17. Basham, David. "Britney Spears Phones "TRL" To Announce U.S. Tour Dates", MTV. MTV Networks, 17-12-1999. Página visitada em 01-01-2010.
  18. a b Seymour, Craig (04-02-2000). X Marks the Shot. Entertainment Weekly. Time Inc. Página visitada em 01-03-2011.
  19. a b Bemis, Alec Hanley (10-02-2000). The Devil in Miss Spears. LA Weekly. Beth Sestanovich. Página visitada em 01-03-2011.
  20. Ganahl, Jane. "The musical equivalent of cotton candy", San Francisco Chronicle, Hearst Corporation, 30-07-1999. Página visitada em 01-01-2010.
  21. Basham, David (23-02-2000). Will Smith, Ricky Martin, Whitney Houston Help Grammys Take Flight. MTV. MTV Networks. Página visitada em 25-12-2010.
  22. Graham, Adam. "Oops! Britney Drives Us Crazy …One More Time", Central Michigan Life, Central Michigan University, 17-03-2000. Página visitada em 16-01-2010.
  23. Hernandez, Christina. "She drives them crazy, sometimes", St. Petersburg Times, Times Publishing Company, 10-04-2000. Página visitada em 16-01-2010.
  24. Pareles, Jon. "POP REVIEW; The Oops Girl With the Big Smile and the Little Voice", The New York Times, The New York Times Company, 29-06-2000. Página visitada em 20-01-2010.
  25. Miller, Andrew. "Britney Spears/Mikaila", The Pitch, Village Voice Media, 20-07-2007. Página visitada em 20-01-2010.
  26. (2000) Notas de lançamento para "From the Bottom of My Broken Heart" Britney Spears (encarte do CD single australiano). Jive Records (9326382001321).
  27. Amazon.com: From The Bottom of My Broken Heart: Enhanced CD. Amazon. Staples, Inc (08-02-2000). Página visitada em 04-02-2011.
  28. Notas de lançamento para From the Bottom of My Broken Heart Britney Spears (ecarte do Crossover Remixes). Jive Records (DUTCH-16).
  29. Amazon.com: The Singles Collection: Box Set Track listing. Amazon. Staples, Inc (24-11-2009). Página visitada em 04-02-2011.
  30. Australian-charts.com – Britney Spears – From the Bottom of My Broken Heart. Hung Medien / australiancharts.com. Página visitada em 15-11-2010.
  31. Top Singles – Volume 71, No. 18, February 28, 2000 (PDF). RPM. Página visitada em 31-01-2011.
  32. Britney Spears - From The Bottom Of My Broken Heart - Info & Chart History. Billboard Hot 100 por Britney Spears. Prometheus Global Media. Página visitada em 04-03-2011.
  33. Charts.org.nz – Britney Spears – From the Bottom of My Broken Heart. Top 40 Singles. Hung Medien.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]