Função constante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em matemática, uma função constante é uma função cujo valor (saída da função) é o mesmo para todos os valores de entrada.[1][2][3] Por exemplo, a função é uma função constante porque o valor de é independentemente do valor de entrada (ver imagem).

Propriedades básicas[editar | editar código-fonte]

Exemplo do gráfico de uma função constante. Observe que a reta azul é paralela ao eixo horizontal

Como uma função com valor real de um argumento com valor real, uma função constante tem a forma geral ou apenas .[4] Por exemplo, a função ou apenas é a função constante específica onde o valor de saída (imagem) é para qualquer que seja o valor do domínio. Ou seja, e assim por diante. Não importa qual valor de seja inserido, a saída será . O domínio desta função é o conjunto de todos os números reais . O conjunto imagem desta função é apenas .

A função constante pode ser entendida como uma função polinomial de grau zero, sendo um caso particular da função de primeiro grau (função afim) ao assumir que o coeficiente angular é nulo na equação reduzida . Sua forma geral é , onde é uma constante real. Isso acontece porque apesar de ter como valor de entrada, a variável independente é indiferente na definição da função. Admitindo , podemos dizer, que " não está em função de ", explicitamente.[5]

Uma função constante definida como , sempre cruzará o eixo das ordenadas (eixo ) num ponto , entretanto, por ser paralela ao eixo horizontal, tal função não necessariamente intercepta o eixo das abscissas (eixo ). A função terá raízes reais (cruzará o eixo das abscissas) apenas se , caso especial onde a reta coincide com o eixo , tendo assim, infinitas soluções (dado que o domínio é um conjunto infinito).

Sejam e funções reais e uma função constante, o sistema formado pelas duas funções terá pelo menos uma solução somente se não for uma função constante ou, caso seja, deverá ser definida como .

Outras Propriedades[editar | editar código-fonte]

Para funções entre conjuntos pré-ordenados, as funções constantes preservam e invertem a ordem; inversamente, se f preserva e inverte a ordem, e se o domínio de f é um reticulado, então f deve ser constante.

  • Toda função f constante cujo domínio e contradomínio são o mesmo conjunto X é um zero à esquerda do monóide de transformação completo em X, o que implica que f também é idempotente.
  • Tem inclinação/gradiente zero .
  • Toda função constante entre espaços topológicos é contínua.
  • Uma função constante fatora o conjunto de um ponto, o objeto terminal na categoria de conjuntos. Esta observação é fundamental para a axiomatização da teoria dos conjuntos de F. William Lawvere, a Teoria Elementar da Categoria dos Conjuntos (ETCS).[6]
  • Para qualquer Y não vazio, todo conjunto X é isomórfico ao conjunto de funções constantes em . Para qualquer Y e cada elemento x em X , existe uma função única de tal modo que para todos . Por outro lado, se uma função satisfaz para todos , é por definição uma função constante.
    • Como corolário, o conjunto de um ponto é um gerador na categoria de conjuntos.
    • Cada conjunto é canonicamente isomórfico ao conjunto de funções , ou conjunto hom na categoria de conjuntos, onde 1 é o conjunto de um ponto. Por causa disso, e da adjunção entre produtos cartesianos e hom na categoria de conjuntos (portanto, há um isomorfismo canônico entre funções de duas variáveis ​​e funções de uma variável avaliada em funções de outra variável (única), categoria de conjuntos é uma categoria monoidal fechada com o produto cartesiano de conjuntos como produto tensorial e o conjunto de um ponto como unidade tensorial. Nos isomorfismos natural em X , os unitores esquerdo e direito são as projeções os pares ordenados e respectivamente ao elemento, onde é o ponto único no conjunto de um ponto.

Uma função em um conjunto conectado é localmente constante se e somente se for constante.

Referências

  1. Tanton, James (2005). Encyclopedia of Mathematics. [S.l.]: Facts on File, New York. p. 94. ISBN 0-8160-5124-0 
  2. C.Clapham, J.Nicholson (2009). «Oxford Concise Dictionary of Mathematics, Constant Function» (PDF). Addison-Wesley. p. 175. Consultado em 12 de janeiro de 2014 
  3. Weisstein, Eric (1999). CRC Concise Encyclopedia of Mathematics. [S.l.]: CRC Press, London. p. 313. ISBN 0-8493-9640-9 
  4. Weisstein, Eric W. Função Constante. [S.l.: s.n.] 
  5. Carter, John A.; Cuevas, Gilbert J; Holliday, Berchie; McClure, Melissa S; Marks, Daniel (2005). Conceitos Matemáticos Avançados - Pré-cálculo com Aplicações, Edição para Estudantes. [S.l.]: Glencoe/McGraw-Hill School Pub Co. ISBN 978-0078682278 
  6. Tom, Leinster. [1012.5647 «Uma introdução informal à teoria do topos»] Verifique valor |url= (ajuda) 
Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.