GIMPshop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
GIMPshop
{{{logotipo}}}
Desenvolvedor Scott Moschella
Versão estável 2.6.11 (20 de janeiro de 2012; há 136 semanas e 5 dias)
Sistema operacional Mac OS X, Linux, Microsoft Windows.
Gênero(s) Editores gráficos
Licença GNU GPL
Página oficial GIMPshop
GIMPShop 2.2.8

GIMPshop é uma modificação livre e de código aberto do GIMP que visa emular a interface do Adobe Photoshop. O objetivo principal é fazer os usuários do Photoshop usarem o GIMP com mais facilidade.

Criado por Scott Moschella, foi desenvolvido originalmente para Mac OS X (usando o X11), e foi convertido para Windows e Linux.

Todos os recursos do GIMP estão disponíveis, ao mesmo tempo em que procura resolver os principais problemas apontados na interface do programa: no GIMPshop a estrutura dos menus, além das terminologias, foi reorganizada para reproduzir a do Photoshop, e, na versão para Windows, é possível utilizar um plugin chamado "Deweirdifier" (em tradução livre, "desesquisitificador") para combinar as inúmeras janelas do programa em uma maneira similar a interface de múltiplos documentos (em inglês Multiple document interface) usada na maioria dos aplicativos gráficos para Windows.

A partir de março de 2006, é possível utilizar plugins do Photoshop, através de um plugin conversor chamado pspi [1] , além de ser possível utilizar ainda os plugins, filtros e pincéis próprios do GIMP.

Devido às mudanças na interface, muitos tutoriais para o Photoshop podem ser seguidos a risca no GIMPshop, e muitos outros podem ser adaptados para o programa com um mínimo de esforço.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. pspi plugin para GIMP que o torna compatível com os plugins para Photoshop.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]