Gajasura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gajāsura (em sânscrito: गजासुर; da raiz sânscrita gaja, "elefante"; Asura, "demônio")[1] é na mitologia hindu o apelido do demônio Nila que toma a forma de um elefante e que atacou Shiva. Ele foi destruído por Ganapati.

Atribuído de uma flauta de ouro, Nila destruía com o sopro e notas musicais a esperança dos mortais. Habitada por seres humanos gigantes. Referencia: A Doutrina Secreta

Gajāsura no Shiva Purana[editar | editar código-fonte]

No Shiva Purana[2] a história de Gajāsura é narrada por Sanatkumāra para Vyāsa. Após a morte de seu pai, o Asura Mahiṣa, Gajāsura realiza uma enorme penitência e obtêm uma bênção de invulnerabilidade. Ele não poderia ser morto pelas mãos de homens ou mulheres dominadas pelo desejo. Ele se tornou um poderoso governante e conquistador, causando agonia aos devas, humanos e sábios.

Gajāsura finalmente é confrontado pelo Senhor Śiva, que o derrotou em uma batalha terrível. Derrotado ele presta reverências ao Senhor Śiva, reafirmando que ele é um grande devoto e que estava feliz em ser derrotado pelo grande Senhor Śiva. Por sua vez, Śiva que acaba concedendo um último desejo ao Asura. Gajāsura pede então, que seu couro fosse usado por Śiva como vestimenta. Śiva aceitou e também o abençou para que sua forma fosse transformada em um Shivalinga, promovendo a sua libertação espiritual. A história destaca o poder de Śiva e sua benevolência para com seus devotos. Aqueles que ouvem ou narram essa história com devoção alcançarão grande felicidade e bem-aventurança espiritual.

Referências[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
  1. «** Monier Williams Sanskrit-English Dictionary **». www.monierwilliams.com. Consultado em 4 de agosto de 2023 
  2. www.wisdomlib.org (19 de outubro de 2018). «Gajāsura is slain [Chapter 57]». www.wisdomlib.org (em inglês). Consultado em 4 de agosto de 2023