Fruits Basket

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fruits Basket
フルーツバスケット,
(Furūtsu Basuketto)
Gênero Drama, Romance e Comédia
Mangá
Autor Natsuki Takaya
Editora(s) Japão Hakusensha
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil Editora JBC
Revista Hana to Yume
Público-alvo Shōjo
Data de publicação Janeiro de 1999 – Novembro de 2006
Volumes 23
Anime
Direção Akitaro Daichi
Estúdio Studio DEEN
Exibição original 5 de julho de 2001 – 27 de dezembro de 2001
Emissoras de TV Japão TV Tokyo
Nº de episódios 26
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Fruits Basket (フルーツバスケット, Furūtsu Basuketto?, lit. "Cesto de Frutas"), também conhecido como Furuba (フルバ?), é um mangá shōjo escrito e ilustrado Natsuki Takaya. Foi publicado na revista Hana to Yume entre 1999 e 2006 pela editora Hakusensha. A série foi posteriormente adaptada para um anime de 26 episódios, dirigido por Akitaro Daichi. A série conta a história de Tohru Honda, uma garota órfã que, depois de encontrar Yuki, Kyo e Shigure Sohma, descobre que os treze membros da família Sohma são possuídos pelos animais do zodíaco Chinês (Jūnishi (十二支?)) e são amaldiçoados a se transformar em suas formas animais quando estão fracos ou quando são abraçados por alguém do sexo oposto que não esteja possuído por um espírito.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Após sua mãe morrer em um acidente de carro no caminho do trabalho, a estudante Tohru Honda vai morar com seu avô paterno. No entanto, ele decide ir morar com sua filha e os filhos dela, mas, como a casa precisaria ser reformada antes, pergunta a neta se ela não poderia morar com uma amiga durante a reforma. Sendo que sua amiga Saki Hanajima já possuía 5 pessoas morando com ela e sua amiga Arisa Uotani morava em um apartamento muito apertado, ela decide morar em uma barraca durante esse período, não contando a ninguém. Não demora muito para que Tohru descubra que, na mesma região que ela havia escolhido para montar a sua barraca, havia uma casa onde morava o seu colega de classe Yuki Sohma e seus primos, Shigure e Kyo, onde ela acaba indo morar, depois de um deslizamento que soterra sua barraca. Posteriormente, Tohru acaba descobrindo o segredo da família Sohma: Existem 13 pessoas na família que possuem a maldição de se transformarem em animais do horóscopo chinês quando estão muito fracos ou são abraçados por alguém do sexo oposto. Apesar disso, ela promete guardá-lo e tem permissão para continuar vivendo com eles.

Com o desenrolar da história, vão aparecendo todos os amaldiçoados na família e Tohru vai conseguindo a simpatia e amizade dos possuídos, assim como a ira de Akito, o patriarca da família.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Honda, Tohru(本田 透)

Protagonista. A princípio tem 15 anos e mais tarde tem 17 (a história se passa durante todo o período do colegial), tem a mesma idade que Yuki e Kyo e estuda na mesma sala que eles. Seu pai morreu quando ela tinha 3 anos e sua mãe morreu pouco tempo depois dela entrar no colegial. Sua mãe, Kyoko, era uma ex-delinquente juvenil e tentava passar toda a sua experiência de vida para a filha através de conselhos. Tohru carrega fotos da mãe, e vez ou outra se lembra de seus conselhos. Morava com seu avô, e depois em uma barraca, até ser convidada a morar com os Sohmas, onde realiza tarefas domésticas em troca da hospedagem. Seu animal favorito no horóscopo chinês é o gato. É muito animada, decidida e bem inocente. Está sempre pronta para ajudar os outros, mas tem mania de nunca pensar em si mesma e odeia a ideia de incomodar alguém. Com o tempo apaixona-se por Kyo, e no começo reluta em aceitar em sentimento.

