Futebol de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Futebol em São Paulo)
Federação Paulista de Futebol, a entidade máxima do futebol de São Paulo.

O futebol em São Paulo, entre todos os campeonatos estaduais, o Campeonato Paulista é o mais antigo, tendo sua primeira edição no ano de 1902, e tem 4 divisões, sendo estas a Primeira Divisão (subdividida nas séries A1, A2 e A3) e a Segunda Divisão.[1]

Além disso, no futebol paulista, encontram-se três das quatro maiores torcidas do Brasil: Corinthians, Palmeiras e São Paulo.

O futebol paulista é o que conta com o maior número de clubes campeões do Campeonato Brasileiro, cinco times, são eles Corinthians, Guarani, Palmeiras, São Paulo e Santos, além de ser o que mais detém títulos, 34, sendo 12 do Palmeiras,[2] 8 do Santos, 7 do Corinthians, 6 do São Paulo e 1 do Guarani.

Conta com o São Paulo, um dos dois clubes que jamais foram rebaixados da Série A do Campeonato Brasileiro.[3] É também um dos poucos estados com clubes campeões nacionais que não são da capital, o Santos, pelo Campeonato Brasileiro de 1961 a 1965, de 1968, de 2002 e 2004 e pela Copa do Brasil de 2010, o Guarani, pelo Campeonato Brasileiro de 1978, o Santo André pela Copa do Brasil de 2004 e o Paulista pela Copa do Brasil de 2005.

O futebol Paulista detém 10 Copas Libertadores, sendo 3 do Palmeiras, 3 do São Paulo, 3 do Santos e 1 do Corinthians.[4] No âmbito intercontinental/mundial, detém também 1 Copa Rio Internacional conquistada pelo Palmeiras, 4 Copas Intercontinentais, 2 do Santos e 2 do São Paulo e 3 Copas do Mundo de Clubes da FIFA, 2 do Corinthians e 1 do São Paulo, sendo 8 no total.

Os dois maiores campeões da história do Campeonato Brasileiro são paulistas (Palmeiras com 12[2] e Santos om 8 títulos). O maior campeão na soma de todo e qualquer título nacional é o Palmeiras (18 títulos[5]). Dos quatro maiores campeões continentais brasileiros, três são paulistas, Palmeiras, São Paulo e Santos, ambos com 3 Libertadores. O maior campeão intercontinental entre clubes brasileiros é o São Paulo com 3 títulos (sendo 2 Copas Intercontinentais e 1 Copa do Mundo de Clubes da FIFA).

Considerado o maior jogador de todos os tempos, Pelé, fez sua carreira no futebol paulista, jogando e sendo revelado pelo Santos, e o melhor jogador brasileiro da atualidade também é paulista, Neymar, sendo este também formado pelo Santos. Rogério Ceni, o goleiro-artilheiro, embora tenha nascido em Pato Branco, no Paraná, jogou toda a carreira no futebol paulista, mais especificamente no São Paulo, onde se tornou o jogador com mais partidas por um clube, mais vezes capitão e o goleiro com o maior número de gols na história.[6]

Divisões[editar | editar código-fonte]

Ao longo do tempo, a secção do Campeonato Paulista em distintas divisões, com diversas denominações, ocorreu de várias formas. Em algumas épocas, houve a mera colocação de equipes em módulos diferentes, sem necessariamente haver comunicação entre eles. Em outros tempos, havia previsão de cruzamento entre os módulos para a disputa do título de campeão estadual; o caso emblemático é o do Paulistão-91, em que o São Paulo foi campeão estadual mesmo tendo disputado a primeira fase no Grupo Amarelo, nitidamente o mais fraco, enquanto times tradicionais como os rivais da capital, Santos, Portuguesa, Bragantino e Guarani estavam no Grupo Verde. Atualmente, a Federação Paulista de Futebol prevê a existência oficial de apenas duas divisões: a Primeira e a Segunda. Todavia a primeira divisão é subdividida em três séries: Série A1, Série A2, Série A3, com relação de acesso e descenso entre elas. Dessa forma, a chamada Segunda Divisão é, na verdade, o quarto nível do futebol paulista. No início do Século XXI, a Segunda Divisão também era subdividida em três séries (B1, B2 e B3), contudo, em 2005, ocorreu a unificação das três séries em uma só, facilitando a organização do certame e tornando mais célere o acesso dos novos times ao primeiro nível do futebol estadual. A Taça Paulista, por sua vez, é um torneio paralelo ao Campeonato Paulista, não devendo ser confundida com uma hipotética quinta divisão.

