G-Man (Half-Life)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde agosto de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.


G-Man é uma personagem da série Half Life. É conhecido pelo seu comportamento peculiar e habilidades sobre-humanas. Ninguém sabe quem realmente é o G-Man. É um homem alto de etnia caucasiana, com roupa formal azul com gravata roxa e porta sempre uma maleta consigo.

Nome[editar | editar código-fonte]

O nome G-man aparece no modo online de Half Life, é a única referencia à esse nome, mas na expansão do jogo que veio no ano seguinte, Half Life: Opposing Force, Adrian Shephard acha que ele é um "homem do governo" (government man) e o apelida de G-man.

Aparições[editar | editar código-fonte]

A marca registrada de G-Man são suas aparições. Prestando-se muita atenção em certas partes do ambiente é possível vê-lo ou em áreas de difícil ou nenhum acesso ou que ele não teria como sair. Quase sempre aparece observando o personagem à distância.

Usando comandos de console, os jogadores podem chegar perto dele, porém não é possível feri-lo - no Half-Life 1 e suas expansões e nem no Half-life 2 e seus Episódios - ou interagir com ele durante suas aparições.

Paranormalidade[editar | editar código-fonte]

É bem possível afirmar que G-Man possui poderes paranormais, é visível que ele pode controlar o tempo e o espaço criando portais, se teletransportando e congelando pessoas no tempo.

Teorias[editar | editar código-fonte]

Por G-Man ser um personagem com objetivos não muito claros, fãs criaram diversas teorias sobre ele, como por exemplo a de ele ser Gordon Freeman no futuro. Abaixo algumas teorias.

Gordon Freeman do futuro: Relatos e comparações dizem que G-Man é Gordon Freeman vindo do futuro. As chances são bem pequenas dessa teoria ser verdadeira, mas uma explicação plausível seria a de G-Man estar manipulando seus próprios passos dentro da Black Mesa. É impossível pois pode-se observar que Gordon Freeman foi "congelado" por G-Man durante 20 anos, ele acorda em City 17 em Half Life 2. Logo, se Gordon Freeman fosse o G-Man do passado, G-Man estaria 20 anos mais novo, o que não acontece e, apesar de que poucos sabem, essa teoria se torna obsoleta pois, no final do primeiro Half Life, o jogador pode recusar a oferta de G-man, que, como ele próprio diz:

-Se você não aceitar... Bem... Posso te oferecer uma batalha que você não pode ganhar.

E assim manda freeman para um campo de batalha rodeado de inimigos e desarmado. Dessa forma G-man não poderia existir, pois estaria criando algo parecido com o Paradoxo do Avô. O G-man não pode ser gordon freeman pois gordon tem a cor da pele branca "normal" mas G-man tem a pele cinza.

Homem do Governo: Dizem boatos que G-Man é um homem do governo, e não só por causa de seu nome, ele parece controlar as unidades HECU, tropas especiais mandadas para conter o acidente e eliminar testemunhas em Black Mesa.

Porém, não há como um simples Homem Do Governo controlar o espaço e o tempo.

Alienígena: A pedra Borealis só pode ser vista na batalha de Nihilanth, pelo fato de não ter portas, crê-se que G-Man criou um portal, roubou uma pedra e foi embora. Fontes não confiáveis dizem que no cenário antes da batalha Nihilanth, este diz: "Don't trust him, he is not a human!" (Não confie nele, ele não é humano"). Para esta suposta frase dita por Nihilanth leva-se a crer também que G-Man enganou o líder de Xen (Nihilanth) e roubou a pedra Borealis.

As características do G-Man como estatura são bem parecidas com o exército alienígena Combine.

Em Half Life Opposing Force, é possível ver G-Man armando a bomba que Adrian Shepard desarmou, o que destruiu a Black Mesa e impossibilitou os Combines de pegarem a Máquina de Ressonância e até mesmo a Pedra Borealis. Logo, G-Man pode querer eliminar os Combines.

Mestre do tempo espaço: Ele poderia ser alguém ou alguma coisa feita para controlar o decorrer dos acontecimento para que tudo corra da maneira planejada, e os indícios estão em seus poderes, suas frases como "You will understand this at the time..." (Você entenderá isso com o tempo...) se encaixa perfeitamente. Os planos de Nihilant podem ter alterado o curso do tempo e G-Man entrou em ação para reparar o dano.

A teoria do Homem do Casaco de 1999: a teoria não é muito clara, veio de um fã que teve um amigo que trabalhou nos estúdios da Valve, que simplesmente diz que o "G-Man" tem o nome verdadeiro de "Homem do Casaco de 1999" ou seja que a suposta teoria que o ser G-Man foi um personagem criado pela Valve por alguma inspiração, e disse também, que em Half-Life 3 pode haver referencias a esse nome, e que na suposta guerra das 7 horas o desabamento espacial ocorreu na dimensão dos Combines, o que é desabamento espacial, seria simplesmente a destruição de uma galáxia, a teoria não foi explica direito, mas se for verdade, G-Man é o "Homem do Casaco de 1999"