GM Daewoo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

GM Daewoo (GM Daewoo Auto & Technology ou GMDAT, 지엠대우) foi fundada como National Motor em 1937 em Bupyeong-gu, Incheon, Coreia do Sul. Após mudar seu nome para Saenara Motor em 1962, a empresa foi comprada pela Shinjin Industrial em 1965, que mudou seu nome novamente para Shinjin Motor, estabelecendo colaborações com a Toyota.

Após a Toyota abandonar a parceria em 1972, Shinjin Motor celebrou uma parceria com a General Motors denominada General Motors Korea, tendo seu nome mudado em 1976 para Saehan Motor.

Em 1982 o Grupo Daewoo ganhou seu controle e mudou o nome da joint venture para Daewoo Motor. No início dos anos 90 a companhia iniciou uma forte expansão por vários mercados do mundo. Até 1996 todos os seus modelos eram baseado em modelos da General Motors (GM).

Em 2001 a General Motors decidiu comprar a maior parte dos ativos da Daewoo Motor para formar a GM Daewoo. Esta companhia iniciou suas operações em 17 de outubro de 2002, com a GM e seus parceiros Suzuki e SAIC detendo uma participação de 66,7% e gerando investimentos de 400 milhões de dólares. A participação remanescente de 33,3% é detida pelo Banco de Desenvolvimento da Coreia e outros credores coreanos, correspondendo a um investimento de 197 milhões de dólares. Foram excluídas do negócio 15 fábricas, especialmente as fábricas mais antigas da Daewoo em Bupyeong, que agora operam sob o nome de Daewoo Incheon Motor Company como fornecedor de peças para a GM Daewoo; General Motors pretende comprar estas fábricas até 2008. Em fevereiro de 2005, a GM investiu 49 milhões de dólares para aumentar sua participação para 48,2%. Adicionalmente, a GM adquiriu 6.9 milhões de açõe da GM Daewoo no valor de 21 milhões de dólares de propriedade da Suzuki Motors em agosto do mesmo ano. Desta forma, a participação total da General Motors passou a totalizar 50,9%. A Suzuki ainda possui 11% da GMDAT mas especula-se que esteja negociando a venda desta participação para a GM.

A GMDAT tem centros de design, engenharia, pesquisa & desenvolvimento aos quais são delegados o desenvolvimento de vários produtos GM. Em 25 de novembro de 2003 o centro de design foi transferido para um prédio do complexo da sede da empresa em Bupyeong e recebeu a responsabilidade de desenhar um novo utilitário esportivo sobre a plataforma Theta, a ser apresentado em 2006. Neste mesmo ano a GM delegou formalmente à GMDAT o desenvolvimento de futuros modelos compactos (de acordo como padrão europeu, ou "minicarros"/subcompactos, em conformidade com o padrão americano).

GMDAT tem fábricas de montagem na Coreia do Sul e uma linha de montagem no Vietnam. Modelos desenvolvidos pela GMDAT também são montados na China, Tailândia, Índia e Colômbia (desde fevereiro de 2005). Seus modelos são comercializados em mais de 140 países. Em 2004, a GMDAT vendeu mais de 900 000 veículos em todo o mundo.

Lista de modelos[editar | editar código-fonte]

Daewoo Espero.

Carros de passeio[editar | editar código-fonte]

Protótipos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]