Gake no Ue no Ponyo
| Gake no Ue no Ponyo | |
|---|---|
| Ponyo à Beira-Mar[1] (PT) Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (BR) |
|
| Japão 2008 • cor • 101 min |
|
| Produção | |
| Direção | Hayao Miyazaki |
| Elenco original | Hiroki Doi (voz) Yuria Nara (voz) Noah Cyrus Frankie Jonas Tina Fey Matt Damon Cloris Leachman Lily Tomlin Betty White Liam Neeson Cate Blanchett |
| Género | fantasia aventura |
| Idioma original | japonês |
IMDb: (inglês) (português) |
|
| Projeto Cinema • Portal Cinema | |
Gake no Ue no Ponyo (崖の上のポニョ? lit. "Ponyo no Penhasco"), conhecido nos EUA como Ponyo on the Cliff by the Sea, é um filme de animação japonês que começou a ser escrito pelo famoso Hayao Miyazaki e produzido pelo Studio Ghibli em 2006.[2] A data de estreia no Japão foi 19 de julho de 2008. O filme teve sua estreia no Brasil em 2 de julho de 2010.
Índice |
[editar] História
O protagonista do filme chama-se Sōsuke um garotinho de 5 anos e Ponyo uma princesa peixinho-dourado, ela deseja muito virar humana. Um dia Ponyo foge do seu lar no oceano e vai parar na encosta onde Sōsuke a encontra e promete protegê-la para sempre.
Miyazaki foi influenciado nesta história pelo conto A Pequena Sereia de H.C. Andersen,[3] além de inspirar-se na lenda japonesa Urashima Taro. Seu filho Gorō serviu de base para a construção do personagem Sōsuke.[4] A cidade do filme foi baseada no Setonaikai Kokuritsu Kōen um famoso parque japonês.
[editar] Recepção
O filme vem recebendo inúmeras críticas positivas, comparando-o com a obra Meu Vizinho Totoro por serem filmes com uma temática mais simples apresentando uma estética mais infantil,[5] além de trazer as já conhecidas marcas de sensibilidade e poesia do seu criador Miyazaki. O Japan Times avaliou a produção em quatro estrelas, sendo que a nota máxima é de cinco. Ponyo estreou ao lado de um novo filme do Pokémon e possivelmente faturou com isso, posto que o anime é um dos grandes sucessos japoneses. Gake no ue no Ponyo liderou as bilheterias do Japão com 91 milhões de dólares acumulados em seu primeiro mês. Em 28 de Setembro o total arrecadado passou dos 134.600 milhões de dólares. Em Novembro acumulou 153 milhões de dólares, pouco menos do que Princesa Mononoke, considerando que ainda não ocorreu a estreia internacional oficial.
Um crítico do Times Online disse "Ponyo é tão caótico e exuberante quanto uma história contada por uma criança hiper-ativa," ele deu quatro estrelas de um total de cinco. Os críticos do 65° Festival de Veneza foram bastante receptivos e fizeram ótimos elogios.[6]
[editar] Indicações
Festival de Veneza 2008 (Itália)
- Indicado na categoria de Melhor Filme.
[editar] Equipe
- História original, desenho e direção: Hayao Miyazaki
- Trilha sonora: Joe Hisaishi
- Supervisores: Katsuya Kondō, Kitarō Kōsaka
- Diretor de arte: Noboru Yoshida
- Projeto de cor: Michiyo Yasuda
- Produtor: Toshio Suzuki
- Produção: Studio Ghibli
- Distribuidor japonês: Toho
- Distribuidor norte-americano: Walt Disney Pictures
- Produzido por: Tokuma Shoten, Studio Ghibli, Nippon Television Network, Dentsu, Walt Disney Pictures, D-rights, Mitsushi e Toho
Referências
[editar] Ligações externas
- Página oficial (em japonês)