Fronteira Cazaquistão–Rússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fronteira Cazaquistão–Rússia
Fronteira Cazaquistão–Rússia
O Cazaquistão tem uma longa fronteira terrestre com a Rússia
Delimita: Cazaquistão
 Rússia
Comprimento: 6846 km
Posição: 2
Criação: 1991

A fronteira entre Cazaquistão e Rússia é a linha que limita os territórios de Cazaquistão e Rússia. Foi criada em 1991 com a independência do Cazaquistão na sequência da dissolução da União Soviética. É a segunda mais longa fronteira terrestre do mundo.

É uma fronteira sinuosa com alinhamento leste-oeste na altura da latitude 51 N. Se estende entre o litoral norte do Mar Cáspio no oeste e a Tríplice fronteira Rússia-Cazaquistão-China no leste. Esse limite triplo do leste é quase uma fronteira quádrupla com a Mongólia, que faz fronteira tripla com China e Rússia a apenas 55 km dali.

De oeste para leste, ficam próximas a essa fronteira as cidades de Volgogrado (Rus), Aqtöbe (Caz), Omsk (Rus), Semey (Caz).

História[editar | editar código-fonte]

As negociações sobre a delimitação da fronteira ocorreram entre 1999-2005, com um tratado final sendo aprovado em Moscou pelos presidentes Vladimir Putin e Nursultan Nazarbayev em 18 de janeiro de 2005. [1][2] O tratado entrou em vigor em 12 de janeiro de 2006. [1] A demarcação no terreno começou em julho de 2007, com uma série de pilares marcando a fronteira começando a ser erigidos a partir de maio de 2009. [1][3] Quando a fronteira se tornou internacional em 1991, um ramal da Ferrovia Transiberiana foi interrompido por duas passagens de fronteira em Petropavl. Em 2017, a Rússia e o Cazaquistão concordaram em criar um trânsito (corredor) sem controles de fronteira. [4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre fronteiras é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.