Galatasaray Spor Kulübü

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Galatasaray
Nome Galatasaray Spor Kulübü
Alcunhas Aslanlar (Os Leões)
Mascote Leão
Principal rival Fenerbahçe
Beşiktaş
Trabzonspor [1] [2]
Fundação 14 de outubro de 1905 (118 anos)
Estádio Rams Park
Capacidade 52 280 espectadores
Localização Istambul, Mármara, Turquia
Presidente Dursun Özbek
Treinador(a) Okan Buruk
Patrocinador(a) Sixt
GKN Kargo
SOCAR
Turkish Airlines
Material (d)esportivo Nike
Competição Süper Lig
Copa da Turquia
Website http://www.galatasaray.org/
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Galatasaray Spor Kulübü (mais conhecido como Galatasaray) é um clube desportivo turco, com sede em Istambul. O clube foi fundado no dia 14 de outubro de 1905, por Ali Sami Yen e os seus colegas do prestigiado Liceu de Galatasaray (em turco: Galatasaray Lisesi). O Galatasaray já venceu 23 Campeonatos Turcos, 18 Copas da Turquia e 16 Supercopas da Turquia, além de também vencer a Copa da UEFA de 1999–00 e a Supercopa da UEFA de 2000, totalizando 59 títulos expressivos.

Possui uma das torcidas mais fanáticas do mundo, conhecida pela atmosfera intimidadora, sobretudo dos ultras nos seus jogos como mandante, e detém o recorde de maior número de decibéis por barulho da torcida em um estádio no mundo, em uma partida contra o Manchester United pela Champions League.

Apesar da Associação Turca de Futebol ter sido fundada em 1923, só na temporada 1959-60 é que se começou a disputar o campeonato turco. O Galatasaray conquistou o seu primeiro título em 1961-62, ganhando também o campeonato seguinte, assim como a Copa da Turquia. Só voltou a triunfar no campeonato em 1969 e nessa altura brilhava na equipa o goleador Metin Oktay, que por seis vezes foi o melhor marcador turco.

Na década de 1970, o clube tornou-se o primeiro da Turquia a ganhar por três vezes consecutivas o campeonato, o que aconteceu entre 1971 e 1973. No entanto, a partir dessa temporada o clube esteve catorze anos sem ganhar qualquer título. Só em 1987, sob a orientação do treinador alemão Jupp Derwall, o Galatasaray regressou às vitórias no campeonato.

Entre 1996-97 e 1999-00 o Galatasaray ganhou quatro campeonatos consecutivos, batendo o seu próprio recorde, sendo treinado por Fatih Terim, que tinha representado a equipa como jogador entre 1970 e 1983. O clube voltou a conquistar o campeonato turco em 2002 e 2006.

O momento alto da história do Galatasaray aconteceu na temporada 1999/2000, quando conquistou a Copa da UEFA, a segunda competição mais importante da Europa a nível de clubes. Na final, os turcos bateram o Arsenal de Inglaterra no desempate por pênaltis (4-1) depois de um empate (0-0) no tempo regulamentar. A equipe treinada por Fatih Terim destacavam-se jogadores como os brasileiros Cláudio Taffarel e Capone, os romenos Gheorghe Popescu e Gheorghe Hagi, o zagueiro turco Bülent Korkmaz e ainda o goleador turco Hakan Şükür.

No início da temporada 2000/01, o Galatasaray conquistou a Supercopa europeia, batendo o campeão europeu Real Madrid por 2-1, com dois gols do brasileiro Mário Jardel, que se havia transferido do FC Porto.

Nas temporadas 2002/03 e 2003/04 ingressou na equipe turca o internacional português Abel Xavier, ao lado de César Prates (defensor brasileiro contratado ao Sporting), Hakan Şükür e o holandês Frank de Boer.

História[editar | editar código-fonte]

Hakan Şükür, um dos maiores ídolos da história do clube.

O Galatasaray foi fundado no dia 20 de Outubro de 1905, por um grupo de estudantes. O primeiro presidente do Galatasaray foi Ali Sami Yen. A sua primeira partida foi contra a Escola Kadiköy Faure, que terminou com uma vitória por 2-0. Houve discussões sobre o nome do clube, alguns sugeriram "Gloria" (vitória), outros "coragem", mas foi decidido que o nome do clube seria Galatasaray.

Segundo o investigador Cem Atabeyoğlu, o nome do clube surgiu num dos seus primeiros jogos. Nesse jogo, Galatasaray venceu por 2-0 o Rum club e os espectadores apelidaram a equipa de "Galata Sarayı efendileri" (em Português: Senhores do Palácio de Galata). Após este jogo, a equipa passou a ser conhecida entre os adeptos por "Galata Sarayı". Em 1905, durante a época do Império Otomano*, não havia leis para as associações, desta forma o clube não podia ser registado oficialmente, mas, após a Lei 1912 de Associação, o clube foi registado legalmente.