Série A1[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Campeonato Paulista de Futebol

O Campeonato Paulista da Série A1 equivale ao primeiro nível do futebol do estado. É a divisão principal, que reúne os principais clubes de São Paulo.

O Paulistão, no formato atual, é composto por 16 times, que são divididos em 4 grupos. Cada participante joga contra todos, exceto os participantes do seu grupo. Após as 12 rodadas, os 2 melhores de cada grupo se enfrentam, dando início ao mata-mata. Os dois piores times, na classificação geral, e, segundo os critérios de desempate, são rebaixados para a série A2 do ano seguinte.

Os dois mais bem colocados estarão automaticamente qualificados para a Copa do Brasil do ano seguinte, exceto quando conquistam vagas também para a Taça Libertadores da América. Caso isto aconteça, as vagas vão para os mais bem colocados subsequentes.

Os dois mais bem classificados que não possuem vagas asseguradas nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro de Futebol asseguram vagas para a disputa da Série D do mesmo ano.

O atual campeão paulista é o Palmeiras.

Campeão do Interior[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Campeão do Interior

Do 5º ao 8º colocados, é realizado um "playoff" para definir o Campeão Paulista do Interior, sendo que deste torneio não podem fazer parte (por força do regulamento) os times da cidade de São Paulo, como Corinthians, Palmeiras, Portuguesa e São Paulo, além do Santos, que é uma equipe do litoral.

No ano de 2014 não houve o "playoff". O Penapolense sagrou-se campeão do Interior pelo critério da melhor campanha dentre os times interioranos no torneio principal, lembrando-se que o Ituano foi o campeão paulista.[7]

Série A2[editar | editar código-fonte]

O Campeonato Paulista da Série A2 equivale ao segundo nível do futebol do estado. Acima desta divisão, está somente a Série principal, a A1, que reúne os principais clubes de São Paulo.

Na Série A2, todos os times jogam contra todos em turno único. Ao final das quinze rodadas, as duas melhores equipes conseguem o acesso para a Série A1, e o melhor time no campeonato consegue o título de Campeão Paulista da Série A2. Os dois piores times, segundo os critérios de desempate, são rebaixados para a série A3 do ano seguinte.

A Série A2 é mais popularmente conhecida como "Segunda Divisão", justamente por representar o segundo nível dos clubes. O torneio recebeu a denominação de A2 em 1994.

O atual campeão da Série A2 é o São Bernardo Futebol Clube

Série A3[editar | editar código-fonte]

O Campeonato Paulista da Série A3 equivale ao terceiro nível do futebol do estado. Acima desta divisão, estão as Séries A1 e A2.

Seguindo o mesmo sistema dos dois torneios já citados, neste campeonato todos os times jogam contra todos em turno único. Ao final das quinze rodadas, as oito melhores equipes disputam a segunda fase, que equivale as quartas de final em jogos de ida e volta divididos em quatro grupos de dois times. Os vencedores dos confrontos se classificam para a terceira fase (semifinal), também em jogos de ida e volta. Os dois vencedores se classificam automaticamente para a Série A2, e fazem a final, valendo o título de Campeão Paulista da Série A3. Os dois piores times, segundo os critérios de desempate, são rebaixados para a Série B do ano seguinte.

A Série A3 é mais popularmente conhecida como "Terceira Divisão", justamente por representar o terceiro nível dos clubes. O torneio recebeu a denominação de A3 em 1994.

O atual campeão da Série A3 é o Velo Clube, de Rio Claro.

Segunda Divisão[editar | editar código-fonte]

O Campeonato Paulista de Futebol (Segunda Divisão (ou Série B)), equivale ao quarto nível do futebol do estado. Acima desta divisão, está a divisão principal (Série A1), além das séries A2 e A3.

Os times são divididos em seis grupos jogam em turno e returno dentro do seu grupo. Ao final das rodadas, as quatro melhores equipes de cada grupo se classificam para a segunda fase e são divididas em quatro grupos de quatro times. Esses times jogam em turno e returno, dentro do grupo, sendo que os dois primeiros de cada grupo se classificam para uma terceira fase que é equivalente as quartas de final em jogos de ida e volta. Depois há semifinais, no mesmo sistema eliminatório de ida e volta. Os dois classificados fazem a final, e a disputa do título de Campeão Paulista da Série B e estão automaticamente classificados para a Série A3. Não há rebaixamento na Segunda Divisão.

