Fur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Outubro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Fur map.png

Os furis (fòòrà, no idioma local e فور, em árabe) são um povo africano negro do Sudão ocidental que, em 1983, contava com, aproximadamente, 500 000 pessoas. Os furis habitam, principalmente, a região de Darfur. Dedicados à agricultura sedentária, principalmente ao cultivo do milho, sua sociedade é muito tradicional e as aldeias são governadas pelos anciãos.

Falam língua fur (bèle fòòr, fòòraŋ bèle ou, em árabe, فوراوي fûrâwî. Trata-se de uma língua da família línguas nilóticas, que os linguistas também chamam konjara, nome de um antigo clã dominante. A língua fur tinha, aproximadamente, 500 000 falantes em 1983.

São muçulmanos, tendo se convertido ao islamismo quando a região foi conquistada pelo Império Kanem-bornu, que existiu na África desde a Idade Média, a partir do século XIII, até a década de 1840 e que, no seu apogeu, abarcou a área que atualmente corresponde ao sul da Líbia, Chade, nordeste da Nigéria, leste de Níger e norte dos Camarões.