G Barbosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de GBarbosa)
Ir para: navegação, pesquisa
G Barbosa
Loja da rede em Feira de Santana.
Slogan Tudo pra você
Tipo Privada
Fundação 1955
Fundador(es) Gentil Barbosa e Noel Barbosa
Sede Aracaju, Brasil
Locais Sergipe
Alagoas
Bahia
Ceará
Pernambuco
Proprietário(s) Cencosud
Empregados 12.000
Produtos Atacado e Varejo
Página oficial www.gbarbosa.com.br

G Barbosa é uma rede brasileira de supermercados e hipermercados fundada no estado de Sergipe em 13 de julho de 1955.[1] Atualmente a rede faz parte do grupo chileno Cencosud.[2]

Acumula mais de 150 estabelecimentos distribuídos entre supermercados, hipermercados, eletro shows e farmácias nos estados de Sergipe, Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco além de empregar mais de 12.000 colaboradores.[3] Dados de 2010 apontam a rede como a quarta maior rede de supermercados do país.[4]

Hipermercados[editar | editar código-fonte]

Sergipe
Alagoas
Pernambuco
Bahia
Ceará

História[editar | editar código-fonte]

A princípio tratava-se de uma mercearia que vendia secos e molhados, no centro da capital Aracaju. Em 1961, a primeira filial foi aberta no município sergipano de Tobias Barreto e em 1963, o primeiro supermercado do grupo, focado nas classes de menor poder aquisitivo foi inaugurado em Aracaju. Ao longo dos anos, foi abrindo muitas outras lojas em Aracaju e no interior do estado. No início da década de 1980, o GBarbosa chegou ao interior da Bahia, com a criação da filial na cidade de Esplanada. Em outubro de 2000, a marca estreou na capital da baiana, Salvador. Nesse mesmo ano a rede passou a comercializar produtos Farmacêuticos através das Farmácias GBarbosa.

Em 2001, a rede sergipana foi vendida para o grupo holandês Royal Ahold, ao preço de R$ 630 milhões.[5] . No entanto, o grupo só ficou mais de quatro anos no controle da empresa, pois entrou em crise na Europa e foi acusado por autoridades financeiras de formar um cartel nos estados de Sergipe e Bahia, já que também era dono da rede Bompreço. Após especulações, a venda do G.Barbosa foi confirmada em abril de 2005 para o fundo de investimentos americano Acon Investments.[6] .

Em agosto de 2006, a rede supermercadista se estabeleceu na capital de Alagoas, onde hoje conta com cinco unidades.

Desde novembro de 2007, a rede nascida e criada em Sergipe passou a ser comandada pela varejista chilena Cencosud, que escolheu a marca como a principal bandeira a ser trabalhada no Brasil. A compra foi acertada ao preço de US$ 430 milhões.[7] .

Em 2011, a rede deu continuidade ao crescimento e se estabeleceu na cidade de Fortaleza com mais quatro lojas no formato de supermercado, com a compra da rede cearense SuperFamília.[8] . Na mesma época, aumentou seu domínio na Bahia, ao comprar e incorporar os Supermercados Cardoso, de Jequié.[9] .

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.