Fusão (física)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}
Um exemplo de fusão.

Fusão é o nome dado ao processo de passagem de uma substância do estado sólido para o estado líquido.[1] Um sólido é chamado cristalino quando se funde bruscamente a uma temperatura determinada, que se mantém constante (se a pressão permanecer constante), até que a mudança de fase se complete. Os sólidos não cristalinos (sólidos amorfos) vão amolecendo gradativamente durante a fusão, pois durante o processo a temperatura vai aumentando.

Leis da fusão cristalina[editar | editar código-fonte]

  • Primeira lei: sob determinada pressão, a fusão de uma substância pura e cristalina, sempre ocorre à mesma temperatura.
  • Segunda lei: se a pressão for mantida constante, durante a fusão cristalina a temperatura permanecerá constantemente.

Influência da pressão na temperatura de fusão[editar | editar código-fonte]

Quando uma substância cristalina aumenta de volume ao se fundir (grande maioria), uma maior pressão dificultará esse aumento de volume e exigirá uma maior temperatura para que a fusão ocorra. Se a substância diminuir de volume ao se fundir (caso das substâncias, como a água, o ferro, o antimônio, o bismuto) um aumento da pressão diminuirá a temperatura de fusão.

Pelo citado acima podemos concluir que só tem sentido falar em temperatura de fusão se especificarmos a pressão. Em particular, costuma-se chamar de ponto de fusão de uma substância à temperatura de fusão sob pressão normal (1 atmosfera).

Re-gelo[editar | editar código-fonte]

Ao comprimir os dois cubos de gelo a pressão pode atingir um valor tal que a temperatura de fusão do gelo se torne inferior àquela em que os blocos se encontram (suposto inferior a 0 °C). Assim o gelo começa a fundir. Ao parar a compressão, a água resultante da fusão, estando abaixo de 0­°C, solidificará soldando os cubos de gelo.

Referências

  1. Transformações Físicas & Químicas. Visitado em 09/01/2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.