TV Grande Rio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de GRTV)
Ir para: navegação, pesquisa
TV Grande Rio
Rádio e Televisão Grande Rio FM Stereo Ltda.
TV Grande Rio

 Brasil
Cidade de concessão Petrolina, PE
Canais
2 (1991-2012)
19 (2012-atual) analógico
18 digital
Outros canais (Salgueiro) UHF 18 (Araripina) VHF 9

(Dormentes) VHF 17

Slogan A Gente Faz, Pra Você
Rede Rede Globo
Fundação 1 de agosto de 1991 (23 anos)
Prefixo ZYB 304
Cobertura Oeste de Pernambuco.
Página oficial TV Grande Rio (site)
G1 Petrolina e Região (notícias)
GE Petrolina e Região (esportes)

A TV Grande Rio é uma emissora de televisão brasileira com sede em Petrolina, PE. Transmite para sua região de cobertura a programação da Rede Globo além de gerar programas locais como o telejornal GRTV. Opera no canal 19 UHF e 19.1 HDTV.

A emissora sofre concorrência direta de outra afiliada da Rede Globo, a TV São Francisco de Juazeiro, já que pela proximidade o sinal de uma invade a área da outra nas cidades onde estão as geradoras, separadas apenas pelo rio São Francisco.

História[editar | editar código-fonte]

Inaugurada em 1 de agosto de 1991, foi a 3ª emissora de TV a ser inaugurada no interior de Pernambuco. Um dia antes, foi inaugurada a TV Asa Branca de Caruaru.

Cobertura[editar | editar código-fonte]

A TV Grande Rio atende a área mais isolada de Pernambuco, cobrindo, além de Petrolina e Juazeiro/BA, cidades como Afrânio, Araripina, Exu, Belém de São Francisco, Ouricuri, Salgueiro, contemplando 22 municípios[1] ., além de cidades baianas (por invasão do sinal).

Para retransmitir seus sinais no interior, a TV Grande Rio utiliza, gratuitamente, infraestrutura pertencente ao Poder Público - torres de transmissão de prefeituras ou do Departamento de Telecomunicações de Pernambuco - Detelpe. A emissora estaria utilizando irregularmente concessões de RTV do Detelpe para retransmitir sua programação no Estado.[2] [3] .

Em 2012, a emissora inaugurou uma nova torre irradiante em Petrolina e alterou seu canal analógico do 02 VHF para o 19 UHF, ampliando seu alcance no entorno[4] e se prepara para inaugurar seu sinal digital.

Programas[editar | editar código-fonte]

A emissora segue normalmente a programação da Rede Globo gerada para os estados que seguem o mesmo Horário de Brasília, porém na vigência do Horário Brasileiro de Verão no Centro-Sul do Brasil a emissora adere à programação da Rede Fuso.

  • GRTV 1ª e 2ª edição

Já os retransmitidos da Rede Globo Nordeste são: Bom Dia Pernambuco,NETV (eventualmente para todo o estado em caso de edição especial ou na cobertura das eleições gerais como é o caso de 2014 com entrevistas a candidatos ao governo de Pernambuco) Globo Esporte PE, Globo Comunidade e Lance Final.

Equipe: Rembrandt Junior, Lúcio Surubim e Wilson Souza de Mendonça.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.