Futebol na Bélgica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde novembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O futebol na Bélgica é praticado desde o final do século 19, sendo seu esporte mais popular. A Federação Belga de Futebol foi fundada em 1895 para trazer alguma ordem e organização para o esporte. O primeiro jogo da selecção nacional foi disputado em 1 de maio de 1904 (3 a 3, contra a França).

As equipes com maior número médio de espectadores durante a temporada 2009-2010 foram: Standard de Liège, Club Brugge KV, RSC Anderlecht e KRC Genk, todos entre 19 e 25 mil espectadores, em média.

Tradicionalmente, o Anderlecht, Club Brugge e Standard de Liège são os três clubes que despontam todos os anos como favoritos a ganhar uma vaga para a Liga dos Campeões.

Estilo nacional[editar | editar código-fonte]

A Bélgica, tanto a seleção de futebol nacional, quanto as equipes da primeira divisão têm uma reputação para o jogo físico. Isso veio como resultado de uma falta de jogadores tecnicamente qualificados e de estrangeiros não autorizados a jogar na Bélgica, devido a restrições legais. Isso mudou após a lei Bosman, que forçou a liberalização do mercado de jogadores de futebol na Europa. Em resposta, os clubes belgas começaram a comprar jogadores desconhecidos da Europa Oriental, América do Sul e África. Isto tem duas consequências contraditórias. Por um lado, a equipe nacional foi enfraquecida pela oportunidade reduzida para os jogadores nativos de ganharem uma vaga na equipe nacional. Por outro lado, a Jupiler League reforçou o seu estatuto de uma liga de entrada para os jogadores que depois passam a jogar em alguns dos maiores clubes europeus.

Jupiler League[editar | editar código-fonte]

O primeiro campeonato belga de futebol, a Jupiler League é uma das mais antigas do mundo. Desde 1986 acontecem jogos oficiais. A primeira divisão é nomeada assim pois o patrocinador principal da liga é a fábrica de cerveja Jupiler.

O campeão se qualifica diretamente para a Liga dos Campeões, enquanto o segundo colocado pega a repescagem. A Primeira Divisão é constituída por 18 equipes e 3 são rebaixadas para a segunda divisão.

Equipes na temporada 2008-2009 da Jupiler League:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.