GNU readline

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
GNU readline
Desenvolvedor Brian Fox, Chet Ramey
Versão estável 6.1 (1 de janeiro de 2010; há 247 semanas e 6 dias)
Sistema operacional Multi plataforma (POSIX)
Licença GNU General Public License
Página oficial Sítio Oficial (em inglês)., acessado pela última vez há 247 semanas e 2 dias

GNU readline é uma biblioteca de software desenvolvida e mantida pelo projeto GNU e publicada sobre a licença GPL. Sua função é prover funcionalidades extras na edição de linha de comando, possibilitando completamento pela tecla Tab, movimentação do cursor para trás através de Ctrl+B e para frente com Ctrl+F. A maior parte destes atalhos imita o comportamento de outros softwares do projeto GNU, como por exemplo o Emacs e o Vi.

Um projeto que faz uso desta biblioteca é o interpretador de comandos bash. Ela é portável e permite que as aplicações mostrem comportamento semelhante em diversos sistemas operacionais.

Muitas críticas são feitas a biblioteca, uma inclusive partindo da própria página de manual da GNU readline que a descreve como "grande demais e lenta demais".[1] Outro problema é a licença GPL que obriga todo software que a utiliza a também se licenciar sob GPL. Há alternativas como as bibliotecas Tecla e Editline que são tidas como alternativas a GNU readline e estão sob licença BSD.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.