Gabriel Braga Nunes
| Gabriel Braga Nunes | |
|---|---|
| Nome completo | Gabriel Braga Nunes |
| Nascimento | 7 de fevereiro de 1972 (40 anos) São Paulo, SP |
| Ocupação | Ator |
| IMDb: (inglês) (português) | |
Gabriel Braga Nunes (São Paulo, 7 de fevereiro de 1972) é um ator brasileiro. Filho da atriz Regina Braga e do diretor Celso Nunes, ficou conhecido por desempenhar uma série de vilões em telenovelas da Rede Globo até, em 2005, ser contratado pela Rede Record para participar da telenovela Essas Mulheres[1]. Na produção, baseada nos livros Senhora, Diva e Lucíola, de José de Alencar, interpretou seu primeiro protagonista, Fernando Seixas[2] bem como recebeu a sua primeira indicação ao Prêmio Contigo! na categoria "Melhor Ator"[3].
Nos cinco anos em que permaneceu na emissora, participou de cinco telenovelas diferentes, incluindo uma bem-sucedida parceira com o dramaturgo Lauro César Muniz, com quem trabalhou em Cidadão Brasileiro e em Poder Paralelo[4], ambas baseadas em obras anteriores: A primeira, na telenovela Escalada, também de Muniz[5], e a segunda, no livro Honra ou Vendetta, de Sílvio Lancellotti[6]. Ambas as produções foram bastante elogiadas pela crítica, e, pela última, onde interpretou Tony Castellamare, foi novamente indicado ao Prêmio Contigo! de melhor ator[7] bem como foi indicada na mesma categoria na edição de 2009 do Prêmio Arte Qualidade Brasil[8]. Em 2010, após o encerramento de Poder Paralelo, retornou à Rede Globo para participar do episódio "A Atormentada da Tijuca" na série As Cariocas[9]. Novamente colheu elogios pela sua interpretação[10][11] e, no final daquele ano, foi anunciado como o substituto do ator Fábio Assunção na telenovela Insensato Coração[12].
Índice |
[editar] Biografia
Filho da atriz Regina Braga e do diretor Celso Nunes. Formado em Artes Cênicas pela Unicamp, estreou na televisão em 1996, interpretando Mário na telenovela Razão de Viver, do SBT.[13] Depois disso, trabalhou em diversas telenovelas da Rede Globo, como O Beijo do Vampiro, Terra Nostra[14] e Anjo Mau[1][15].
Gabriel queria ser guitarrista e teve quatro bandas em São Paulo.[13] Aos 18 anos começou a fazer teatro e a guitarra ficou em segundo plano. "Deveria ter continuado com as aulas de música. Hoje, quando pego a guitarra, já não sai como antes. Também me arrependo de não ter viajado mais". Gabriel se arrepende, mas não faz disso um sofrimento. "Minhas escolhas sempre estiveram associadas à urgência. Fazia o que sentia e acho que as pessoas têm mais é de seguir sua intuição mesmo". Gabriel conta que sempre se apaixonou muito fácil, nunca foi o popular da escola e seus melhores amigos sempre foram as mulheres.
[editar] Record (2005-2010)
Em 2006, após a bem-sucedida exibição da telenovela Essas Mulheres, onde interpretou Fernando Seixas, Braga Nunes estrelou Cidadão Brasileiro como Antônio Maciel. Em 2009, Gabriel Braga Nunes protagonizou da novela Poder Paralelo com o personagem Antonio Castellamare, junto com a atriz Paloma Duarte[1] Após participar de cinco telenovelas em cinco anos, Braga Nunes resolveria tirar "férias" da televisão.
[editar] Retorno à Globo (2010 - atualidade)
No final de 2010, entretanto, o ator foi convidado à participar da minissérie As Cariocas, no capitulo "A Atormentada da Tijuca", interpretada por Paola Oliveira[4].
Gabriel interpretou o vilão Léo na novela das 9h Insensato Coração.[16][17] Após o encerramento desta novela, ele fechou contrato de 4 anos com a Rede Globo[18].