A Segunda Divisão é mais popularmente conhecida como "Quarta Divisão", justamente por representar o quarto nível dos clubes. O torneio recebeu a denominação de Segunda divisão em 1994.

O atual campeão da Segunda Divisão é o time do São José EC, da cidade de São José dos Campos.

A força do interior[editar | editar código-fonte]

O interior do estado de São Paulo contém clubes que fizeram campanhas memoráveis, tanto nos torneios estaduais como no âmbito nacional.

A cidade de Campinas abriga 2 históricos clubes do Brasil: Guarani e Ponte Preta. O clube alviverde é um dos únicos clubes do interior a serem campeões do Campeonato Brasileiro, tendo alcançado o primeiro lugar na edição de 1978,[8] e foi vice nas edições de 1986[9] e 1987.[10] O clube também disputou 3 Copas Libertadores, tendo alcançado a fase semifinal em 1979.[11] Já a Ponte, foi 7 vezes vice-campeã do Campeonato Paulista, terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 1981,[12] atingiu a semifinal da Copa do Brasil de 2001[13] e foi vice-campeã da Copa Sul-Americana de 2013.[14]

A Cidade de Ribeirão Preto conta com o Botafogo-SP que detém o maior número de participações no Campeonato Paulista da primeira divisão e o mais longevo da competição (17 anos), vice campeão paulista em 2001.[15]

Da cidade de Bragança Paulista, o Red Bull Bragantino é bicampeão da Série B do Campeonato Brasileiro (1989 e 2019),[16] além de ter sido vice-campeão da Primeira Divisão em 1991[17] e campeão da primeira "final caipira" do Campeonato Paulista, quando venceu o Novorizontino em 1990.[18] A outra final somente com clubes do interior ocorreu em 2004, quando o São Caetano foi campeão em cima do Paulista de Jundiaí.[19] Outro feito do clube de São Caetano do Sul foi o de ter alcançado a final da Copa Libertadores de 2002, quando foi vice-campeão para o Olimpia do Paraguai.[20]

Na Copa do Brasil no ano de 2004 o Santo André foi campeão após vencer o Flamengo na final,[21] e no ano seguinte o Paulista de Jundiaí foi o campeão em cima do Fluminense.[22]

Principais títulos dos quatro grandes do futebol paulista[A][editar | editar código-fonte]

Última atualização: 08 de dezembro de 2023

Competições internacionais Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Copa Rio 0 1 0 0
Copa Intercontinental 0 0 2 2
Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2 0 0 1
Recopa dos Campeões Intercontinentais 0 0 1 0
Copa Libertadores da América 1 3 3 3
Copa Sul-Americana 0 0 0 1
Copa Mercosul 0 1 0 0
Copa Conmebol 0 0 1 1
Copa Master da Conmebol 0 0 0 1
Supercopa Libertadores 0 0 0 1
Recopa Sul-Americana 1 1 1 2
Total 4 6 8 12
Competições nacionais Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Campeonato Brasileiro 7 12 8 6
Copa do Brasil 3 4 1 1
Copa dos Campeões 0 1 0 0
Supercopa do Brasil 1 1 0 0
Total 11 18 9 7
Competições interestaduais Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Torneio Rio-São Paulo 5 5 5 1
Taça dos Campeões Rio–São Paulo 2 4 1 11
Total 7 9 6 12
Competições estaduais Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Campeonato Paulista 30 25 22 22
Supercampeonato Paulista 0 0 0 1
Total 30 24 22 23
Todas as competições Corinthians Palmeiras Santos São Paulo
Total 52 57 45 54

Principais títulos do futebol paulista[editar | editar código-fonte]

