Frutificação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde março de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Em botânica, chama-se frutificação a formação de frutos pelas plantas e também a formação de estruturas reprodutivas por alguns fungos e espécies relacionadas, como as mixobactérias.

Após a polinização, inicia-se a formação do fruto, que começa com a flor dando sinais de que sua função está terminada, pois ela começa a murchar e a parte da haste que segura a flor começa a crescer, formando o fruto. Após alguns meses, esse fruto amadurece e racha, liberando no ar as sementes de sua espécie, que com o vento vão para novas árvores, formando novas plantas.


Frutos climatéricos e não climatéricos[editar | editar código-fonte]

Os frutos carnosos, de acordo com sua forma de maturação, podem ser descritos como climatéricos (CL) ou não climatéricos (NC).

Os CL apresentam um período da fase de maturação em que há elevação na taxa respiratória e na síntese de etileno. A presença do etileno é essencial para coordenação e conclusão do seu amadurecimento. Durante este processo, a produção do etileno é autocatalítica, pois a presença do mesmo estimula a sua própria síntese. Os frutos CL atingem a maturação mesmo quando colhidos verdes, pois eles mantém a taxa respiratória e a síntese de etileno, como exemplo a maçã, abacate, mamão e melancia.

Os NC não apresentam elevação na taxa respiratória no período próximo ao final da maturação. A taxa respiratória decresce até a fase de senescência, ou seja, esses frutos independem do etileno para amadurecerem. Os frutos NC não podem ser colhidos verdes, pois eles só completarão a maturação se permanecerem na planta, como a uva, morango, abacaxi e cereja.


Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.