Fronteira Malawi–Tanzânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fronteira Malawi-Tanzânia)
Fronteira Malawi–Tanzânia
Fronteira Malawi–Tanzânia
A ponte Songwe sobre o rio Songwe
Delimita: Malawi
Tanzânia
Comprimento: 475 km
Posição: 167
Características: Lago Malawi

A fronteira entre Malawi e a Tanzânia é a linha de 475 km de extensão que fica no oeste da Tanzânia e a separa do Malawi. O seu trecho noroeste vai da tríplice fronteira Tanzânia-Malawi-Zâmbia e segue pelo Rio Songwe, que nasce a sudoeste do monte Rungwe, cidade de Tukuyu. Esse é um rio caudaloso, cujo leito apresenta variações, e define o traçado da fronteira.

O Songwe vai desaguar no norte do Lago Malawi, nas proximidades das cidades de Karonga (Malawi) e Mbeya (Tanzânia). Daí em diante a fronteira segue a margem oriental desse lago, que fica todo dentro do território de Malawi. Ao sul a linha vai até a outra tríplice fronteira dos dois países, no encontro com Moçambique.

Litígios fronteiriços[editar | editar código-fonte]

Mapa do Lago Niassa mostrando a atual fronteira do Malawi (linha tracejada) e a reivindicação da fronteira da Tanzânia (linha pontilhada)

Uma disputa territorial, que remonta aos tempos coloniais, opõe os dois países pela fronteira do Lago Malawi.[1] O Malawi reivindica jurisdição sobre todo o lago, até a costa da Tanzânia, enquanto a Tanzânia sustenta que a fronteira deve seguir a linha central do lago.[1] O conflito reacendeu-se em 2012, quando o Malawi concedeu uma licença a uma empresa britânica para prospecção de petróleo no lago.[2] A falta de progresso nas negociações levou à possibilidade de encaminhar um recurso à Corte Internacional de Justiça.[3]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre fronteiras é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.