INTERCONTINENTAIS E MUNDIAIS
Competição Títulos Temporadas
Mundial de Clubes da FIFA 3 2000, 2005 e 2012
Copa Intercontinental 4 1962, 1963, 1992 e 1993
Copa Rio Internacional 1 1951
Recopa Intercontinental 1 1968
CONTINENTAIS
Competição Títulos Temporadas
Copa Libertadores da América 10 1962, 1963, 1992, 1993, 1999, 2005, 2011, 2012, 2020 e 2021
Copa Sul-Americana 1 2012
Recopa Sul-Americana 5 1993, 1994, 2012, 2013 e 2022
Copa Mercosul 1 1998
Supercopa Libertadores 1 1993
Copa Conmebol 2 1994 e 1998
Copa Master da Conmebol 1 1996
NACIONAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Brasileiro 34 1960, 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1967, 1967(1), 1968, 1969, 1972, 1973, 1977, 1978, 1986, 1990, 1991, 1993, 1994, 1998, 1999, 2002, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2011, 2015, 2016, 2017, 2018, 2022 e 2023
Copa do Brasil 11 1995, 1998, 2002, 2004, 2005, 2009, 2010, 2012, 2015, 2020 e 2023
Supercopa do Brasil 2 1991 e 2023
Copa dos Campeões 1 2000
Campeonato Brasileiro - Série B 10 1981, 1983, 1988, 1989, 1996, 2003, 2008, 2011, 2013 e 2019
Campeonato Brasileiro - Série C 10 1988, 1994, 1995, 2001, 2003, 2004, 2007, 2012, 2021 e 2022
Campeonato Brasileiro - Série D 2 2015 e 2020
INTERESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Torneio Rio-São Paulo 18 1933, 1950, 1951, 1952, 1953, 1954, 1955, 1959, 1963, 1964, 1965, 1966(2), 1993, 1997, 2000, 2001 e 2002
Taça dos Campeões Rio–São Paulo 23 1911, 1912, 1914, 1918, 1926, 1929, 1931, 1934, 1941, 1942, 1943, 1945, 1946, 1947, 1948, 1953, 1956, 1957, 1975, 1980, 1985, 1986 e 1987
TOTAL
Conquistas Títulos Descrição
Títulos Oficiais 140
  • 9 Intercontinentais/Mundiais
  • 21 Continentais
  • 70 Nacionais
  • 41 Interestaduais
(1) Em 1967 e 1968 foram realizados dois Campeonatos Brasileiros, esse título se refere a Torneio Roberto Gomes Pedrosa.
(2) Título dividido entre Corinthians e Santos.

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

O Estado de São Paulo apresenta no futebol rivalidades importantes e clássicos de grande alcance, tanto na capital quanto no interior do Estado. Na capital, por exemplo, são pelo menos oito clássicos; Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba e várias outras cidades possuem "Dérbies" municipais. Além dos municipais existem as rivalidades de cidades próximas, como Marília Bauru ou Sorocaba e Itu.

Clássicos municipais[editar | editar código-fonte]

Alguns clássicos municipais
Cidade Clássico
Araçatuba AEA vs. Atl. Araçatuba
Campinas Derby Campineiro
Guarulhos Guarulhos x Flamengo-SP
Limeira Legal ou Galeão
Mauá Mauá x Mauaense
Ribeirão Preto Comefogo
Rio Claro Derby Rio-clarense
Santos Jabaquara x Port. Santista
Santos Jabaquara x Santos
Santos Port. Santista x Santos
São Bernardo do Campo Clássico Batateiro
São José do Rio Preto Derby Rio-pretense
São José dos Campos São José x Joseense
São Paulo Derby Paulista
São Paulo Clássicos dos Invictos
São Paulo Majestoso
São Paulo Juvenal Paulista
São Paulo Dérbi dos Imigrantes
São Paulo Choque Rei
São Paulo Clássico das Colonias
São Paulo Norte-sul paulistano
Sorocaba Derby Sorocabano

Clássicos Regionais[editar | editar código-fonte]

Listados alguns clássicos regionais, alguns sem dados
Região Cidades Clássico
Mesorregião Metropolitana São Paulo x Santos San-São
Mesorregião Metropolitana Corinthians x Santos Clássico Alvinegro
Mesorregião Metropolitana Palmeiras x Santos Clássico da Saudade
Mesorregião de Araçatuba Araçatuba x Birigui AEA vs. Bandeirante
Mesorregião de Araraquara Araraquara x São Carlos Ferroviária vs. São Carlos
Mesoregião de Bauru Bauru x Jaú Noroeste vs. XV de Jaú
Região Metropolitana de Campinas Campinas x Americana Guarani vs. Rio Branco
Região Metropolitana de Campinas Americana x Santa Barbara d'Oeste Rio Branco vs. U. Barbarense
Mesorregião Macro Metropolitana Paulista Bragança Paulista x Jundiaí Bragantino vs. Paulista
Mesorregião Macro Metropolitana Paulista Jundiaí x Itu Briga de Galo
Mesorregião Macro Metropolitana Paulista Sorocaba x Itu São Bento vs. Ituano
Mesorregião Macro Metropolitana Paulista Sorocaba x Jundiaí Atlético Sorocaba vs. Paulista
Grande São Paulo São Caetano x Santo André Clássico do ABC
Baixada Santista Santos x São Vicente Derby Praiano
Mesorregião de Piracicaba Piracicaba x Limeira XV de Piracicaba vs. Inter de Limeira

