Futebol no México

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O futebol no México é tido como o esporte mais popular do país. Acredita-se geralmente que futebol foi introduzido no México por Cornish mineiros no final do século XIX. Em 1902 uma equipe de cinco-campeonato ainda surgiu com uma forte influência Inglês. O futebol tornou-se um esporte profissional em 1943. Desde o "era profissional" começou, principais clubes do México têm sido Guadalajara com 11 campeonatos, América e Toluca com 10. No futebol muitos jogadores mexicanos foram levantadas para o nível de lenda, mas dois deles receberam o reconhecimento internacional acima os outros. Antonio Carbajal foi o primeiro jogador a aparecer em cinco Copas do Mundo, e Hugo Sánchez foi eleito o melhor jogador da CONCACAF do século XX pela IFFHS. Os maiores estádios mexicanos são Estádio Azteca, Estádio Olímpico Universitário e Estádio Jalisco.

O futebol tem sido jogado profissionalmente no México desde 1900. O primeiro clube mexicano, Pachuca CF, ainda existe. Desde 1996, o país teve duas temporadas divididas ao invés de um longo período tradicional. Há duas divisões separadas e playoff da liga. Este sistema é comum em toda América Latina. Depois de muitos anos de chamar o temporadas regulares como "Verano" (Verão) e "Invierno" (Inverno), a Primera División de México (México Primeira Divisão do campeonato) mudaram o nome da competição, e optou por um nome tradicional do "Apertura" (abertura) e "Clausura" (fechamento) de eventos. A divisão Apertura começa no meio do verão no México e termina antes do início oficial do inverno. A divisão Clausura começa durante o Ano Novo, e conclui na primavera.

O futebol mexicano tem quatro divisões, começando com a Primera División de México, Primera División A, Segunda División de México, e Tercera División de México. As equipes são promovidos e rebaixados pela Federación Mexicana de Fútbol Asociación. Rebaixamento é uma prática comum no futebol mexicano. Isso inclui com um clube da divisão da liga de topo se movendo para baixo, e um lado da divisão da liga inferior a subir.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol mexicano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.