  • Sohma, Yuki (草摩 由希)

O Rato. É tido como “príncipe” na escola por ser muito bonito e gentil com todos. Inteligente, prestativo, reservado e bom em esportes e artes marciais (apesar de não aparentar). Tem um complexo por possuir traços afeminados, e esconde problemas da infância que o impedem de se relacionar bem com as pessoas. Tem um irmão mais velho, Ayame, com quem não se dá muito bem. É um dos “favoritos” de sua família por pertencer a um signo muito especial. No anime, sua infância e seus traumas que guarda dela, quase não são citados, mas no mangá é mostrado que ele é um dos personagens que mais sofreu (principalmente por causa de sua mãe e de Akito). Mais tarde se torna Presidente do Grêmio Estudantil. No começo (e no anime) acredita-se que Yuki gosta de Tohru, mas depois é mostrado que ele procurava na protagonista a imagem de uma mãe (uma imagem que lhe dava forças e, ao mesmo tempo, algo que ele conseguia se apoiar em momentos de fraqueza). Mais tarde, apaixona-se por Machi (personagem que só aparece no mangá).

  • Sohma, Kyo (草摩 夾)

O Gato. Odeia Yuki. À primeira vista, parece um sujeito insensível, grosso e sem o menor tato com os outros, mas no fundo é uma ótima pessoa. Seu signo não pertence ao Horóscopo Chinês, e toda a família vê o signo do Gato como um signo desgraçado e maldito. Então Kyo sempre foi tratado com inferioridade e desprezo. Sua mãe morreu enquanto ele ainda era pequeno e muitos afirmam que ela se matou por causa do filho (aliás, alguns adoram jogar isso na cara dele). Após isso, seu pai o abandonou e ele foi adotado por Kazuma (o neto do antigo possuído pelo gato), que lhe ensinou artes marciais. Kyo joga toda a culpa de sua desgraça em Yuki, e acredita que vencendo ele em uma luta poderá ingressar no Juunishi (e, consequentemente, ser respeitado). É o único dos 13 que possui três formas: a humana, o do gato e a Verdadeira imagem do gato (ou a imagem “vingativa” do gato). Nutre um sentimento especial por Tohru, mas se acha indigno disso. Kyo se sente culpado em relação à morte de Kyoko.

  • Sohma, Shigure (草摩 紫呉)

O Cachorro. Figura dissimulada e cheia de segredos. É o chefe (e o único adulto) da casa em que mora com Yuki, Kyo e Tohru. Trabalha como escritor e novelista, e usa diversos pseudônimos em suas obras. Adora torturar sua editora, Mitsuru, não cumprindo os prazos de entrega de seus textos. Também adora xeretar na vida alheia e provocar os outros (como mexer com a Tohru na frente de Yuki e Kyo para irritá-los). É sempre visto trajando um quimono e gosta de fazer piadas e gracinhas mesmo em horas inapropriadas. Tem o costume de testar as pessoas para ver como vão reagir, e às vezes acaba sendo muito cruel ao fazer isso. Às vezes aparenta ser muito egoísta e não hesita em usar as pessoas para atingir seus objetivos, mas na realidade Shigure não é um cara mau e nem deseja a infelicidade dos outros. Esconde seu verdadeiro relacionamento com uma pessoa muito importante na história.

  • Sohma, Kagura

O Javali. Tem uma aparência fofa e delicada que às vezes esconde sua personalidade forte, sendo geniosa, impulsiva e um tanto violenta. É apaixonada por Kyo desde pequena, e costuma bater nele para demonstrar seu amor. É dois anos mais velha que Yuki e Kyo. Mora com seus pais e com Isuzu (Rin). Aprendeu artes marciais com Kazuma. Com o tempo, Kagura e Tohru se tornam amigas.

