Fulica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaFulica
Fulica atra

Fulica atra
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Rallidae
Género: Fulica
Espécies
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Fulica

Fulica é um gênero de aves gruiformes da família Rallidae, no qual se classificam as onze espécies conhecidas de carqueja (no Brasil) ou galeirão (em Portugal).

As carquejas ou galeirões são aves de médio porte, com 38 a 50 cm de comprimento. Têm constituição robusta e plumagem preta. Todas as espécies são muito semelhantes entre si e distinguem-se pelas cores do escudete frontal, bico e patas. As asas são arredondadas e a cauda é curta e pontiaguda. As patas são relativamente altas e terminam em dedos longos.

Essas aves habitam zonas alagadas, rios de curso lento, pântanos e lagos. Alimentam-se de material vegetal aquático, que consomem em mergulhos ou nadando. Durante a época de reprodução, constroem ninhos com plantas aquáticas, sob a forma de plataformas flutuantes. Os casais são muito territoriais e defendem as proximidades do ninho com agressividade, quer de membros da sua espécie, quer de outro tipo de aves aquáticas. As carquejas e galeirões passam a maior parte do tempo nadando e voam com relutância.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Referência[editar | editar código-fonte]

  • Rodriguez Mata, J.R. et al., 2006. Birds of South America. Collins Field Guide