Fronteira Alemanha-República Checa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fronteira terrestre entre
 Alemanha
e  República Checa
Um dos postos fronteiriços germano-checos entre Dolní Poustevna e Sebnitz
Delimita:  Alemanha e
 República Checa
Comprimento: 646 km
Posição: 131
Criação: séc. XIX
Traçado atual: 1990/92

A fronteira entre a Alemanha e a República Checa é uma linha sinuosa de cerca de 646 km de extensão, que separa o oeste da República Checa do trecho central do leste da Alemanha - Baviera ao sul e Saxônia (na antiga Alemanha Oriental) ao norte. São dois trechos, cada um com cerca de 620 km de extensão:

Essa fronteira é provida de diversas passagens rodoviárias e ferroviárias. Próximas a essa linha limítrofe ficam cidades como (do norte p/ o sul):

Ambos países foram objeto de grandes variações em seus territórios e em suas fronteiras, desde o século XIX. Ocorreram as duas Grandes Guerras do século XX, que modificaram muito os limites da Alemanha. Também a dissolução do Império Austro-Húngaro em 1918 modificou o panorama das nações dessa região. Mais recentemente houve a divisão da Tchecoslováquia em República Checa e Eslováquia em 1992 e a unificação das duas Alemanhas em 1990.

Houve a significativa ocupação pela Alemanha Nazista em setembro de 1938 da região dos Sudetos (Boêmia e Morávia), no oeste da Tchecoslováquia, junto a essa fronteira, antes do início da Segunda Grande Guerra.[1]

Referências

  1. Almanaque Abril - Mundo - 2006.