O Galatasaray teve o seu ponto alto, no final da década de 1990, quando o clube venceu a Copa da UEFA de 1999–00 e a Supercopa da UEFA de 2000 e tornou-se no primeiro clube turco a conquistar troféus europeus. O seu sucesso foi alicerçado por uma das melhores gerações de jogadores turcos. Isso ficou patente nas prestações da selecção Turca no Euro 2000 (atingiu os quartos de final) e no Campeonato do Mundo FIFA de 2002, onde conquistou o terceiro lugar. Além dos jogadores talentosos, as equipas adversárias receiam as deslocações ao Estádio Ali Sami Yen, que é literalmente chamado de "Inferno" pelos adeptos do Galatasaray, devido ao ambiente intimidatório proporcionado pelos adeptos, através dos seus cânticos.

O Galatasaray é a única equipa turca a ter vencido o Campeonato Turco, a Copa da Turquia, a Copa da UEFA e a Supercopa da UEFA no mesmo ano. O Galatasaray detém o recorde de vitórias consecutivas na liga turca, ao ganhar quatro, todas sob o comando de Fatih Terim durante o consulado do presidente Faruk Suren.

Existem muitos jogadores com passagens bem sucedidas pelo Galatasaray, que deixaram a sua marca na história do futebol turco. Alguns exemplos remontam ao ano de 1930, como herói nacional Eşfak Aykaç; Boduri, que morreu aos 21 anos; Mehmet Leblebi, que detém um recorde nacional de 14 golos marcados num único jogo; Gündüz Kilic, conhecido como "Baba", foi treinador, mas também jogador em 1950 com grande sucesso em ambas as funções; Os irmãos Bülent-Reha Eken; Suat Mamat, que fez um hat-trick no Campeonato do Mundo de 1950; Coşkun Özarı; Turgay Şeren, o goleiro heróico apelidado de "a pantera de Berlim"; Fatih Terim, o capitão do galatasaray e da selecção nacional turca durante vários anos; Metin Oktay, o lendário goleador do campeonato turco (6 vezes o melhor marcador); Zoran Simović, outro grande goleiro conhecido pelos penaltis que defendia; Cüneyt Tanman, que detém um recorde de 342 jogos com a camisola do Galatasaray; Tanju Çolak, um extraordinário goleador que ganhou a Bota de Ouro em 1988, ao serviço do Galatasaray; Cevad Prekazi, um lateral-esquerdo Albanês, especialista em livres; Taffarel, goleiro vencedor do campeonato do mundo pelo Brasil; Gheorghe Hagi, herói do futebol Romeno, descrito até hoje como o melhor jogador estrangeiro que actuou na Turquia; O atacante brasileiro Mário Jardel, que foi apelidado de Super Mario pelos adeptos, marcou os dois golos que deram a vitória ao Galatasaray na final da Supercopa da UEFA de 2000, contra o Real Madrid. Por último mas não menos importante, Hakan Şükür, o jogador que marcou mais golos na primeira divisão do futebol turco (249 gols).

Honras[editar | editar código-fonte]

Copa da UEFA de 1999–00[editar | editar código-fonte]

Onze do Galatasaray na final da Copa da UEFA de 1999–00 contra o Arsenal.

A Copa da UEFA de 1999–00 foi ganha pelo Galatasaray da Turquia, que derrotou o Arsenal de Inglaterra na final. Foi a primeira vez que um clube turco ganhou um título europeu, instigando celebrações selvagens nas ruas de Istambul.

O Galatasaray entrou na competição através da Liga dos Campeões - como um dos terceiros classificados na primeira fase de grupos da UEFA Champions League. Na última jornada da fase de grupos bateram o AC Milan por 3-2 e garantiram a qualificação para a Copa da UEFA. Essa vitória foi o início de uma caminhada que começaria na terceira ronda e levaria o Cimbom até à final em Copenhaga (Dinamarca), ultrapassado adversários como o Bologna FC, Borussia Dortmund, RCD Mallorca e Leeds United AFC.

Na Final, o Galatasaray e o Arsenal defrontaram-se no Estádio Parken, num jogo bastante equilibrado, que terminou num empate a zero no fim dos noventa minutos e se estendeu até ao prolongamento. Na decisão pela marcação das grandes penalidades, o Galatasaray levou a melhor, vencendo por 4-1. Ergün Penbe, Hakan Şükür, Ümit Davala e Gheorghe Popescu marcaram para o Galatasaray, não possibilitando nenhuma defesa a David Seaman. Do lado do Arsenal, apenas Ray Parlour concretizou, Davor Šuker e Patrick Vieira falharam contra Taffarel.

Com esta vitória na Copa da UEFA, o Galatasaray fez história ao conquistar três troféus numa só época, juntando esta conquista ao Campeonato Turco e à Copa da Turquia.

