Gabrán mac Domangairt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gabrán mac Domangairt
Rei de Dál Riata
Governo
Reinado ca. 540 – 560
Antecessor Comgall mac Domangairt
Sucessor Conall mac Comgaill
Vida
Morte 560
Pai Domangart Réti

Gabrán mac Domangairt foi rei de Dál Riata no meio do século VI. Ele é o epônimo antepassado do Cenél nGabraín.

A evidência histórica de Gabrán está limitada ao conhecimento de sua morte nos anais irlandeses. É possível que sua morte deva estar ligada a uma migração ou fuga de Bridei mac Maelchon, mas isso pode não ser mais do que coincidência.1

Cenél nGabraín[editar | editar código-fonte]

A grande importância de Gabrán está em sua presumida ancestralidade do Cenél nGabraín,2 um clã que dominou o reino de Dál Riata até o final do século VII e continuou a fornecer reis depois disso. Os reis de Alba e da Escócia traçaram sua descendência através de Gabrán até seu avô Fergus Mór, que era visto como o fundador final da casa real nos séculos XVI e XVII, muito depois que a origem gaélica do reino tinha deixado de ter qualquer significado real.

Ao contrário de Loarn mac Eirc, o Senchus fer n-Alban não lista qualquer família dentro do Cenél nGabraín. Porém, os descendentes prováveis ​​de Gabrán, como Dúnchad mac Conaing e seus muitos parentes, parecem ter disputado a sucessão com os descendentes de Eochaid Buide, neto de Gabrán, de modo que esta ausência de segmentos explícitos no parentesco pode ser enganosa. Sharpe.3 A genealogia de David I da Escócia no Livro de Ballymote observa as seguintes divisões:

O domínio do Cenél nGabraín parece ter sido centrado em Kintyre e Knapdale e pode ter incluído Arran, Jura e Gigha. O título de rei de Kintyre é usado por uma série de presumidos reis do Cenél nGabrain. Duas prováveis ​​moradas reais são conhecidas: Dunadd, que fica no extremo norte de suas presumidas terras, e Aberte (ou Dún Aberte), que é muito provavelmente o atual Castelo de Dunaverty situado sobre o promontório ao lado de Southend.

Kilmartin pode ter sido um dos primeiros importantes locais cristãos em razão de sua proximidade com Dunadd e sua dedicação a São Martinho de Tours. No entanto, ali parece não haver qualquer local religioso da importância de Lismore nas terras do rival Cenél Loairn.

Notas

  1. Ver sobre Bridei mac Maelchon.
  2. Ver a discussão de Sharpe de Ioan mac Domnaill mac Gabráin, nota 258 para a Vida de Adomnán; a presunção de que o Cenél nGabráin leva seu nome a partir de Gabrán mac Domangairt é não mais do que isso.
  3. Sharpe, "The thriving of Dalriada", defende a insignificância desses segmentos.

Referências

  • Adomnán de Iona, Life of Saint Columba, tr. & ed. Richard Sharpe. Penguin, London, 1995. ISBN 0-14-044462-9
  • Bannerman, John, Studies in the History of Dalriada. Scottish Academic Press, Edinburgh, 1974. ISBN 0-7011-2040-1
  • Lane, Alan & Campbell, Ewan, Dunadd: An early Dalriadic capital, Oxbow Books, Oxford, 2000. ISBN 1-84217-024-4
  • Sharpe, Richard, "The thriving of Dalriada" in Simon Taylor (ed.), Kings, clerics and chronicles in Scotland 500–1297. Fourt Courts, Dublin, 2000. ISBN 1-85182-516-9


Título Real
Precedido por:
Comgall mac Domangairt
Rei de Dál Riata
ca.540–560
Sucedido por:
Conall mac Comgaill