Fuwa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um restaurante em Pequim exibe as mascotes, em 2008

Fuwa é o nome do grupo dos mascotes olímpicos das olimpíadas de Beijing 2008. Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini são as mascotes que simbolizam os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, em Pequim. Em inglês, são chamados The Friendlies (Os Amistosos) e em chinês usa-se o termo 福娃 (Fúwá, que quer dizer "Crianças de boa sorte"). Foram apresentados publicamente em 11 de Novembro de 2005, a 1.000 dias exactos do início dos Jogos.

O nome das mascotes corresponde a uma repetição das sílabas da frase "Běijīng huānyíng nǐ" (Pequim dá-vos as boas-vindas). Houve acesa polémica em relação a que animal deveria representar o país (consideravam-se as opções do panda, macaco, tigre e dragão, entre outras) e foram escolhidos cinco animais característicos do país. A eleição destes animais tem muito simbolismo já que representam as cinco cores dos anéis olímpicos e os cinco elementos tradicionais chineses (metal, madeira, água, fogo e terra).

Cada mascote representa um continente diferente, de acordo com sua cor, que são as mesmas utilizadas nos Aros Olímpicos. Beibei representa a Europa; Jingjing representa a África; Huanhuan representa a América; Yingying representa a Ásia; e Nini representa a Oceania.

Mascotes[editar | editar código-fonte]

Nome Sexo Cor Design Elemento Personalidade Idéia Esporte Inspiração Nota
Beibei
贝贝
Feminino Azul Peixe Água Generosidade, pureza Prosperidade Esportes aquáticos : Natação, Pólo aquático Imagens decorativas do Ano novo chinês; Desenhos em artefactos neolíticos Na cultura tradicional chinesa, o peixe representa prosperidade já que o seu ideograma (魚 / 鱼) se assemelha ao de abundância (餘 / 余).
Jīngjing
晶晶
Masculino Preto Panda Madeira Honestidade, otimismo Felicidade Esportes que usam a força: Halterofilismo, Judo Dinastia Song, porcelanas antigas O panda é um dos símbolos nacionais da China e da protecção ambiental
Huanhuan
欢欢
Masculino Vermelho Chama Olímpica Fogo Entusiasmo Paixão Esportes que usam a bola : Futebol, basquetebol,Voleibol Desenhos de chamas nas Grutas Mogao Representa o Lema Olímpico «Citius, Altius, Fortius» (Mais rápido, mais alto, mais forte)
Yingying
迎迎
Masculino Amarelo Antílope-tibetano Terra Vivacidade, astúcia Saúde Atletismo Costumes do Tibete e Xinjiang O antílope é um dos animais mais velozes. É símbolo do planalto tibetano
Nīni
妮妮
Feminino Verde Andorinha Ar Inocência Boa sorte Ginástica Pipa ou papagaio As andorinhas são vistas como "mensageiras da Primavera" e simbolizam a boa sorte. O seu ideograma (燕) é usado no antigo nome de Pequim, Yanjing (燕京).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]