Função de bem-estar social

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.

Em economia, a função de bem-estar social é uma função real, que toma como entrada os possíveis estados de uma sociedade, e tenta classificá-las de acordo com o bem-estar, obtendo como retorno um número real que indica o grau de bem-estar dessa sociedade. Durante o processo, são levadas em consideração as mais diversas variáveis, que tem o poder de afetar uma sociedade por inteiro.

Definição[editar | editar código-fonte]

A função de bem estar social é definida por

F : p_1 \times p_2 \times \dots \times p_n \to \mathbb{R}

Onde n é o número de participantes e p_i representa a relação de preferência do participante i sobre um conjunto de alternativas.

Propriedades[editar | editar código-fonte]

Ditatoriedade
Uma função de bem-estar social F é dita ditatorial se, e somente se, existe um indivíduo i (chamado de ditador) que, para toda alternativa x e y, se x \succcurlyeq_i y então x F y.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.