  • Sohma, Momiji

O Coelho. Seu pai é japonês e sua mãe é Alemã, fazendo dele um mestiço (no mangá, às vezes fala alemão). Não aparenta a idade que tem: 14 anos (mais tarde, 16 anos), tendo a mesma idade de Haru e sendo um ano mais novo que Yuki e Kyo. Adora doces, se vestir de maneira fofa e colorida e usar objetos em forma ou com estampa de coelho (aliás, em boa parte da série, ele age como criança mesmo). Toca violino e, em questões mais sérias, tem um pensamento bem maduro. Adora sua irmãzinha, Momo, porém só pode vê-la de longe, já que ela não pode saber que são irmãos. Sua mãe o rejeitou, por causa da maldição, quando ele era muito pequeno e teve sua memória apagada (por vontade própria). Então Momiji vive separado de seus pais e de sua irmã, mas seu pai se lembra dele. Mais para a frente, Tohru flagra Momo, escondida, assistindo Momiji tocar violino e a menina diz que queria que ele fosse seu irmão.

  • Sohma, Hatori

O Cavalo-marinho. É o médico da família e também é o responsável por apagar as memórias de pessoas que descobrem o segredo da família. A princípio, aparenta ser bem frio. É amigo de Shigure e Ayame, e possui a mesma idade deles. Tem um complexo por causa de seu signo (mostrado mais no mangá), pois se transforma em um Cavalo-Marinho (Cavalo-Marinho, em Japonês, significa filhote perdido de dragão), e às vezes é alvo de gracinhas e piadas por causa disso. Era apaixonado por Kana, que mesmo ciente de sua maldição aceitou se casar com ele. Mas ao pedir a permissão oficial para o patriarca, Akito se revoltou e o cegou de um olho. Kana se sentiu culpada por tudo isso e adoeceu, então, para que a amada não sofresse mais por sua causa, Hatori decidiu apagar sua memória. Começa a simpatizar com Tohru ao ver o quanto ela se parece com Kana.

  • Sohma, Hatsuharu ou Haru

O Boi. Tem a idade de Momiji, mas aparenta ser mais velho. É muito tranquilo e calmo, mas quando irritado fica muito agressivo (se tornando o “Black Haru”). Aprendeu artes marciais com Kazuma, para tentar controlar melhor seu lado Black. Seu cabelo é branco mas sua nuca é preta (por ser possuído pelo Boi), então as pessoas constantemente o chamam de delinquente. Cansado desses comentários, decide deixar sua aparência um pouco mais “rebelde” e passa a usar roupas pretas e mais transadas, além de passar a usar piercings, brincos, anéis, colares e até uma tatuagem no braço. Tenta fazer o possível para ajudar os outros, em especial Yuki e Rin. É namorado de Isuzu (Rin), o Cavalo (que só aparece no mangá), e após ela sofrer um “acidente”, decide terminar o namoro. Haru, no começo fica revoltado, mas quando se acalma tenta se reaproximar dela, para entender o que está acontecendo e para reatar o namoro.

  • Sohma, Ayame ou Aya

A Serpente. Tem 27 anos e é amigo de Shigure e Hatori (que possuem a mesma idade). É alfaiate e dono de uma loja de roupas. Aya é o mais excêntrico e fútil dos Soumas, além de ter uma necessidade incrível de exibir-se e exagerar muito em qualquer coisa que fala. Seu signo é o mais “sensível” ao calor e ao frio, sendo assim, se transforma com mais facilidade em épocas muito quentes ou muito frias. Admira muito Hatori. É irmão mais velho de Yuki e tenta fazer de tudo (do jeito dele) para se aproximar de seu irmãozinho. Quando era jovem, mesmo vendo pelo que Yuki estava passando, simplesmente o ignorou, criando um enorme abismo entre os dois. Agora, mais velho e arrependido, tenta recuperar os laços fraternos, mas às vezes só piora as coisas.

