GDDR

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

GDDR (Graphics Double Data Rate) é uma memória desenvolvida especificamente para utilização em placas gráficas.

Utilização[editar | editar código-fonte]

Memórias RAM também são usadas em placas de vídeo, para formar o circuito de memória de vídeo. Até muito recentemente, a memória de vídeo usava exatamente a mesma tecnologia da memória RAM que é instalada na placa-mãe.

Placas de vídeo de alto desempenho, no entanto, estavam precisando de memórias mais rápidas do que as usadas convencionalmente no PC.

Com isso optou-se por usar memórias com as tecnologias DDR2 e DDR3.

Só que as memórias DDR2 e DDR3 usadas em placas de vídeo têm características diferentes das memórias DDR2 e DDR3 usadas no PC – especialmente a tensão de alimentação.

Por este motivo é que elas são chamadas GDDR2 e GDDR3 (o “G” vem de “Gráfica”).

As memórias DDR operam a 2,5V enquanto as memórias DDR2 operam a 1,8V, levando a um menor consumo elétrico e uma menor geração de calor.

As memórias GDDR2 continuam operando a 2,5 V. Como rodam a clocks mais altos do que as memórias DDR, elas geram mais calor do que estas. É por este motivo que as memórias GDDR2 foram pouco usadas como memória de vídeo – somente as placas GeForce FX 5700 Ultra e GeForce FX 5800 Ultra usaram esse tipo de memória.

Inclusive pouco tempo depois do lançamento da GeForce FX 5700 Ultra vários fabricantes lançaram modelos desta placa usando memórias GDDR3, possivelmente para amenizar os efeitos de calor e consumo provocados pelo uso das memórias GDDR2.

Já as memórias GDDR3 podem operar a 2,0 V (no caso das memórias da Samsung) ou a 1,8 V (no caso das memórias dos outros fabricantes), resolvendo o problema do aquecimento. É por este motivo que este tipo de memória é usado pelas placas de vídeo de alto desempenho.

Memórias DDR3 já foram lançadas para o PC, e são alimentadas com 1,5 V, diferenciando-se, assim, das memórias GDDR3.

Fisicamente falando, as memórias GDDR2 e GDDR3 usam o encapsulamento BGA (Ball Grid Array).

É impossível detectar visualmente se um chip de memória é GDDR2 ou GDDR3. A saída é ir a um site de busca ou ao site do fabricante da memória e procurar pelo número que está impresso na memória.

Tipos de Memória GDDR[editar | editar código-fonte]

DDR[editar | editar código-fonte]

Nesta primeira geração está a tensão VDD / VDDQ com 4.6 KH, resultando em 3.0 V Com taxas de pulso de disparo de 183 a 500 Megahertz e as latências LIDAS de 3, 4 e 5 ciclos de pulso de disparo, resultando numa taxa máxima de fluxo de informação de 16 GB/s com o barramento 128-Bit. A GDDR1 trabalha como (PC) - a memória do GDR com um Prefetch dobro.

GDDR2[editar | editar código-fonte]

GDDR2 representou uma etapa intermediária impopular com o avanço de GDDR, que parte de GDDR. As características eram a tensão VDD/VDDQ de 2.5/1.8 V, taxas de pulso de disparo de 400 a 500 megahertz e latências LIDAS de 5, 6 e 7 ciclos de pulso de disparo. Assim resultando numa taxa máxima de informação de 32 GB/s com o barramento 256-Bit.

GDDR3[editar | editar código-fonte]

GDDR3 é fornecido com uma tensão VDD/VDDQ por 1.8/1.8 V. Com taxas de pulso de disparo de 500 a 800 megahertz e de latências LIDAS de 5 a 9 ciclos de pulso de disparo, com taxa máxima de 51.2 GB/s é possível com o barramento 256-Bit. GDDR3 trabalha como (PC) - DDR2-Speicher com um Prefetch quádruplo, ele transferirá assim 4 informações a cada dois ciclos de processamento.

GDDR3 aconteceu com ATI esboçado e veio para a primeira vez com isso nVidia GeForce FX 5700 Ultra e mais tarde com o GeForce 6800 Ultra ao emprego. Com ATI a memória tornou-se para a primeira vez com aquela Radeon Blocos X800. Promova os produtos well-known, com que o uso GDDR3 encontra, são Sony Playstation 3 (TA 256 para o mapa do diagrama) e Microsoft Xbox 360 (a TA 512 é usada ao mesmo tempo pelo CPU e pelo GPU) e no XBOX One (como sua memória unificada).

As memórias GDDR3 geralmente estão presentes em placas de vídeo tais como GeForce 9. Se denomina assim por ser posterior aos modelos DDR2 e DDR, por poder acessar os dados armazenados em si em velocidades muito maiores que os modelos anteriores por possuir uma voltagem menor e algumas revisões perante os outros.

GDDR4[editar | editar código-fonte]

A pioneira na produção das memórias GDDR4 é a Samsung em 5 de Julho 2006. Teste a amostra de Hynix esteja disponível; presumivelmente as freqüências de pulso de disparo até 1.45 gigahertz são possíveis. Assim um flow-rate máximo da informação deve ser conseguido por até 92.8 GB/s com o emperramento 256-Bit. GDDR4 trabalha como (PC) - o DDR3-Speicher com um Prefetch eightfold. O primeiro mapa do diagrama, em que GDDR4 com uma freqüência de pulso de disparo era eigesetzt por 1GHz, é o X1950 XTX de ATI.

GDDR5[editar | editar código-fonte]

A memória GDDR5 (Graphics Double Data Rate, versão 5) é um tipo de memória para a placa gráfica. Ela é a sucessora do GDDR4 e está atualmente disponível para o público em geral em algumas placas gráficas da empresa Nvidia e ATI e nos consoles PlayStation 4 como sua memória unificada.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]