Funimation Entertainment

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Funimation
Tipo Subsidiária
Indústria multimídia
Gênero Anime, Filmes japoneses
Fundação Forth Worth, Texas, E.U.A
(1994)
Sede Flower Mound, Texas
Proprietário(s) Navarre Corporation
Pessoas-chave Gen Fukunaga Fundador/CEO
Página oficial sítio oficial

A Funimation Entertainment (anteriormente conhecida como Funimation Productions e, normalmente estilizada como FUNimation) é uma empresa de entretenimento estadunidense. Originalmente fundada em 1994 por Gen Fukunaga, a empresa se tornou uma subsidiária da Navarre Corporation em 11 de maio de 2005. Funimation produz, comercializa e distribui animes e propriedades de entretenimento nos Estados Unidos e os mercados internacionais. A empresa está sediada em Flower Mound, Texas.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Funimation foi fundada em 1994, em Fort Worth, Texas, por Gen Fukunaga.[2] A empresa ganhou proeminência ao adquirir os direitos da popular franquia de anime Dragon Ball. Em 1999, eles foram capazes de começar a exposição televisiva difundida através do Cartoon Network e do fenômeno Dragon Ball que cresceu rapidamente nos Estados Unidos pois havia em outros lugares. Duas tentativas da Funimation para liberar Dragon Ball para a rede de televisão já tinha sido cancelada, antes da série e a empresa encontrar sucesso no Cartoon Network.

Em 11 de maio de 2005, foi adquirida a Funimation pela Navarre Corporation por US$100,4 milhões e US$1,8 milhões em ações da Navarre. Como parte da aquisição, o presidente Fukunaga foi mantido como diretor da empresa, a transição para o cargo de CEO, e nome da compahia foi alterada de Funimation Productions para Funimation Entertainment.[3] [4]

Em 2007 Funimation mudou-se de North Richland Hills, Texas para Flower Mound, Texas, a instalação autônoma em Flower Mound tem o dobro da metragem quadrada do espaço ocupado pela Funimation anterior em North Richland Hills, foi pela facilidade de compatilhar o prédio de North Richland Hills com outros inquilinos.[1] Funimation se mudou para o Business District Lakeside com um contrato de dez anos.[5]

De acordo com uma entrevista em fevereiro de 2008 com o CEO da Navarre Corporation, Cary Deacon, a Funimation estva em fase adiantada de negociações para adquirir alguns dos títulos licenciados através da Geneon dos E.U.A, uma divisão que cessou as operações em dezembro de 2007.[6] Em julho de 2008, a Funimation confirmou que havia adquirido os direitos de distribuição de vários títulos da Geneon, incluindo alguns que a Geneon havia deixado inacabados nas suas operações.[7]

No Anime Expo 2008, Funimation anunciou que havia adquirido mais de 30 títulos do catálogo da Sojitz que anteriormente tinha sido licenciado pela ADV Films.[8]

Reação ao fansub[editar | editar código-fonte]

Em 2005, o departamento jurídico da Funimation começou a perseguir uma abordagem mais agressiva para proteger sua propriedades licenciadas, e iniciou o envio de "parar e desistir" (C&D) e cartas para sites que oferecem links para fansubs de seus títulos. Este movimento foi semelhante àquela tomada pela ADV Films vários anos antes dos principais sites de download.

O departamento jurídico da Funimation serviu letras C e D para as séries que não tinham sido anunciadas ou anunciadas como licenciadas, incluindo Tsubasa: Reservoir Chronicle, Black Cat e Solty Rei, com as séries de alguns conhecidos também mencionados na carta.[9] Funimation repetiu este método de "anunciar a licença por via em vez de acessar e desistir" escrita nas cartas de 06-10-2006 quando enviou-as aos sites de download exigindo que a distribuição de xxxHolic e as séries de TV Mushishi e Ragnarok The Animation deveria ser cancelada e cessar.[10]

Distribuição dos Negócios Estrangeiros[editar | editar código-fonte]

Funimation não libera totalmente as suas propriedades fora dos E.U.A (não-inglês) nos mercados, em vez disso impõe subconcessões para outras empresas como Revelation Films no Reino Unido e Madman Entertainment na Austrália e Nova Zelândia.

No final de 2005, Fullmetal Alchemist (junto com Wolf's Rain da Beez Entertainment) tornou-se um dos principais programas no relançamento do canal via satélite, Raptute TV e teve apenas uma edição, a de mudar a abertura para "Ready Steady Go" (segunda abertura), em vez de algumas edições menores da mostra recebeu pelas suas aerações no Adult Swim. Yu Yu Hakusho também foi adquirida para a transmissão de televisão no Reino Unido. No entanto, não foi anunciado quem o pegou ou seu público-alvo.

Funimation Channel[editar | editar código-fonte]

Funimation lançou o canal "Funimation Channel", uma rede de anime que transmite 24 horas em cabo digital na América do Norte (sendo o primeiro da AD Vision o Anime Network). OlympuSAT é o distribuidor exclusivo e agora o Funimation Channel está agora disponível para os prestadores de srviços de vídeo. Em 1 de maio de 2008 a Funimation Entertainment puxou toda a programação de sua TV em cores. Funimation ainda terá que dar uma razão para o cancelamento.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b "Funimation move sua sede para Flower Mound", Forth Worth Star Telegram, 07-06-2007. Página visitada em 07-06-2007.
  2. "Entrevista com Gen Fukunaga, Parte 1", ICv2, 01-11-2004. Página visitada em 08-02-2008.
  3. Navarre Corporation (11-05-2005). Navarre Corporation adquiri Funimation, e providencia mudanças e guias financeiros. Press release. Página visitada em 08-07-2006.
  4. ICv2 (12-05-2005). Navarre completa a aquisição de Funimation. Press release. Página visitada em 08-02-2008.
  5. "Script do FUNimation HQ", Dallas Business Journal, 08-06-2007. Página visitada em 20-08-2008.
  6. "/NavarreFUNimation interessados em alguns dos títulos da Geneon", ICv2, 08-02-2008. Página visitada em 08-02-2008.
  7. funimation.com (03-07-2008). FUNimation Entertainment e Geneon Entertainment assinam acordo exclusivo de distribuição na América do Norte. Press release. Página visitada em 03-07-2008.
  8. animenewsnetwork.com (04-07-2008). Funimation adquiri mais de 30 títulos da AD Vision. Press release. Página visitada em 04-07-2008.
  9. Funimation força os direitos de propriedade. Visitado em 14-10-2006.
  10. Funimation manda e desiste de cartas de direitos sobre animes. Visitado em 14-10-2006.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]