GKN

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
GKN plc
Empresa de capital aberto
Cotação LSE: GKN
Atividade
Fundação 1759 (1759) em Dowlais, País de Gales
Sede Redditch, Worcestershire - Inglaterra
Pessoas-chave
  • Michael Turner, CBE
  • (Presidente do conselho de administração)
  • Nigel Stein
  • (Diretor executivo)
Empregados 58,000 (2017)[1]
Produtos Componentes de veículos e aeronaves
Divisões GKN Driveline, GKN Aerospace, GKN Land Systems, GKN Powder Metallurgy
Lucro £509 milhões (2017)[2]
Faturamento £9,671 milhões (2017)[2]
Website oficial www.gkn.com

GKN plc (LSE: GKN) é uma empresa britânica de engenharia, anteriormente um dos maiores fabricantes de autopeças. O grupo era conhecido anteriormente como Guest, Keen and Nettlefolds e pode rastrear suas origens por volta de 1759 no nascimento da revolução industrial. Ela está listada na Bolsa de Valores de Londres e é uma componente do índice FTSE 100.

Resumo da empresa[editar | editar código-fonte]

Em 9 de julho de 1900, a Companhia de Ferro Dowlais e a empresa de Arthur Keen Patent Nut and Bolt Company fundiram para formar a Guest, Keen & Co. Ltd.

Nettlefolds Limited, uma empresa líder na produção de peças, tinha sido estabelecida em Smethwick, em 1854, foi adquirido em 1902 e que conduziu à alteração do nome para Guest, Keen and Nettlefolds.

Estas fusões anunciava meio século em que o nome se tornou sinônimo GKN com a fabricação de parafusos, porcas, e outros tipos de peças. A empresa refletiu a integração vertical na moda no momento em que empresas aderem a atividades de extração do carvão e do minério de ferro e aço, e de tornar a indústria transformadora de produtos acabados.

Em 1994, a GKN adquiriu os negócios da produção de helicópteros e de veículos blindados da Westland Aircraft. Em 1998, o negócio de veículos blindados foi vendido para Alvis plc, e posteriormente incorporada com a Alvis Vickers Ltd. Em julho de 2000 a Finmeccanica e a GKN acordaram em fundir as suas respectivas filiais de helicóptero para formar a AgustaWestland. Em 2004, a GKN havia completado a venda de 50% de sua participação na AgustaWestland para Finmeccanica.

Desde o final dos anos 90, a empresa construiu um grande negócio global em pulvimetalurgia, que funciona com o nome de GKN Sinter Metals.

GKN no Brasil[editar | editar código-fonte]

A GKN do Brasil tem sua origem nas empresas do grupo Albarus, onde se denominava ATH (Albarus Transmissões Homocinéticas). Em 2000, 100% de suas ações foram assumidas pela GKN Industries, da Inglaterra, que possui unidades industriais em países do mundo inteiro e detém 40% do mercado mundial de juntas homocinéticas. Uma das líderes na América do Sul em seu mercado, atualmente a GKN do Brasil produz 3.600.000 semi-eixos homocinéticos por ano nas suas duas indústrias do Rio Grande do Sul, uma em Porto Alegre fundada em 1972, e a outra em Charqueadas, além de escritórios de vendas em São Paulo.

Nos últimos quatro anos, a GKN do Brasil investiu cerca de R$ 160 milhões nas duas unidades que mantém no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e Charqueadas. A empresa produz semi-eixos homocinéticos (SEH), juntas fixas e juntas deslizantes para veículos.

A unidade de Porto Alegre fornece autopeças a todas as montadoras instaladas no Brasil. Do total de veículos em circulação no Brasil, 83% possuem semi-eixos com o selo GKN. Entre eles, estão os modelos Hilux e Corolla.

Já a unidade de Metalurgia do Pó, a GKN Sinter Metals, fica localizada na cidade de Hortolândia, interior de São Paulo, e produz cubos de transmissão e polias.

Referências

  1. «About us». gkn.com. Consultado em 7 de abril de 2017. Arquivado do original em 6 de dezembro de 2016 
  2. a b «Preliminary Results 2017» (PDF). GKN. Consultado em 9 de março de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.