Gêmeas Nete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gêmeas Nete
Informação geral
Também conhecido(a) como La gemelle Nete
Origem Trinità, província de Cuneo
País  Itália
Gênero(s) música popular, folk
Período em atividade anos 1940anos 1980
Integrantes Neta Costamagna
China Costamagna

Gêmeas Nete (em Italiano Le gemelle Nete) foi um duo italiano de cantoras de música popular das décadas de 1940 e 1950 até aos anos 80.

História[editar | editar código-fonte]

Nascidas em 1911, em Trinità, província de Cuneo, começaram a trabalhar como costureiras: Neta (Anna) especializando-se com as camisas, e China (Domenica) nos bordados. Aprenderam a tocar violão e bandolim sozinhas.[1]

Durante mais de quarenta anos, cantaram e tocaram as mais conhecidas canções populares dos trabalhadores e do milagre econômico, o Boom Económico Italiano, gravando discos e participando de programas televisivos.

China faleceu em 1990. Neta continuou a atividade artística com outros cantores e grupos: em 2001, por ocasião dos seus 90 anosde idade, foi publicado um livro que contava a atividade artística do grupo, com introdução, entre outros, de Renzo Arbore, Aldo Grasso e Michele Serra [2] . Neta faleceu em 2002[3] .

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • All'ombra di Gaia. Romanzo con figure: le gemelle Nete; di Marita Rosa, 2010, Edição Ass. Primalpe Costanzo Martini, pag. 190.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Italy.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Itália, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.