Futuro alternativo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Na ficção científica, futuro alternativo ou futuro alternante é um conceito relativo às realidades alternativas, onde a partir de uma viagem no tempo ou de um simples evento divergente em determinado ponto no tempo, numa dessas realidades, surge uma linha temporal diferente da cronologia padrão representada na obra.[1]

A ideia de futuro alternativo tem relação com a da História futura, História alternativa e Ucronia. Na verdade, esses sub-gêneros literários lidam com futuros alternativos, mas o conceito de futuro alternativo é mais amplo, uma vez que pode estar ligado ao futuro alternativo de uma obra fictícia em específico[1] , enquanto a história alternativa e a ucronia versam sobre a História enquanto ciência, utilizando eventos que ocorreram no mundo real como argumento.

Os futuros alternativos são baseados na Interpretação de muitos mundos, teoria científica sobre universos paralelos, e com a ideia de Multiverso.[1] São utilizados pelos roteiristas de muitas histórias em quadrinhos, sobretudo da Marvel Comics e da DC Comics, para criar outras histórias com seus personagens, sem mexer na cronologia padrão da série de histórias.[1] No Cinema, pode-se citar Back to the Future (Parte 2), Universo Espelho (Star Trek), X-Men: Apocalipse[2] e A Sound of Thunder.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d Clare Neumann (15 de março de 2013). Entenda como universos alternativos funcionam na Marvel e DC. Página visitada em 20/04/2014. Cópia arquivada em 22/01/2014.
  2. papelpop.com. “X-Men: Apocalipse”: mutantes vão ganhar novo filme em 2016. Página visitada em 20/04/2014. Cópia arquivada em 21/04/2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre ficção científica e fantasia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.