  • Sohma, Kisa

O Tigre. Uma menina linda, fofa e tímida. Sofreu com Bullying na escola, devido à cor de seu cabelo e olhos, o que é comum com os possuídos que nascem com cores de cabelos e de olhos diferentes por causa dos animais e são discriminados por causa disso. Mas Kisa foi a mais marcada com esse problema que, talvez devido a sua timidez, não sabia lidar com a situação. E, graças a Akito, Hiro se afastou dela durante essa época mais difícil, piorando o seu estado. Depois parou de ir à escola e de falar. Sua mãe é super protetora, mas não conseguia ajudar a filha. Tohru a ajudou, tornando-se grandes amigas, para desgosto de Hiro que estava tentando reparar seu erro, se reaproximando de Kisa.

  • Sohma, Hiro

O Carneiro. Um garoto de língua afiada que se acha muito esperto e adora infernizar os outros e até cutucar as feridas alheias. Uma das poucas pessoas que ele trata bem é Kisa, por quem é secretamente apaixonado. Quando conta a Akito sobre seus sentimentos pela menina, este reage muito mal e chega a agredir Kisa (no mangá, ela foi parar até no hospital devido à surra que levou). Com medo do que Akito pode fazer a menina, decidiu se afastar dela para protegê-la, sem saber sobre o Bullying que ela estava sofrendo. Quando descobre, se arrepende e tenta se reaproximar dela, mas agora Kisa está muito apegada à Tohru. Irritado por ter que dividir a atenção de sua amada com Tohru, ele adquire o costume de inferiorizar a protagonista. Também simpatiza com Rin, desde que a viu ser jogada pela janela por Akito (ele associou isso com o ocorrido com Kisa). Ao contrário de boa parte dos possuídos, seus pais não o rejeitaram e nem se tornaram super protetores. Na verdade, Hiro que é mostrado como muito protetor em relação a mãe, já que ela é muito animada e um tanto desastrada. No mangá, ganha uma irmãzinha chamada Hinata. Com o tempo, Hiro vai amadurecendo e se torna mais “gentil” ao falar.

  • Sohma, Ritsu

O Macaco. Se parece muito com uma mulher (tanto que até a Tohru se enganou), mas na verdade é um homem que diz se travestir porque assim se sente mais confiante. É escandaloso, barulhento e entra em desespero com muita facilidade. Acredita que tudo que ocorre de errado a sua volta é culpa sua, e como odeia ser um incomodo, entra em pânico quando vê que esta atrapalhando alguém. Admira muito Aya, e diz que quer ser como ele. Sua mãe é quase igualmente dramática e vive repetindo Gomennasai (“Me desculpe”) de forma bizarra. Quando era pequeno, tudo que ele fazia, sua mãe se desculpava pelo filho insistidamente, piorando a autoestima dele. Dos 13, é o que menos aparece na história.

  • Sohma, Isuzu ou Rin

O Cavalo. Aparece apenas no mangá. Seu apelido é Rin, porque o último Kanji do seu nome pode ser lido assim. É muito bonita, é dois anos mais velha que Haru e tem o mesmo estilo “revoltado” de se vestir que ele (geralmente, usa roupas escuras, curtas e justas). Sofreu muito na infância por ter sido rejeitada pelos pais. Gosta e confia em pouquíssimas pessoas. Dentro e fora da família, ela é vista como “estranha” e antissocial. Mora com Kagura e os pais dela, mas não aceita a aproximação deles. É uma jovem muito ríspida, mas no fundo é uma boa pessoa. Quando Akito fica sabendo de seu namoro com Haru, a joga pela janela. Para proteger seu amado da fúria do patriarca, resolve deixá-lo e se concentra apenas em arrumar um jeito de acabar com a maldição (acreditando que Haru seria mais feliz se fosse libertado dela mesma e da maldição). A princípio não gosta de Tohru, mas elas vão se tornando amigas. Rin sofre de úlcera, anemia e outras coisas do tipo, e quando para de se cuidar, vez ou outra desmaia ou é internada no hospital, e chega até a se transformar devido a sua fraqueza.

