Futebol do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O futebol do Rio de Janeiro é um dos mais tradicionais do Brasil. Atualmente o estado conta com três representantes na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Os times cariocas juntos conquistaram 15 Campeonatos Brasileiros (5 do Flamengo, 4 do Vasco, 4 do Fluminense, 2 do Botafogo) apenas atrás do estado de São Paulo com 28 conquistas. 5 Copas do Brasil (3 do Flamengo, 1 do Fluminense e 1 do Vasco.) e 2 Libertadores (1 do Flamengo e 1 do Vasco) atrás dos estados de Minas Gerais (3), Rio Grande do Sul (4) e São Paulo (8). O estado do Rio de Janeiro também possui 1 Copa Intercontinental' conquistada pelo 'Flamengo em 1981.

Possui também a maior torcida do Brasil (Flamengo) e possui uma entre as cinco equipes que ainda não foram rebaixados no Campeonato Brasileiro (Flamengo)

Campeonato Carioca[editar | editar código-fonte]

Parte interior do estádio do Maracanã, o mais famoso do Brasil e um dos mais famosos do mundo, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

O campeonato do atual estado do Rio de Janeiro é disputado desde 1979, após a fusão dos estados da Guanabara e do antigo estado do Rio de Janeiro, cuja capital era Niterói. Até então existiam os campeonatos Carioca e Fluminense, além do Fluminense de Seleções.

No entanto, apesar do gentílico do estado do Rio de Janeiro ser "fluminense", por motivo de tradição manteve-se o termo "carioca" (referente apenas à capital) no título do torneio que passava a abranger todo o Estado - excluindo da mesma forma o Campeonato Fluminense, de expressão e visibilidade significantemente menor no cenário nacional, da cronologia oficial do campeonato. Portanto, etimologicamente o termo mais correto seria Campeonato Fluminense de Futebol, e não Campeonato Carioca.

A primeira temporada do campeonato, relativa ao então Distrito Federal, foi disputada em 1906 e é, portanto, a terceira competição estadual mais antiga do país, atrás do Campeonato Paulista e do Campeonato Baiano.

A primeira partida pelo Campeonato Carioca foi disputada no dia 3 de maio de 1906 no campo da rua Guanabara, do Fluminense, no bairro de Laranjeiras, e o resultado foi Fluminense 7 a 1 Payssandu, com o primeiro gol da história deste campeonato sendo marcado por Horácio Costa Santos, do Fluminense.

Durante os primeiros 103 anos de competição, o Fluminense se orgulhou de ser o time com maior número de títulos, isoladamente. Contudo, em 2009 o Flamengo conquistou seu 31º título, superando o rival tricolor no quesito número absoluto de conquistas.

Divisões inferiores[editar | editar código-fonte]

As divisões inferiores do Campeonato Carioca de Futebol são os torneios de futebol para os clubes do Rio de Janeiro que não participam do torneio estadual principal (primeira divisão). Normalmente, as equipes campeãs de uma divisão, são transferidas no ano seguinte para a divisão imediatamente superior.

Apesar do mais usual ser a utilização dos termos “primeira divisão”, “segunda divisão” e “terceira divisão”, muitas vezes houve campeonatos com apenas duas divisões ou utilizando nomes diferentes para cada uma das divisões inferiores. Entre 1994 e 2000, chegou a haver até uma espécie de “quarta divisão” que, contudo, foi nomeada “segunda” e “terceira”, dependendo da quantidade de divisões intermediárias entre esta e a primeira divisão.

Principais títulos do futebol carioca[editar | editar código-fonte]

Intercontinentais[editar | editar código-fonte]

Continentais[editar | editar código-fonte]

Nacionais[editar | editar código-fonte]

Regionais[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.