GParted

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
GParted
GParted.png
Desenvolvedor vários (SourceForge)
Versão estável 0.14.1 (13 de dezembro de 2012; há 83 semanas e 6 dias)
Sistema operacional Multiplataforma
Gênero(s) Particionador de disco
Licença GNU GPL
Página oficial gparted.sourceforge.net

GParted (ou Gnome Partition Editor) é o aplicativo GNOME para edição de partições. Suas funções são as de detectar, ler, criar, destruir, redimensionar, verificar, mover e copiar partições e seus sistemas de arquivos (sistemas de ficheiros em Portugal). É usado para criar espaço para novos sistemas operacionais (operativos em Portugal), reorganizar o uso do disco rígido, copiar dados e "espelhar" uma partição em outra.

Utiliza GNU Parted (libparted) para detectar e manipular dispositivos e tabelas de partição enquanto outras ferramentas (opcionais) possibilitam o uso de sistemas de arquivo não incluídos no libparted. Os pacotes opcionais são detectados na inicialização do programa e não precisam de uma recompilação do GParted.

O GParted é escrito em C++ e usa o toolkit gráfico gtkmm, visando manter a interface gráfica o mais simples possível, em conformidade com o Human Interface Guidelines.

Existem também versões Live CD e Live USB, baseadas no Gentoo Linux com o Linux 2.6. São atualizados a cada nova versão GParted. A versão Live USB é idêntica ao Live CD exceto alguns scripts de boot modificados. O programa pode ser encontrado também em outros live CDs GNU/Linux, incluindo versões recentes do Knoppix.

O programa não deve ser confundido com o GNU Parted, o utilitário em linha de comando publicado pela Free Software Foundation.

Em algumas distribuições baseada em Debian como a versão Ubuntu 9.04 não vem habilitado por padrão para formatar em NTFS uma partição, para isso basta instalar além do pacote gparted, o pacote ntfsprogs pelo Synaptic.

Recursos: sistemas de arquivos e partições[editar | editar código-fonte]

SA Detectar Ler Criar Ampliar Encolher Mover Copiar Verificar
ext2
ext3
ext4
FAT16
FAT32
HFS
HFS+
JFS
swap
lvm2
NTFS
Reiser4
ReiserFS
UFS
XFS parcial

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.