  • Sohma, Kureno

O Galo. Aparece apenas no mangá. Personagem mais enigmático, pois Akito proíbe que os outros treze dirijam a palavra a ele. Trabalha como assistente do patriarca. Arisa (Uo-chan) se apaixona por ele, que corresponde ao sentimento dela. Porém ele não pode ficar com ela, devido a uma promessa que fez a Akito alguns anos antes. Alguns possuídos acham que ele sabe segredos envolvendo a maldição, e sentem como se ele não fosse um deles. Tohru, secretamente, tenta conversar com ele sobre Uo-chan e sobre a maldição, e Kureno lhe faz revelações surpreendentes.

  • Sohma, Akito

“Deus”. É o misterioso patriarca e chefe dos Souma. Cruel, arrogante e perturbado. Tem uma obsessão a respeito de sua ligação com os signos, e surta toda vez que alguém tenta perturbar ou romper essa “ligação”/ o “enlace”. Furou o olho esquerdo de Hatori, jogou Rin da janela, agrediu Kisa, batia em Yuki na infância (além de mantê-lo preso em um quarto escuro), trancou Rin no Retiro do Gato e enfiou uma faca em Kureno. Detesta as mulheres, afirmando que todas são falsas, principalmente as que se envolvem com os possuídos do sexo masculino. Tem um ódio particularmente maior por Ren (sua mãe), Rin e Tohru. Com o passar da história, vai se mostrando cada vez mais perturbado e perturbando cada vez mais as pessoas ao seu redor.

  • Uotani, Arisa

Uma das melhores amigas de Tohru. Sua mãe é falecida e seu pai não trabalha, o que a força a sair de casa e trabalhar. Fazia parte de uma gang violenta, mas saiu após conhecer Kyoko, de quem era fã, e sua filha, Tohru. Após a morte de Kyoko, promete a si mesma sempre cuidar de Tohru. Geralmente, adora chatear o Kyo e bater nele. Depois se apaixona por Kureno.

  • Hanajima, Saki

A outra melhor amiga de Tohru. Tem um irmão chamado Megumi, com quem se parece muito. Desde pequena teve uma facilidade para ouvir o pensamentos das outras pessoas, o que a afastava das amizades. Seu irmão ficou muito triste por ela ser tão sozinha e rezou para que aparecesse em sua vida uma pessoa compreensiva. Algum tempo depois, surgiram Tohru e Arisa, que logo fizeram amizade com ela. Saki começou a se sentir mais segura e a controlar seus poderes, sendo ainda bastante sensível à "ondas neurais" de qualquer tipo. Depois de conhecer Kazuma, passa a ter uma grande admiração por ele, e diz ao Kyo, brincando, que ela será madrasta dele, para desespero do garoto.

Mangá[editar | editar código-fonte]

O mangá foi lançado no Brasil pela Editora JBC e teve seu último volume lançado no dia 1º de julho.

No total são 23 volumes brasileiros, com 136 capítulos. O mangá acabou em torno de novembro de 2006 no Japão, somando o mesmo número de volumes e capítulos.

Anime[editar | editar código-fonte]

O anime possui 26 episódios e foi dirigido por Akitaro Daichi, responsável por comédias como Jubei-chan, Kodomo no Omocha e Elf Princess Rane. O anime interrompe a história no volume seis do mangá (sendo que o mangá possui 23 volumes), e por isso alguns personagens de Fruits Basket foram tirados do anime como a Rin (o cavalo), o Kureno (o galo), Ren (mãe de Akito), Kakeru Manabe (Vice-Presidente do grêmio estudantil), Machi Kuragi (Tesoureira do grêmio estudantil), Kimi Toudou (secretária do grêmio estudantil), Kunimitsu (ajudante de Kazuma no dojo) e Hinata (irmã de Hiro).

Musicas[editar | editar código-fonte]

Tema de Abertura

1 "For Fruits Basket" (Ritsuko Okazaki)

Tema de Encerramento

1 "Chiisana Inori" (Ritsuko Okazaki)

2 "Serenade" (piano)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]