Fronteira Polónia-Ucrânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fronteira terrestre entre
 Polónia
e  Ucrânia
Sinalização da fronteira polaco-ucraniana.
Delimita:  Polónia e
 Ucrânia
Comprimento: 526 km
Posição: 156
Criação: 24 de agosto de 1991

A fronteira entre Polónia e Ucrânia é a linha que limita os territórios da Polónia e da Ucrânia, e que já foi fronteira entre Polónia e União Soviética antes do colapso da URSS em 1991.

Ao examinar o tráfego fronteiriço polaco-ucraniano na década de 1990, nota-se que caiu para a partida de cidadãos polacos da Ucrânia, e aumentou o número de cidadãos ucranianos na Polónia. Por exemplo, em 1995, a maior fronteira com a Ucrânia - Medyce, ultrapassou os 3,4 milhões de pessoas em passagem[1] .

Por sua vez, em 1996, na soma de cruzamentos de todos os pontos de passagem fronteiriços foi excedido o montante de 10,6 milhões de pessoas. Este tráfego está em constante crescimento[1] .

Características[editar | editar código-fonte]

A fronteira está situada ao sudeste da Polônia e ao noroeste da Ucrânia. Ele tem uma tendência predominante no sentido norte a sul. Começa na tríplice fronteira entre a Bielorrússia, Polónia e Ucrânia e termina na tríplice fronteira entre a Polónia, Eslováquia e Ucrânia. Parte da fronteira é delimitada pelo rio Bug Ocidental.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Anna Rogowska, Stanisław Stępień: Granica polsko-ukraińska w ostatnim półwieczu (1997) (em polonês)
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Fronteira Polónia-Ucrânia
Ícone de esboço Este artigo sobre fronteiras é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.