Free Software Foundation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fundação de Software Livre)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Free Software Foundation
Logo oficial FSF
Lema "Software Livre, Sociedade Livre"
Fundação 4 de outubro de 1985
Tipo Organização sem fins lucrativos
Estado legal Fundação
Propósito Educacional
Sede Boston, Massachusetts, EUA
Membros Pessoas físicas e patronos corporativos
Filiação Software Freedom Law Center
Presidente Richard Stallman
Sítio oficial http://www.fsf.org/

A Free Software Foundation (FSF, Fundação para o Software Livre) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 04 de Outubro de 1985 por Richard Stallman e que se dedica a eliminação de restrições sobre a cópia, redistribuição, estudo e modificação de programas de computadores – bandeiras do movimento do software livre, em essência. Faz isso promovendo o desenvolvimento e o uso de software livre em todas as áreas da computação mas, particularmente, ajudando a desenvolver o sistema operacional GNU e suas ferramentas.

Até meados da década de 1990 a fundação dedicava-se mais à escrita do software. Como hoje existem muitos projetos independentes de software livre, a FSF dedica-se mais aos aspectos legais e estruturais da comunidade do software livre. Entre suas atribuições atuais, encarrega-se de aperfeiçoar licenças de software e de documentação, de desenvolver um aparato legal acerca dos direitos autorais dos programas criados sob essas licenças, de catalogar e disponibilizar um serviço com os softwares livres desenvolvidos (o Free Software Directory), e de discutir e aperfeiçoar a própria definição de software livre. A FSF mantém artigos históricos que abrange a filosofia do software livre e mantém a definição do termo Software Livre, deixando claro quais são as características necessárias para que seja considerado livre.

A FSF patrocina o Projeto GNU (um esforço contínuo para fornecer um sistema operacional completo e licenciado como software livre) e detém direitos autorais sobre uma grande proporção do sistema operacional GNU e outros softwares livres. Esta atitude visa defender o software livre dos esforços em torná-lo proprietário.

Todos os anos a FSF coleta milhares de atribuições de direitos autorais de desenvolvedores e corporações que trabalham com software livre. A FSF registra os direitos autorais em um escritório de direitos autorais dos EUA e faz cumprir a licença sob a qual o software foi distribuído, normalmente a GNU General Public License. Isto é feito para garantir que os distribuidores de software livre respeitem a obrigação de garantir a liberdade a todos os usuários em compartilhar, estudar e modificar o código-fonte do software. A FSF realiza este trabalho por meio da FSF Free Software Licensing and Compliance Lab, que foi formalizada em dezembro de 2001

Atualmente, seguindo o mesmo método utilizado pela Wikipédia, a FSF está realizando uma campanha para arrecadação de fundos.[1]

Licenças GNU[editar | editar código-fonte]

A FSF publica diferentes licenças escritas com o propósito de promover e preservar a liberdade do software.[2]

Membros[editar | editar código-fonte]

Liderança da FSF[3] :

Conselho Administrativo[4] :

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Free Software Foundation

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Free Software Foundation

Referências

  1. FSF. Donate to the FSF. Página visitada em 09/01/2011.
  2. FSF. Free Software Licensing Resources. Página visitada em 31/01/2012.
  3. FSF. The Free Software Foundation Management. Página visitada em 28/01/2012.
  4. FSF. The current board of directors of the Free Software Foundation. Página visitada em 28/01/2012.