Fundoshi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Homem com um rokushaku fundoshi (frente).
Homem com um rokushaku fundoshi (trás).

Um fundoshi (?) é um traje originário do Japão que é uma espécie de tanga e que deixa as coxas e nádegas desnudas. É utilizado em lutas e na piscina.

O fundoshi nasceu no Japão e era muito popular antes da Segunda Guerra Mundial, sendo usado por todas as pessoas de todas as classes sociais e idades. Com a chegada das roupas americanizada, o fundoshi saiu de moda assim como o quimono, mas algumas pessoas ainda preferem o fundoshi pelo seu conforto e pelos seus benefícios. Durante décadas o fundoshi vem sendo usado em lutas de sumo, como traje de banho e em matsuri (uma espécie de Carnaval realizado no Verão em todo o arquipélago japonês). Depois de anos sendo usado por apenas uma minoria, o fundoshi está voltando a estar na moda fazendo sucesso entre pessoas de 20 a 40 anos e entre estrangeiros.

Alguns dos alegados benefícios do fundoshi:

  • Ao contrário das roupas americanizadas,o fundoshi não tem aquele elástico que fica apertando seu ventre ,causando assim uma sensação de conforto e bem estar.
  • É feito com tecidos e tinturas naturais,o que não causa alergias e irritações na pele.
  • Devido à sua aparência simples o fundoshi ira dar uma aparência mais sexy e máscula.
  • Por deixar as pernas livres,o fundoshi dá maior liberdade aos movimentos e na agua ajuda a boiar com maior facilidade.

O fundoshi também dá suporte aos genitais, e no caso do mawashi também dá suporte à coluna vertebral.

Por estar justo ao corpo, o fundoshi suga o suor, evitando assim assaduras no verão.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Fundoshi

Existem vários tipos de fundoshi, mas são três os principais: rokushaku, echuu e mokko.[1]

六尺 ROKUSHAKU- O rokushaku tem de 16~30 cm de largura e 130~190 cm de comprimento,seu tamanho varia de pessoa para pessoa. O rokushaku é indicado para pessoas dinâmicas e para crianças que estão aprendendo a nadar.

越中 ECHUU- O echuu tem um formato mais simples e um design similar há uma tanga "tapa sexo" o que dá uma aparência mais máscula. O echuu é recomendado para pessoas com uma vida mais sossegada.

もっこ MOKKO- Mokko é o estilo mais simples de todos e o seu design é parecido com uma tanga.

Referências

  1. «4 Types of Fundoshi, The Traditional Japanese Underwear for Men!». Japan Info (em inglês). 8 de janeiro de 2016. Consultado em 10 de julho de 2019. Cópia arquivada em 14 de junho de 2019