Funções de relação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Função (biologia).
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão com|....|{{subst:DATA}}}}.

(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

As funções de relação permitem que o organismo se relacione com o ambiente. Para tanto, ele dispõe do sistema esquelético, articular e muscular, representados por ossos, articulações e músculos, e de um sistema sensorial, formado pelos órgãos dos sentidos. Os sentidos recolhem os estímulos fornecidos pelo ambiente, e o cérebro transforma-os em sensações.

Para o ser humano poder expressar suas sensações ou impressões e se comunicar, dispõe ainda de órgãos responsáveis também pela produção da voz, tais como: boca, língua e pregas vocais, situadas na laringe, órgão do sistema respiratório.

Referências

  • Novo Pensar - Corpo Humano - Demétrio Gowdak e Eduardo Martins. Pag: 30 - Editora FTD
Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.