Gás de elétrons bidimensional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Heteroestruturas correspondente ao diagrama de limite de banda de condução de EC e de nível de Fermi EF deterimina a densidade de elétrons no gás de elétrons bidimensional. A forma de níveis quantificados no poço triangular de forma ideal apenas um deles se situa abaixo deEF.

Um gás de elétrons bidimensional (2DEG em inglês) é um gás de elétrons livres[1] para se mover em duas dimensões, mas firmemente confinado na terceira. Este confinamento firme conduz a níveis de energia quantizadas para o movimento nesse sentido, o qual pode então ser ignorado na maioria dos problemas. Assim, os elétrons parecem uma folha bidimensional incorporada em um mundo tridimensional [2] [3] [4] .

Referências

  1. Gás de elétrons(2DEG) PUC (02-Jan-1998). Visitado em 10/Dez/2013.
  2. Rafael Leal da Silva (2012). PROPRIEDADES FÍSICAS DE UM GÁS DE ELÉTRONS 2D NA PRESENÇA DA INTERAÇÃO SPIN- ÓRBITA DO TIPO DRESSELHAUSS Universidade Federal do Piauí. Visitado em 10/dez./2013.
  3. Mário José de Oliveira (8 de dezembro de 2009). Gás de elétrons Instituto de Física Universidade de São Paulo. Visitado em 10/dez./2013.
  4. Euzi Conceição Fernandes da Silva (01 de março de 2002). Investigação da estrutura eletrônica de um gás bidimensional de elétrons confinado nas proximidades de pontos quânticos, utilizando medidas do efeito Shubnikov-de Haas, do efeito Hall e de fotoluminescência Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Visitado em 10/dez./2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.