Em 2011, participará da peça Caminhos da Independência, interpretando Dom Pedro I.[19]
[editar] Vida pessoal
Gabriel Braga Nunes manteve um relacionamento com a cantora e atriz Danni Carlos por cerca de três anos. Em meados de 2005, o casal passou a morar junto[2], tendo se separado em 2007[20]. Em 2009, durante as gravações da telenovela Poder Paralelo, Braga Nunes se envolveu com a colega de elenco Paloma Duarte[21].
[editar] Carreira
[editar] Televisão
| Ano | Título | Papel | Ref. |
|---|---|---|---|
| 1996 | Razão de Viver | Mário | [1] |
| 1997 | Por Amor e Ódio | Lucas Toledo | [1] |
| Anjo Mau | Olavinho Jordão Ferraz | [4] | |
| 1999 | Terra Nostra | Augusto Neves Marcondes | [4][1] |
| 2000 | Mundo VIP | Ele mesmo | |
| Uga Uga | Otacílio | [1] | |
| 2001 | Estrela Guia | Guilherme Nunes | [4] |
| 2002 | O Quinto dos Infernos | Felício Pinto Coelho de Mendonça | [4] |
| O Beijo do Vampiro | Victor Victório | [4] | |
| 2003 | Zorra Total | Ele mesmo | |
| Kubanacan | Vítor | [1] | |
| 2004 | Os Aspones | Paulo Rodrigues Nunes Filho | |
| Sob Nova Direção | [22] | ||
| Senhora do Destino | Dirceu de Castro (jovem) | [4] | |
| 2005 | Linha Direta Justiça[nota 1] | Giuseppe Pistone | [23] |
| Essas Mulheres | Fernando Seixas | [4][1] | |
| 2006 | Cidadão Brasileiro | Antônio Maciel | [4][1] |
| 2007 | Caminhos do Coração | Sigismundo Taveira | |
| 2008 | Os Mutantes - Caminhos do Coração | Sigismundo Taveira | |
| 2009 | Poder Paralelo | Antonio "Tony" Castellamare | [4] |
| 2010 | As Cariocas[nota 2] | Gilberto | [9] |
| 2011 | Insensato Coração | Leonardo "Léo" Brandão | [24] |
| 2012 | Amor Eterno Amor | Carlos/Barão (Rodrigo Borges) | [25] |
[editar] Cinema
| Ano | Título | Papel |
|---|---|---|
| 2003 | Carandiru, Outras Histórias | Sérgio (Cobra) |
| Chatô, o Rei do Brasil | Rosemberg | |
| 2004 | A Dona da História | Ele mesmo |
| 2011 | O Homem do Futuro | Ricardo |
[editar] Prêmios e indicações
| Ano | Prêmio | Categoria | Indicação | Resultado |
|---|---|---|---|---|
| 2011 | Prêmio Extra de TV | Melhor ator | Leonardo "Léo" Brandão em Insensato Coração | Venceu[13] |
| Troféu APCA | Melhor ator de televisão | Venceu[26] |
Notas
- ↑ Caso: "O Crime da Mala"
- ↑ No episódio A Atormentada da Tijuca[4].
Referências
- ↑ a b c d e f g h i j Gabriel Braga Nunes vibra com a dubiedade de Castellamare (em português). Terra (17 de maio de 2009). Página visitada em 25 de janeiro de 2011.
- ↑ a b Redação TV Press (30 de abril de 2005). "Essas Mulheres" estréia 2ª em clima otimista (em português). Terra. Página visitada em 27 de janeiro de 2011.
- ↑ Raquel Fukuda (9 de março de 2006). Record concorre em 12 categorias, em premiação (em português). OFuxico. Página visitada em 8 de setembro de 2011.
- ↑ a b c d e f g h i j k l Oliveira, Fábio (21 de janeiro de 2011). "Recebi 18 capítulos de uma só vez", diz Gabriel Braga Nunes sobre o vilão Léo de "Insensato Coração" (em português). UOL Televisão. Página visitada em 21 de janeiro de 2011.
