Fruit Ninja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fruit Ninja
Fruit Ninja
Logo do Fruit Ninja.
Desenvolvedora(s) Halfbrick Studios
Série Fruit Ninja
Plataforma(s) Android
Bada
Facebook
iOS
PlayStation Vita (PSN)
Symbian
Windows
Windows Phone
Lançamento 14 de novembro de 2012 (Aparelhos móveis)
Gênero(s) Arcade
Modos de jogo Singleplayer,Multiplayer

Fruit Ninja (do português brasileiro - Ninja da Fruta) é um jogo criado pela Halfbrick Studios para os aparelhos iPhone, iPad, iPod Touch, para os sistemas Android e Windows Phone, para o videogame Xbox 360, para a rede social do Facebook e o sistema operacional Windows 8, como um aplicativo da Windows Store. Uma de suas principais características é a necessidade do recurso TouchScreen ou o uso do mouse de computador, notebook ou netbook.[1]

O Jogo[editar | editar código-fonte]

O jogo em si, tenta mostrar o ódio que os ninjas possuem pelas frutas, fazendo com que eles tentem ao máximo destruí-las. O jogo usa basicamente o recurso TouchScreen, na qual o(a) jogador(a) usa a sensibilidade ao toque para recursar de uma lâmina, e tentar cortar todas as frutas que aparecem na interface. Cada fruta adquire 1 (um) ponto à partida. O segredo do jogo é tentar cortar mais de 3 (três) frutas ao mesmo tempo, podendo assim ser realizados combos, que dão bônus extras. O controversa do jogo são as bombas, que atrapalham o jogo. Elas variam de acordo com o modo de jogo.

Modos de Jogo

Veja os tipos de partidas que se podem jogar em Fruit Ninja:

  • Classic Mode: O Classic Mode ou Modo Clássico, é o jogo em que o(a) jogador(a) tentará fazer o máximo de pontos cortando todas as frutas que ver na interface, sem que corte as bombas e nem deixe de cortar nenhuma fruta. Quem joga neste modo, dispõe de 3 (três) vidas. As vidas se perdem quando o jogador corta uma bomba ou deixa de cortar uma fruta.
  • Zen Mode: A partida é de 90 segundos, na qual não há vidas á cadeias de frutas que permite cortar a mesma fruta várias vezes. Não há bombas nesse modo de jogo.
  • Arcade Mode: A duração limite é 60 segundos (um minuto). As bombas ainda descontam 10 (dez pontos). O que se acrescenta são as Bananas Especiais, são frutas que dão dedicatórias especiais ao jogo. Veja as bananas:

Congelado: Ao cortar essa fruta, a interface fica completamente lenta, o tempo do jogo para, por mais ou menos 10 (dez) segundos, esse tempo se altera apenas se o jogador cortar outra banana, o que se estenderá até completar o tempo da última banana cortada. Pontos Duplos: Se o jogador corta esta banana, todos os pontos realizados até o final do tempo da banana, será multiplicado por 2x, isso inclui combos. Frenesim: Essa banana faz com que a interface encha de frutas, grande fartura que resulta em muitos pontos, saindo pelos canteiros da interface.

  • Multiplayer Mode: É o modo em que o jogador ou melhor, os jogadores, disputam entre si a pontuação, em tempo real ou em desafio de disputa. O modo de jogo para a disputa varia.
  • Fruit Ninja Frenzy: Jogo em que se estende durante a partida o Frenzy, com o mesmo efeito da Banana Frenzy, só que durante toda a partida.

Blitz

Blitz é um período do jogo em que o jogador ganha bônus por ganhar vários combos, possui um tempo limitado, o tempo se renova assim que se faz outro combo, os pontos se acumulam de acordo com o que o jogador desenvolve os pontos. Por exemplo, o jogador faz de início 5 pontos (o mínimo), acumula para 10, passa para 15, acumula para 20, 25 e 30 (o máximo). 30 pontos é o permitido.

  • Bonus Game: No final de cada partida se ganha um bônus, que varia de acordo com o que foi efetuado durante a partida.

Acessórios Para Facebook[editar | editar código-fonte]

Há alguns acessórios de jogo para Facebook, confira:

  • Smoothies: São acessórios pagos pelo Juice, que variam de preço e dão especialidades à partida em que são utilizados:

Spirit Bombs - Nível 1 - Faz com que todas as bombas sumam, as transformando em vultos, que são inofensivos. - Nível 2 - Os vultos se tornam em pontos, dependendo da sorte, o jogador ganha +10 pontos, mais há vezes que ela faz o inverso, ou seja, -10 pontos. - Nível 3 - Todas as bombas dão 10 pontos, e podem se geram combos. Sweet Start - Nível 1 - Começa com uma grande onde frutas. - Nível 2 - Continua com a grande onda de frutas e dá poderes especiais às bananas. - Nível 3 - Começa com duas grandes ondas de frutas e dá poderes especiais às bananas. Lucky Blast - Nível 1 - A primeira bomba se torna em uma banana. - Nível 2 - As primeiras duas primeiras bombas se tornam em bananas. - Nível 3 - As três primeiras bombas se tornam em bananas. Bonus Bountry - Nível 1 - Os bônus no final do jogo se multiplicam por 2x. - Nível 2 - O bônus do final do jogo se multiplicam por 3x. - Nível 3 - Os bônus do final do jogo se multiplicam por 4x. Insta-Blitz - Nível 1 - Por cada banana cortada o Blitz é acionado no primeiro nível e isso permite que ele se acumule por cada banana. - Nível 2 - Por cada banana cortada o Blitz é acionado por 2 níveis. - Nível 3 - Por cada banana cortada o blitz é acionado por 3 níveis.

  • Spin: A cada dia que o jogador se conecta ao jogo é concebido o bônus Spin. Spin é uma roleta em que é sorteado um prêmio. Dentre o prêmio está juice, starfruit e até rodadas bônus no Spin (um, dois ou três). O primeiro Spin é 1x o prêmio (ou seja, ele de forma normal), seguindo uma sequência de dias logados, os prêmios se acumulam de 2x á 5x. Esse é o limite para uma sequência de dias logados. Porém o limite máximo de bônus multiplicado é 25x, e isso se consegue ganhando bônus Spin com rodadas extras na roleta. A sequência de bônus por este meio é 10x, 15x e por fim 25x.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Durante o jogo o nome de três personagens são comentados durante as opções de jogar. O primeiro deles a ser comentado é o Mestre um velho ninja baixinho e careca com uma faixa preta na cabeça. Em 2012 foram adicionados outros dois personagens: Gutsu e Truffles, Gutsu é um vendedor que auxilia o jogador vendendo itens para ajudá-lo durante o jogo, enquanto que Truffles é o porquinho de Gutsu que usa uma faixa branca na cabeça.[2]

Em 2014 chegando próximo dos 5 anos do jogo surgiram os alunos do Mestre: Katsuro, Mari, Nobu, Han além do antagonista Rinjin. Os personagens apareceram primeiramente numa animação online intitulada Fruit Ninja Origins e em seguida em jogos spin-off.

Série animada[editar | editar código-fonte]

No final de 2013 foi anunciada que seria feita uma série de animação baseada no jogo bem como ocorreu com a série Angry Birds que no mesmo ano recebeu um desenho animado. A série é uma co-produção entre os estúdios Cake Entertainment e The People's Republic of Animation, e está prevista para ter 52 episódios de 11 minutos.[3] Em 2014 foi lançada no Youtube uma alguns curtas animados com personagens novos, intitulado Fruit Ninja Origins, apenas 5 episódios de 1 minuto foram lançados.

Notas e referências

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.