Fullback

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Exemplo de posicionamento do FB na formação ofensiva.

No futebol americano, o fullback (FB) é uma posição ofensiva do backfield. Tradicionalmente, os deveres de um fullback é dividido entre correr com a bola e bloquear para o quarterback em jogadas de passe ou para o running back em jogadas de corrida.

Muitos dos grandes corredores da históriado futebol americano da NFL foram fullbacks, como Jim Brown, Franco Harris e Larry Csonka, mas com a evolução da posição nos últimos anos, o FB tem tido a função mais de bloquear do que de correr, e às vezes recebendo bolas. Enquanto alguns times não tem mais fullbacks de origem no elenco em favor das formações com dois tight ends, alguns proeminentes fullbacks continuam a fazer sucesso na NFL como Lorenzo Neal e Lawrence Vickers. Atualmente os fullbacks são mais conhecidos por sua falta de agilidade e velocidade, e sim por sua força muscular e por sua habilidade de quebrar tackles. Contudo, o FB Le'Ron McClain conseguiu ser o lider em jardas terrestres do Baltimore Ravens em 2008, sempre saindo da formação de fullback no ataque.

Posições no Futebol americano e Futebol canadense
Ataque Defesa Special teams
Linha ofensiva Guard, Tackle, Center Linha defensiva Tackle, End, Nose tackle Chutadores Placekicker, Punter, Kickoff Specialist
Quarterback Linebackers Snapping Long snapper, Holder
Backs Halfback (Tailback), Fullback, H-back Backs Cornerback, Safety Retornadores Punt returner, Kick returner
Recebedores Wide receiver, Tight end, Slotback Nickelback, Dimeback Tackling Gunner
Formações