- ↑ Record prepara estréia da novela "Cidadão Brasileiro" (em português). Terra Diversão (18 de fevereiro de 2006). Página visitada em 18 de janeiro de 2011.
- ↑ Carvalho, Paula (17 de março de 2009). Mocinhas de novela são muito chatas, diz autor Lauro César Muniz (em português). Folha de S.Paulo. Folha.com. Página visitada em 27 de janeiro de 2011.
- ↑ Lettiere, Giovani (4 de maio de 2010). Novela Caminho das Índias é a grande vencedora do 12º Prêmio Contigo! de TV (em português). R7. Página visitada em 27 de janeiro de 2011.
- ↑ Prêmio Arte Qualidade Brasil. Página visitada em 29 de novembro de 2011.
- ↑ a b "As Cariocas" marca retorno de atores à Globo (em português). NaTelinha (20 de julho de 2010). Página visitada em 20 de julho de 2010.
- ↑ Kogut, Patrícia (7 de novembro de 2010). CRÍTICA: Gabriel Braga Nunes brilha em 'As cariocas' (em português). Blog de Patrícia Kogut. Página visitada em 3 de dezembro de 2010.
- ↑ Brasil, Jorge (6 de novembro de 2010). Gabriel Braga Nunes e Paola Oliveira, irresistíveis em A Atormentada da Tijuca, de As Cariocas (em português). Jorge Brasil. M de Mulher - Editora Abril. mdemulher.abril.com.br/blogs/jorge-brasil/. Página visitada em 3 de dezembro de 2010.
- ↑ Passi, Clara (3 de dezembro de 2010). Gabriel Braga Nunes: “Estou feliz” (em português). Revista Quem. Página visitada em 21 de janeiro de 2011.
- ↑ a b c Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Extra de TV: Gabriel Braga Nunes leva o prêmio de melhor ator pelo vilão Léo (em português). Extra Online. Página visitada em 29 de novembro de 2011.
- ↑ Terra Nostra. Globo.com. Página visitada em 29 de dezembro de 2011.
- ↑ Gabriel Braga Nunes (em português). Gente iG. Página visitada em 25 de janeiro de 2011.
- ↑ Redação Rede Globo (8 de dezembro de 2010). Gabriel Braga Nunes grava sua primeira cena de Insensato Coração (em português). Vídeo Show - Notícias. Globo.com. Página visitada em 27 de dezembro de 2010.
- ↑ Redação Rede Globo (20 de dezembro de 2010). Gabriel Braga Nunes é o mau-caráter Léo (em português). Globo.com. Página visitada em 24 de dezembro de 2010.
- ↑ Gabriel Braga Nunes, fecha contrato de 4 anos com a TV Globo. Globo.com (22 de agosto de 2011). Página visitada em 29 de novembro de 2011.
- ↑ Gabriel Braga Nunes será D. Pedro I na encenação “Caminhos da Independência” (30 de agosto de 2011). Página visitada em 29 de novembro de 2011.
- ↑ A Fazenda: Saiba mais sobre Danni Carlos (em português). iG (31 de maio de 2009). Página visitada em 25 de janeiro de 2011.
- ↑ O affair de Paloma Duarte e Gabriel Braga Nunes (em português). Página visitada em 25 de janeiro de 2011.
- ↑ Episódios de Sob Nova Direção. Página visitada em 29 de novembro de 2011.
- ↑ Gabriel Braga Nunes atuará em "Linha Direta" (em português). Terra Networks (29 de janeiro de 2005). Página visitada em 29 de novembro de 2011.
- ↑ Insensato Coração: Gabriel Braga Nunes viverá protagonista Léo. Globo.com (3 de dezembro de 2010). Página visitada em 29 de novembro de 2011.
- ↑ Amor Eterno Amor: Carlos (Gabriel Braga Nunes) ganha nova família. Globo.com (2 de fevereiro de 2012). Página visitada em 10 de fevereiro de 2012.
- ↑ Associação Paulista dos Críticos de Artes (13 de dezembro de 2011). Os melhores da APCA em 2011 (em PDF) (em português). APCA. Página visitada em 13 de dezembro de 2011.