Jogador Posição
Brasil Taffarel Goleiro
Brasil Capone Lateral-direito
Turquia Ergün Penbe Lateral-esquerdo
Turquia Bülent Korkmaz Zagueiro
Romênia Gheorghe Popescu Zagueiro
Turquia Okan Buruk Meio-campo
Turquia Suat Kaya Meio-campo
Turquia Ümit Davala Meio-campo
Turquia Hakan Şükür Atacante
Turquia Arif Erdem Atacante
Romênia Gheorghe Hagi Atacante

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Última atualização: 19 de agosto de 2022.[3][4]

Goleiros
N.º Jogador
1 Uruguai Fernando Muslera Capitão
12 Turquia Atakan Ordu
19 Turquia Günay Güvenç
50 Turquia Jankat Yılmaz
Defensores
N.º Jogador Pos.
6 Colômbia Davinson Sánchez Z
23 Turquia Kaan Ayhan Z
25 Dinamarca Victor Nelsson Z
40 Turquia Emin Bayram Z
42 Turquia Abdülkerim Bardakcı Z
58 Turquia Ali Yeşilyurt Z
2 França Léo Dubois LD
72 Turquia Ali Bülbül LD
Costa do Marfim Serge Aurier LD
88 Turquia Kazımcan Karataş LE
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
34 Uruguai Lucas Torreira V
63 Turquia Baran Aksaka V
91 França Tanguy Ndombélé V
8 Alemanha Kerem Demirbay M
20 Brasil Tetê M
22 Marrocos Hakim Ziyech M
27 Portugal Sérgio Oliveira M
81 Turquia Hamza Akman M
Atacantes
N.º Jogador
7 Turquia Kerem Aktürkoğlu
9 Argentina Mauro Icardi
10 Bélgica Dries Mertens
11 Turquia Yunus Akgün
14 Costa do Marfim Wilfried Zaha
21 Turquia Halil Dervişoğlu
53 Turquia Barış Yılmaz
56 Turquia Baran Demiroğlu
59 Turquia Caner Dogan
95 Brasil Carlos Vinícius
Comissão técnica
Nome Pos.
Turquia Okan Buruk T
Turquia İrfan Saraloğlu AS
Espanha Ismael Garcia Gomez AS
Alemanha Moritz Volz AS
Turquia Fadıl Koşutan TG
Turquia Can Okuyucu TG

Notáveis Jogadores[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

CONTINENTAIS
Competição Títulos Temporadas
Copa da UEFA 1 1999–00
Supercopa da UEFA 1 2000
NACIONAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Turco

(Recordista)

23 1961–62, 1962–63, 1968–69, 1970–71, 1971–72, 1972–73, 1986–87, 1987–88, 1992–93, 1993–94, 1996–97, 1997–98, 1998–99, 1999–00, 2001–02, 2005–06, 2007–08, 2011–12, 2012–13, 2014–15, 2017–18, 2018–19 e 2022–23
Copa da Turquia

(Recordista)

18 1962–63, 1963–64, 1964–65, 1965–66, 1972–73, 1975–76, 1981–82, 1984–85, 1990–91, 1992–93, 1995–96, 1998–99, 1999–00, 2004–05, 2013–14, 2014–15, 2015–16 e 2018–19
Supercopa da Turquia

(Recordista)

16 1966, 1969, 1972, 1982, 1987, 1988, 1991, 1993, 1996, 1997, 2008, 2012, 2013, 2015, 2016 e 2019
Campeonato Turco de Futebol (1937-1950) 1 1939
Copa Do Primeiro Ministro 5 1975, 1979, 1986, 1990 e 1995.
Títulos oficiais 65 2 Continentalis, 63 Nacionais

Campeão Invicto

Milêno Cup da FIFA[editar | editar código-fonte]

  • Vencedor (1): 2000. (record)

Competições Regionais[editar | editar código-fonte]

Liga de Futebol de Istambul[editar | editar código-fonte]

  • Vencedores (15): 1909, 1910, 1911, 1915, 1916, 1922, 1925, 1926, 1927, 1929, 1931, 1949, 1955, 1956 e 1958

Copa de Istambul[editar | editar código-fonte]

  • Vencedor (2): 1942 e 1943

Copa Escudo de Istambul[editar | editar código-fonte]

  • Vencedor (1): 1933

Outras Competições[editar | editar código-fonte]

Campeonato Turco de Futebol[editar | editar código-fonte]

  • Vice-Campeão (1): 1949

Campeonato Turco de Futebol Amador[editar | editar código-fonte]

  • Vencedor (1): 1952 [5]

Campeonato da Turquia[editar | editar código-fonte]

  • Vencedor (1): 1953

Copa TSYD[editar | editar código-fonte]

  • Vencedor (12): 1964, 1967, 1968, 1971, 1978, 1982, 1988, 1992, 1993, 1998, 1999, 2000 e 2011.

Copa União de Clubes Turcos[editar | editar código-fonte]

  • Vencedor (1): 1909

50. Yıl Cup[editar | editar código-fonte]

  • Vencedor (1): 1973

Preso do veterano Atatürk[editar | editar código-fonte]

  • Vencedor (1): 1928

Taça dos Emirados[editar | editar código-fonte]

  • Vencedor (1): 2013

Campeões da série Mundial[editar | editar código-fonte]

  • Vencedor (1): 2004

Taça Uhren[editar | editar código-fonte]

  • Vencedor (1): 2016

Referências