Jogadores que atuaram pelos 4 grandes de São Paulo[editar | editar código-fonte]

Abaixo, a lista dos 6 jogadores que vestiram a camisa dos 4 maiores clubes de São Paulo:[23][24]

Ordem Atleta Posição Anos no Corinthians Anos no Palmeiras Anos no Santos Anos no São Paulo
1. Cláudio Atacante 1945–1957 1942–1943 1940–1941/1943–1944 1959–1960
2. Neto Meia-atacante 1989–1993 1988 1994 1987
3. Müller Atacante 2001 1995–1996 1997–1988 1984–1987, /1991–1994/ 1996
4. Antônio Carlos Zago Zagueiro 1997–1998 1993–1995 2004–2005/ 2007 1990–1992
5. César Sampaio Volante 2001 1991–1994/ 1999–2000 1986–1991 2004
6. Luizão Atacante 1999–2002 1996–1997 2005 2007

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «REGULAMENTO GERAL DAS COMPETIÇÕES DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL - FPF» (PDF). futebolpaulista.com.br. Consultado em 5 de julho de 2012. Arquivado do original (pdf) em 4 de março de 2016 
  2. a b «Palmeiras: dez vezes campeão brasileiro». CBF. 25 de novembro de 2018. Consultado em 26 de novembro de 2018 
  3. «Após queda do Santos, quais times nunca foram rebaixados no Brasileiro». UOL. 6 de dezembro de 2023. Consultado em 8 de dezembro de 2023 
  4. «Palmeiras é bi da Libertadores; veja os títulos por clubes, países e quem tem mais vices». ge. Consultado em 13 de abril de 2021 
  5. «Palmeiras amplia vantagem na ponta do ranking de títulos nacionais após ganhar o Campeonato Brasileiro». ESPN. Consultado em 26 de novembro de 2018 
  6. «Rogério Ceni no Morumbi: os números do ex-goleiro na casa do São Paulo | Goal.com». www.goal.com. Consultado em 13 de abril de 2021 
  7. «Campeão do Interior, Narciso exalta feito do Penapolense». Consultado em 5 de maio de 2014. Arquivado do original em 5 de maio de 2014 
  8. Magnusson, Gustavo (13 de agosto de 2020). «Há 42 anos, Guarani conquistava campeonato brasileiro». Correio. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  9. «A conquista do Campeonato Brasileiro de 1986 - SPFC». www.saopaulofc.net. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  10. Redação (24 de outubro de 2017). «1987: Guarani chega a mais uma final de Brasileiro». Portal CB. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  11. «Primeira participação do Guarani na Libertadores completa 40 anos; veja vídeos e relembre campanha». ge. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  12. «Ponte Preta fez sua melhor campanha no Brasileiro de 1981». Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes. 22 de maio de 2015. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  13. «Folha de S.Paulo - Futebol: Corinthians volta à final da Copa do Brasil após 6 anos - 07/06/2001». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  14. «Ponte Preta perde o título da Sul-Americana para o Lanús, e Botafogo comemora vaga na Libertadores». ESPN. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  15. «Botafogo Futebol Clube / Orgulho de Ribeirão Preto». Botafogo Futebol SA. Consultado em 11 de março de 2024 
  16. Gomes, Ricardo. «Missão cumprida: o Bragantino é campeão da Série B». www.redbull.com. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  17. «Há 30 anos, Bragantino foi vice-campeão brasileiro; relembre a campanha do Massa Bruta». ge.globo. 9 de junho de 2021. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  18. «Neste dia há 30 anos: Bragantino de Luxemburgo vence "Final Caipira" e fatura o Paulistão de 1990». ge.globo. 26 de agosto de 2020. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  19. «2004: São Caetano e Paulista surpreendem em nova decisão caipira». Futebol Paulista. 26 de abril de 2016. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  20. «Há 15 anos, Libertadores viveu final inusitada no Pacaembu entre São Caetano x Olimpia; relembre». Torcedores. 31 de julho de 2017. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  21. «Santo André, o campeão da Copa do Brasil de 2004». Confederação Brasileira de Futebol. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  22. «Paulista, campeão da Copa do Brasil de 2005». Confederação Brasileira de Futebol. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  23. «Só seis jogadores defenderam os quatro grandes de São Paulo». OneFootball. Consultado em 13 de abril de 2021 
  24. «Veja os craques que já atuaram nos quatro clubes grandes de São Paulo». R7.com. 26 de janeiro de 2018. Consultado em 13 de abril de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]