Fronteira Camboja-Tailândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fronteira terrestre entre
Camboja
e  Tailândia
Delimita: Camboja e
 Tailândia
Comprimento: 803 km
Posição: 105

A fronteira entre Camboja e Tailândia é uma linha de 803 km de extensão, sentido sul-norte-leste, que limita os territórios de Camboja e Tailândia. Inicia-se no ponto de tríplice fronteira de ambos os países com o Laos e termina junto do Golfo da Tailândia, quase na latitude 12º N. Seu extremo norte está na latitude 14º 30' N.

Separa, do sul para norte- leste, as províncias ("Khets") do Camboja de Pursat, Battambang, Pailin (cidade com "status" de Khat, província) , Banteay Meanchey, Oddar Mean Cheay, Preah Vihear, Stung Treng, das regiões Nordeste e Central-leste da Tailândia.

A Tailândia é uma nação independente desde o século XI, quando o povo Thai, expulso pelos Chineses, ocupa o atual território. Não é dominada por nenhuma outra nação, nem por incursões de franceses e britãnicos no século XIX. Durante a Segunda Grande Guerra se alia ao Japão e com isso ocupa territórios dos vizinhos Laos, Camboja e Malásia. Perde esses territórios ocupados com a derrota japonesa na guerra, voltando a ter seus limites anteriores (os atuais). O Camboja é ocupado pelos franceses como protetorado em 1863, torna-se colônia em 1884. Em 1887 é incorporado à Indochina Francesa, vindo a obter sua independência em 1953. Assim se conclui a definição dessa fronteira. [1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Almanaque Abril - Mundo - 2006.
Ícone de esboço Este artigo sobre fronteiras é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.